Ciência e ética: uma nova formulação do imperativo categórico como princípio da responsabilidade em Hans Jonas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1800 |
Resumo: | Jonas traz os princípios de uma nova ética de forma clara e objetiva,propondo o princípio de responsabilidade. A filosofia de Jonas tem sido fundamental para estabelecer uma análise importante do princípio da responsabilidade como imperativo ético do diálogo entre ciência e ética. Este trabalho, de caráter bibliográfico, produz uma análise epistemológica ao longo da história e observa as principais causas, os fatores e motivos que levaram o Planeta ao desequilíbrioecológico e social. Para reverter esse cenário de grande destruição, questionamentos e incertezas, esta pesquisa busca uma nova ética, que substitua todo o arcabouço conceitual da ética tradicional e que postule novos valores e conceitos. A principal forma de disseminação de um novo modelo ético é por meio da educação, pois somente uma educação livre de valores antropocêntricos, embasada em um novoconceito ético, poderá mudar o sistema político-econômico vigente e, dessa maneira, restabelecer o equilíbrio ecológico e social. |
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Ciência e ética: uma nova formulação do imperativo categórico como princípio da responsabilidade em Hans JonasJonas traz os princípios de uma nova ética de forma clara e objetiva,propondo o princípio de responsabilidade. A filosofia de Jonas tem sido fundamental para estabelecer uma análise importante do princípio da responsabilidade como imperativo ético do diálogo entre ciência e ética. Este trabalho, de caráter bibliográfico, produz uma análise epistemológica ao longo da história e observa as principais causas, os fatores e motivos que levaram o Planeta ao desequilíbrioecológico e social. Para reverter esse cenário de grande destruição, questionamentos e incertezas, esta pesquisa busca uma nova ética, que substitua todo o arcabouço conceitual da ética tradicional e que postule novos valores e conceitos. A principal forma de disseminação de um novo modelo ético é por meio da educação, pois somente uma educação livre de valores antropocêntricos, embasada em um novoconceito ético, poderá mudar o sistema político-econômico vigente e, dessa maneira, restabelecer o equilíbrio ecológico e social.Universidade de Caxias do SulGabriel, Fábio AntônioSilva de Souza, Odirleide Souza, Antônio Carlos2012-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1800Conjectura: filosofia e educação; v. 17, n. 3; 130-146CONJECTURA: filosofia e educação; v. 17, n. 3; 130-1462178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1800/1131info:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-06T14:31:06ZRevista |
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