Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sangalli, Idalgo José
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Stefani, Jaqueline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1796
Resumo: Não é possível ter pleno desenvolvimento da virtude moral e,consequentemente, uma boa educação sem entender o uso da razão e dos recursos metodológicos que orientam à ação moral. A partir de conceitos da ética aristotélica, seu método e sua finalidade, o objetivo deste estudo é apontar à necessidade de compreendê-los adequadamente para poder indicar possíveis contribuições para o debate em torno da necessidade de formação moral e ética nos ambientes educativos. "Saber viver", para além do conhecimento científico e mesmo do conhecimento do bem, significa desenvolver habilidades de deliberar bem, de escolha acertada no rumo davida, visando sempre ao melhor dos bens: a felicidade. Isso exige entender a estrutura e as funções das partes anímicas responsáveis pelo ato moral da proposta aristotélica, cuja tarefa da filosofia prática é ensinar a "agir bem" e tornar os homens bons e virtuosos e, consequentemente, verdadeiros cidadãos.
id UCS-3_c7211607ec4da5a9cce880a5790ea971
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/1796
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélicaNão é possível ter pleno desenvolvimento da virtude moral e,consequentemente, uma boa educação sem entender o uso da razão e dos recursos metodológicos que orientam à ação moral. A partir de conceitos da ética aristotélica, seu método e sua finalidade, o objetivo deste estudo é apontar à necessidade de compreendê-los adequadamente para poder indicar possíveis contribuições para o debate em torno da necessidade de formação moral e ética nos ambientes educativos. "Saber viver", para além do conhecimento científico e mesmo do conhecimento do bem, significa desenvolver habilidades de deliberar bem, de escolha acertada no rumo davida, visando sempre ao melhor dos bens: a felicidade. Isso exige entender a estrutura e as funções das partes anímicas responsáveis pelo ato moral da proposta aristotélica, cuja tarefa da filosofia prática é ensinar a "agir bem" e tornar os homens bons e virtuosos e, consequentemente, verdadeiros cidadãos.Universidade de Caxias do SulSangalli, Idalgo JoséStefani, Jaqueline2012-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1796Conjectura: filosofia e educação; v. 17, n. 3; 49-68CONJECTURA: filosofia e educação; v. 17, n. 3; 49-682178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1796/1127http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/downloadSuppFile/1796/220info:eu-repo/semantics/openAccess2013-03-06T14:31:06ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica
title Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica
spellingShingle Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica
Sangalli, Idalgo José
title_short Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica
title_full Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica
title_fullStr Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica
title_full_unstemmed Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica
title_sort Noções introdutórias sobre a ética das virtudes aristotélica
author Sangalli, Idalgo José
author_facet Sangalli, Idalgo José
Stefani, Jaqueline
author_role author
author2 Stefani, Jaqueline
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sangalli, Idalgo José
Stefani, Jaqueline
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv Não é possível ter pleno desenvolvimento da virtude moral e,consequentemente, uma boa educação sem entender o uso da razão e dos recursos metodológicos que orientam à ação moral. A partir de conceitos da ética aristotélica, seu método e sua finalidade, o objetivo deste estudo é apontar à necessidade de compreendê-los adequadamente para poder indicar possíveis contribuições para o debate em torno da necessidade de formação moral e ética nos ambientes educativos. "Saber viver", para além do conhecimento científico e mesmo do conhecimento do bem, significa desenvolver habilidades de deliberar bem, de escolha acertada no rumo davida, visando sempre ao melhor dos bens: a felicidade. Isso exige entender a estrutura e as funções das partes anímicas responsáveis pelo ato moral da proposta aristotélica, cuja tarefa da filosofia prática é ensinar a "agir bem" e tornar os homens bons e virtuosos e, consequentemente, verdadeiros cidadãos.
description Não é possível ter pleno desenvolvimento da virtude moral e,consequentemente, uma boa educação sem entender o uso da razão e dos recursos metodológicos que orientam à ação moral. A partir de conceitos da ética aristotélica, seu método e sua finalidade, o objetivo deste estudo é apontar à necessidade de compreendê-los adequadamente para poder indicar possíveis contribuições para o debate em torno da necessidade de formação moral e ética nos ambientes educativos. "Saber viver", para além do conhecimento científico e mesmo do conhecimento do bem, significa desenvolver habilidades de deliberar bem, de escolha acertada no rumo davida, visando sempre ao melhor dos bens: a felicidade. Isso exige entender a estrutura e as funções das partes anímicas responsáveis pelo ato moral da proposta aristotélica, cuja tarefa da filosofia prática é ensinar a "agir bem" e tornar os homens bons e virtuosos e, consequentemente, verdadeiros cidadãos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1796
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1796/1127
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/downloadSuppFile/1796/220
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 17, n. 3; 49-68
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 17, n. 3; 49-68
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951845203968