Atividade filosófica na EJA: um relato de práticas interdisciplinares // Philosophical activity in EJA: a report of interdisciplinary practices
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2750 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo a defesa das práticas interdisciplinares para o ensino de filosofia na educação de jovens e adultos (EJA). Para sustentar a defesa da interdisciplinaridade, é apresentado um breve panorama histórico da filosofia e da educação de jovens e adultos no Brasil. Considerando que a EJA e a filosofia sempre estiveram presentes no cenário da educação brasileira, o texto destaca alguns aspectos das políticas educacionais, que ajudaram a estabelecer uma situação marginal no currículo da educação básica para ambas. O processo juvenilização da modalidade e a natureza interdisciplinar da filosofia são características destacadas, pois sustentam parte das análises feitas em favor da superação das práticas exclusivamente disciplinares, em consonância com as novas orientações curriculares nacionais para a educação básica. O texto destaca ainda uma experiência interdisciplinar na EJA, realizada a partir da filosofia no ano de 2013 em escolas públicas de um município da Baixada Fluminense/RJ. O relato da experiência filosófica procurou dar relevo às possíveis novas dinâmicas de trabalho escolar, envolvendo múltiplos saberes na EJA; além de reafirmar a importância e a viabilidade da filosofia para a modalidade. |
id |
UCS-3_c8d887ec41f67f6922b1ef95c1aa010e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/2750 |
network_acronym_str |
UCS-3 |
network_name_str |
Conjectura: filosofia e educação |
spelling |
Atividade filosófica na EJA: um relato de práticas interdisciplinares // Philosophical activity in EJA: a report of interdisciplinary practicesFilosofia; Educação; didáticaO presente texto tem como objetivo a defesa das práticas interdisciplinares para o ensino de filosofia na educação de jovens e adultos (EJA). Para sustentar a defesa da interdisciplinaridade, é apresentado um breve panorama histórico da filosofia e da educação de jovens e adultos no Brasil. Considerando que a EJA e a filosofia sempre estiveram presentes no cenário da educação brasileira, o texto destaca alguns aspectos das políticas educacionais, que ajudaram a estabelecer uma situação marginal no currículo da educação básica para ambas. O processo juvenilização da modalidade e a natureza interdisciplinar da filosofia são características destacadas, pois sustentam parte das análises feitas em favor da superação das práticas exclusivamente disciplinares, em consonância com as novas orientações curriculares nacionais para a educação básica. O texto destaca ainda uma experiência interdisciplinar na EJA, realizada a partir da filosofia no ano de 2013 em escolas públicas de um município da Baixada Fluminense/RJ. O relato da experiência filosófica procurou dar relevo às possíveis novas dinâmicas de trabalho escolar, envolvendo múltiplos saberes na EJA; além de reafirmar a importância e a viabilidade da filosofia para a modalidade.Universidade de Caxias do SulMEC/PROEXTSilva, Wanderley da2014-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2750Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 50-68CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 50-682178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2750/pdf_292info:eu-repo/semantics/openAccess2014-11-05T13:50:08ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade filosófica na EJA: um relato de práticas interdisciplinares // Philosophical activity in EJA: a report of interdisciplinary practices |
title |
Atividade filosófica na EJA: um relato de práticas interdisciplinares // Philosophical activity in EJA: a report of interdisciplinary practices |
spellingShingle |
Atividade filosófica na EJA: um relato de práticas interdisciplinares // Philosophical activity in EJA: a report of interdisciplinary practices Silva, Wanderley da Filosofia; Educação; didática |
title_short |
Atividade filosófica na EJA: um relato de práticas interdisciplinares // Philosophical activity in EJA: a report of interdisciplinary practices |
title_full |
Atividade filosófica na EJA: um relato de práticas interdisciplinares // Philosophical activity in EJA: a report of interdisciplinary practices |
title_fullStr |
Atividade filosófica na EJA: um relato de práticas interdisciplinares // Philosophical activity in EJA: a report of interdisciplinary practices |
title_full_unstemmed |
Atividade filosófica na EJA: um relato de práticas interdisciplinares // Philosophical activity in EJA: a report of interdisciplinary practices |
title_sort |
Atividade filosófica na EJA: um relato de práticas interdisciplinares // Philosophical activity in EJA: a report of interdisciplinary practices |
author |
Silva, Wanderley da |
author_facet |
Silva, Wanderley da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MEC/PROEXT |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wanderley da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia; Educação; didática |
topic |
Filosofia; Educação; didática |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente texto tem como objetivo a defesa das práticas interdisciplinares para o ensino de filosofia na educação de jovens e adultos (EJA). Para sustentar a defesa da interdisciplinaridade, é apresentado um breve panorama histórico da filosofia e da educação de jovens e adultos no Brasil. Considerando que a EJA e a filosofia sempre estiveram presentes no cenário da educação brasileira, o texto destaca alguns aspectos das políticas educacionais, que ajudaram a estabelecer uma situação marginal no currículo da educação básica para ambas. O processo juvenilização da modalidade e a natureza interdisciplinar da filosofia são características destacadas, pois sustentam parte das análises feitas em favor da superação das práticas exclusivamente disciplinares, em consonância com as novas orientações curriculares nacionais para a educação básica. O texto destaca ainda uma experiência interdisciplinar na EJA, realizada a partir da filosofia no ano de 2013 em escolas públicas de um município da Baixada Fluminense/RJ. O relato da experiência filosófica procurou dar relevo às possíveis novas dinâmicas de trabalho escolar, envolvendo múltiplos saberes na EJA; além de reafirmar a importância e a viabilidade da filosofia para a modalidade. |
description |
O presente texto tem como objetivo a defesa das práticas interdisciplinares para o ensino de filosofia na educação de jovens e adultos (EJA). Para sustentar a defesa da interdisciplinaridade, é apresentado um breve panorama histórico da filosofia e da educação de jovens e adultos no Brasil. Considerando que a EJA e a filosofia sempre estiveram presentes no cenário da educação brasileira, o texto destaca alguns aspectos das políticas educacionais, que ajudaram a estabelecer uma situação marginal no currículo da educação básica para ambas. O processo juvenilização da modalidade e a natureza interdisciplinar da filosofia são características destacadas, pois sustentam parte das análises feitas em favor da superação das práticas exclusivamente disciplinares, em consonância com as novas orientações curriculares nacionais para a educação básica. O texto destaca ainda uma experiência interdisciplinar na EJA, realizada a partir da filosofia no ano de 2013 em escolas públicas de um município da Baixada Fluminense/RJ. O relato da experiência filosófica procurou dar relevo às possíveis novas dinâmicas de trabalho escolar, envolvendo múltiplos saberes na EJA; além de reafirmar a importância e a viabilidade da filosofia para a modalidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2750 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2750 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2750/pdf_292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conjectura: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 50-68 CONJECTURA: filosofia e educação; v. 19, n. 3; 50-68 2178-4612 0103-1457 reponame:Conjectura: filosofia e educação instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conjectura: filosofia e educação |
collection |
Conjectura: filosofia e educação |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1724829951838912513 |