Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7148 |
Resumo: | O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. O objetivo deste trabalho é refletir o ensino, seu instrumento e seu objeto com o intuito de repensar o caminho da filosofia na educação. Para isso, iremos nos apoiar nos conceitos paidéuticos na formação do homem grego da Grécia Clássica.Palavras-chave: Educação. Filosofia. Educação. Tragédia. Sofística. Homem Grego. |
id |
UCS-3_b624d57176b4ab17cb255718d63e6e36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/7148 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. O objetivo deste trabalho é refletir o ensino, seu instrumento e seu objeto com o intuito de repensar o caminho da filosofia na educação. Para isso, iremos nos apoiar nos conceitos paidéuticos na formação do homem grego da Grécia Clássica.Palavras-chave: Educação. Filosofia. Educação. Tragédia. Sofística. Homem Grego.Universidade de Caxias do SulMenezes, Luiz Maurício Bentim da RochaGodoy, Maria Elizabeth Bueno de2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7148Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019014CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e0190142178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7148/pdfDireitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T19:06:16ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014 |
title |
Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014 |
spellingShingle |
Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014 Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha |
title_short |
Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014 |
title_full |
Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014 |
title_fullStr |
Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014 |
title_full_unstemmed |
Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014 |
title_sort |
Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014 |
author |
Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha |
author_facet |
Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha Godoy, Maria Elizabeth Bueno de |
author_role |
author |
author2 |
Godoy, Maria Elizabeth Bueno de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha Godoy, Maria Elizabeth Bueno de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. O objetivo deste trabalho é refletir o ensino, seu instrumento e seu objeto com o intuito de repensar o caminho da filosofia na educação. Para isso, iremos nos apoiar nos conceitos paidéuticos na formação do homem grego da Grécia Clássica.Palavras-chave: Educação. Filosofia. Educação. Tragédia. Sofística. Homem Grego. |
description |
O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. O objetivo deste trabalho é refletir o ensino, seu instrumento e seu objeto com o intuito de repensar o caminho da filosofia na educação. Para isso, iremos nos apoiar nos conceitos paidéuticos na formação do homem grego da Grécia Clássica.Palavras-chave: Educação. Filosofia. Educação. Tragédia. Sofística. Homem Grego. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7148 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7148/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019014 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019014 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829951892389888 |