Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019028

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sommerhalder, Aline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lino, Ana Maria, Nicolielo, Maria Elisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6756
Resumo: O artigo origina-se de uma investigação sobre uma prática social vivenciada por adultos voluntários que atuaram como palhaços e personagens em intervenções realizadas em um hospital no município de São Carlos/SP. O objetivo foi identificar e refletir nos recursos circenses e na atividade voluntária, indicadores para uma relação dialógica entre os participantes (crianças, funcionários, acompanhantes e voluntários) e analisar a finalidade com que a ludicidade é proposta durante a internação de crianças para tratamento de saúde. As atividades, a estrutura e a forma de organização do GAG - Grupo Amor em Gotas (São Carlos –SP) constituíram o contexto de estudo, para a análise e reflexão sobre a função do voluntariado e as intervenções com palhaço, visando o processo de humanização no ambiente hospitalar. O estudo apresenta a inter-relação entre a cultura circense, as condições de internação hospitalar e as possibilidades de ressignificação do adoecimento.  Sustentada em aporte teórico da educação, em destaque Paulo Freire, a investigação teve o estudo de caso como metodologia científica da pesquisa qualitativa realizada com registro em diários de campo. Dentre os resultados, destaca-se que a presença de grupos de palhaços e personagens em ambiente hospitalar além de representarem uma estratégia de enfrentamento da dor e sofrimento causados pelo adoecimento, promovem a interação com as crianças em seu próprio modo de agir no mundo: pelo brincar.Palavras chave: Humanização. Voluntariado. Palhaços. Crianças hospitalizadas. Ludicidade. 
id UCS-3_c96755e18c798a9db8a893009fb32c74
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/6756
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019028O artigo origina-se de uma investigação sobre uma prática social vivenciada por adultos voluntários que atuaram como palhaços e personagens em intervenções realizadas em um hospital no município de São Carlos/SP. O objetivo foi identificar e refletir nos recursos circenses e na atividade voluntária, indicadores para uma relação dialógica entre os participantes (crianças, funcionários, acompanhantes e voluntários) e analisar a finalidade com que a ludicidade é proposta durante a internação de crianças para tratamento de saúde. As atividades, a estrutura e a forma de organização do GAG - Grupo Amor em Gotas (São Carlos –SP) constituíram o contexto de estudo, para a análise e reflexão sobre a função do voluntariado e as intervenções com palhaço, visando o processo de humanização no ambiente hospitalar. O estudo apresenta a inter-relação entre a cultura circense, as condições de internação hospitalar e as possibilidades de ressignificação do adoecimento.  Sustentada em aporte teórico da educação, em destaque Paulo Freire, a investigação teve o estudo de caso como metodologia científica da pesquisa qualitativa realizada com registro em diários de campo. Dentre os resultados, destaca-se que a presença de grupos de palhaços e personagens em ambiente hospitalar além de representarem uma estratégia de enfrentamento da dor e sofrimento causados pelo adoecimento, promovem a interação com as crianças em seu próprio modo de agir no mundo: pelo brincar.Palavras chave: Humanização. Voluntariado. Palhaços. Crianças hospitalizadas. Ludicidade. Universidade de Caxias do SulSommerhalder, AlineLino, Ana MariaNicolielo, Maria Elisa2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6756Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019028CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e0190282178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6756/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/downloadSuppFile/6756/2406Direitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-30T19:06:16ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019028
title Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019028
spellingShingle Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019028
Sommerhalder, Aline
title_short Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019028
title_full Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019028
title_fullStr Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019028
title_full_unstemmed Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019028
title_sort Voluntariado e humanização com palhaços: por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadas // DOI: 10.18226/21784612.v24.e019028
author Sommerhalder, Aline
author_facet Sommerhalder, Aline
Lino, Ana Maria
Nicolielo, Maria Elisa
author_role author
author2 Lino, Ana Maria
Nicolielo, Maria Elisa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sommerhalder, Aline
Lino, Ana Maria
Nicolielo, Maria Elisa
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo origina-se de uma investigação sobre uma prática social vivenciada por adultos voluntários que atuaram como palhaços e personagens em intervenções realizadas em um hospital no município de São Carlos/SP. O objetivo foi identificar e refletir nos recursos circenses e na atividade voluntária, indicadores para uma relação dialógica entre os participantes (crianças, funcionários, acompanhantes e voluntários) e analisar a finalidade com que a ludicidade é proposta durante a internação de crianças para tratamento de saúde. As atividades, a estrutura e a forma de organização do GAG - Grupo Amor em Gotas (São Carlos –SP) constituíram o contexto de estudo, para a análise e reflexão sobre a função do voluntariado e as intervenções com palhaço, visando o processo de humanização no ambiente hospitalar. O estudo apresenta a inter-relação entre a cultura circense, as condições de internação hospitalar e as possibilidades de ressignificação do adoecimento.  Sustentada em aporte teórico da educação, em destaque Paulo Freire, a investigação teve o estudo de caso como metodologia científica da pesquisa qualitativa realizada com registro em diários de campo. Dentre os resultados, destaca-se que a presença de grupos de palhaços e personagens em ambiente hospitalar além de representarem uma estratégia de enfrentamento da dor e sofrimento causados pelo adoecimento, promovem a interação com as crianças em seu próprio modo de agir no mundo: pelo brincar.Palavras chave: Humanização. Voluntariado. Palhaços. Crianças hospitalizadas. Ludicidade. 
description O artigo origina-se de uma investigação sobre uma prática social vivenciada por adultos voluntários que atuaram como palhaços e personagens em intervenções realizadas em um hospital no município de São Carlos/SP. O objetivo foi identificar e refletir nos recursos circenses e na atividade voluntária, indicadores para uma relação dialógica entre os participantes (crianças, funcionários, acompanhantes e voluntários) e analisar a finalidade com que a ludicidade é proposta durante a internação de crianças para tratamento de saúde. As atividades, a estrutura e a forma de organização do GAG - Grupo Amor em Gotas (São Carlos –SP) constituíram o contexto de estudo, para a análise e reflexão sobre a função do voluntariado e as intervenções com palhaço, visando o processo de humanização no ambiente hospitalar. O estudo apresenta a inter-relação entre a cultura circense, as condições de internação hospitalar e as possibilidades de ressignificação do adoecimento.  Sustentada em aporte teórico da educação, em destaque Paulo Freire, a investigação teve o estudo de caso como metodologia científica da pesquisa qualitativa realizada com registro em diários de campo. Dentre os resultados, destaca-se que a presença de grupos de palhaços e personagens em ambiente hospitalar além de representarem uma estratégia de enfrentamento da dor e sofrimento causados pelo adoecimento, promovem a interação com as crianças em seu próprio modo de agir no mundo: pelo brincar.Palavras chave: Humanização. Voluntariado. Palhaços. Crianças hospitalizadas. Ludicidade. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6756
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6756/pdf
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/downloadSuppFile/6756/2406
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CONJECTURA: filosofia e educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019028
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 24 (2019); e019028
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829951470862336