Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Godoy, Maria Elizabeth Bueno de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7148
Resumo: O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. O objetivo deste trabalho é refletir o ensino, seu instrumento e seu objeto com o intuito de repensar o caminho da filosofia na educação. Para isso, iremos nos apoiar nos conceitos paidéuticos na formação do homem grego da Grécia Clássica.Palavras-chave: Educação. Filosofia. Educação. Tragédia. Sofística. Homem Grego.
id UCS-3_b624d57176b4ab17cb255718d63e6e36
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/7148
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. O objetivo deste trabalho é refletir o ensino, seu instrumento e seu objeto com o intuito de repensar o caminho da filosofia na educação. Para isso, iremos nos apoiar nos conceitos paidéuticos na formação do homem grego da Grécia Clássica.Palavras-chave: Educação. Filosofia. Educação. Tragédia. Sofística. Homem Grego.Universidade de Caxias do SulMenezes, Luiz Maurício Bentim da RochaGodoy, Maria Elizabeth Bueno de2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7148Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019014CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e0190142178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7148/pdfDireitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T19:06:16ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014
title Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014
spellingShingle Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014
Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha
title_short Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014
title_full Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014
title_fullStr Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014
title_full_unstemmed Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014
title_sort Filosofia, tragédia e ensino do homem grego // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019014
author Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha
author_facet Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha
Godoy, Maria Elizabeth Bueno de
author_role author
author2 Godoy, Maria Elizabeth Bueno de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha
Godoy, Maria Elizabeth Bueno de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. O objetivo deste trabalho é refletir o ensino, seu instrumento e seu objeto com o intuito de repensar o caminho da filosofia na educação. Para isso, iremos nos apoiar nos conceitos paidéuticos na formação do homem grego da Grécia Clássica.Palavras-chave: Educação. Filosofia. Educação. Tragédia. Sofística. Homem Grego.
description O nosso intuito é problematizar o ensino da filosofia como uma disciplina a ser aprendida. Pretendemos desta forma, trazer questões que possam auxiliar a nossa investigação para uma solução coerente e satisfatória. Para isso, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, focando-nos no séc. V a.C. através da tragédia e da sofística para demonstrar a influência destas dentro daquilo que chamamos educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. O objetivo deste trabalho é refletir o ensino, seu instrumento e seu objeto com o intuito de repensar o caminho da filosofia na educação. Para isso, iremos nos apoiar nos conceitos paidéuticos na formação do homem grego da Grécia Clássica.Palavras-chave: Educação. Filosofia. Educação. Tragédia. Sofística. Homem Grego.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7148
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/7148/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019014
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019014
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951892389888