A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.02

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cenci, Angelo Vitório
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Casagranda, Edison Alencar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conjectura: filosofia e educação
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4089
Resumo: O artigo toma Martha Nussbaum como referência para tematizar a tensão clássica existente entre vulnerabilidade e autossuficiência humana e discutir as implicações de tal tensão ao campo da educação para a democracia. Defende-se a posição que a educação para a vida democrática depende do modo como tal tensão é conduzida nos processos educativos. Desse modo, dado que tanto a vulnerabilidade quanto a autossuficiência são aspectos intrínsecos à condição humana, a educação para a democracia depende do cultivo de uma autossuficiência moderada na busca de sentido para a vulnerabilidade humana. Tal cultivo passa, pois, por orientar a vulnerabilidade humana em direção a uma autossuficiência que não perca de vista a fragilidade do bem viver humano. Palavras-chave: Vulnerabilidade. Autossuficiência. Condição humana. Educação para a democracia. 
id UCS-3_d5a6d903cf18d21fb9d691c50f085fd8
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/4089
network_acronym_str UCS-3
network_name_str Conjectura: filosofia e educação
spelling A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.02Educação; Filosofia; DemocraciaO artigo toma Martha Nussbaum como referência para tematizar a tensão clássica existente entre vulnerabilidade e autossuficiência humana e discutir as implicações de tal tensão ao campo da educação para a democracia. Defende-se a posição que a educação para a vida democrática depende do modo como tal tensão é conduzida nos processos educativos. Desse modo, dado que tanto a vulnerabilidade quanto a autossuficiência são aspectos intrínsecos à condição humana, a educação para a democracia depende do cultivo de uma autossuficiência moderada na busca de sentido para a vulnerabilidade humana. Tal cultivo passa, pois, por orientar a vulnerabilidade humana em direção a uma autossuficiência que não perca de vista a fragilidade do bem viver humano. Palavras-chave: Vulnerabilidade. Autossuficiência. Condição humana. Educação para a democracia. Universidade de Caxias do SulCenci, Angelo VitórioCasagranda, Edison Alencar2016-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4089Conjectura: filosofia e educação; v. 21, n. 3; 478-495CONJECTURA: filosofia e educação; v. 21, n. 3; 478-4952178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4089/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-22T13:47:51ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.02
title A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.02
spellingShingle A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.02
Cenci, Angelo Vitório
Educação; Filosofia; Democracia
title_short A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.02
title_full A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.02
title_fullStr A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.02
title_full_unstemmed A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.02
title_sort A educação para a democracia entre a vulnerabilidade e a autossuficiência humana // DOI: 10.18226/21784612.v21.n3.02
author Cenci, Angelo Vitório
author_facet Cenci, Angelo Vitório
Casagranda, Edison Alencar
author_role author
author2 Casagranda, Edison Alencar
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cenci, Angelo Vitório
Casagranda, Edison Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Filosofia; Democracia
topic Educação; Filosofia; Democracia
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo toma Martha Nussbaum como referência para tematizar a tensão clássica existente entre vulnerabilidade e autossuficiência humana e discutir as implicações de tal tensão ao campo da educação para a democracia. Defende-se a posição que a educação para a vida democrática depende do modo como tal tensão é conduzida nos processos educativos. Desse modo, dado que tanto a vulnerabilidade quanto a autossuficiência são aspectos intrínsecos à condição humana, a educação para a democracia depende do cultivo de uma autossuficiência moderada na busca de sentido para a vulnerabilidade humana. Tal cultivo passa, pois, por orientar a vulnerabilidade humana em direção a uma autossuficiência que não perca de vista a fragilidade do bem viver humano. Palavras-chave: Vulnerabilidade. Autossuficiência. Condição humana. Educação para a democracia. 
description O artigo toma Martha Nussbaum como referência para tematizar a tensão clássica existente entre vulnerabilidade e autossuficiência humana e discutir as implicações de tal tensão ao campo da educação para a democracia. Defende-se a posição que a educação para a vida democrática depende do modo como tal tensão é conduzida nos processos educativos. Desse modo, dado que tanto a vulnerabilidade quanto a autossuficiência são aspectos intrínsecos à condição humana, a educação para a democracia depende do cultivo de uma autossuficiência moderada na busca de sentido para a vulnerabilidade humana. Tal cultivo passa, pois, por orientar a vulnerabilidade humana em direção a uma autossuficiência que não perca de vista a fragilidade do bem viver humano. Palavras-chave: Vulnerabilidade. Autossuficiência. Condição humana. Educação para a democracia. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4089
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4089/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Conjectura: filosofia e educação; v. 21, n. 3; 478-495
CONJECTURA: filosofia e educação; v. 21, n. 3; 478-495
2178-4612
0103-1457
reponame:Conjectura: filosofia e educação
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conjectura: filosofia e educação
collection Conjectura: filosofia e educação
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829950469472256