O ensino como lugar de encontros alegres: reflexões a partir da psicologia sócio-histórica e da filosofia de Espinosa // Teaching as a place of joyful encounters: reflections from the socio-historical psychology and the philosophy of Espinosa
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conjectura: filosofia e educação |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2308 |
Resumo: | O artigo apresenta reflexões teóricas sobre a atividade de ensinoque se torna práxis bem-sucedida. Essa discussão gira em torno de duascategorias teóricas: atividade e afetação. A atividade, categoria teórica debase marxista, é discutida a partir dos aportes da psicologia sócio-histórica.A categoria afetação é aqui analisada com base na filosofia de Baruc deEspinosa. Realizamos este estudo a partir de pesquisa bibliográfica que temcomo objetivo refletir sobre o que contribui para que o professor consigarealizar um ensino capaz de afetar com alegria seus alunos levando aodesenvolvimento de uma práxis bem-sucedida. A pesquisa bibliográfica érealizada a partir dos teóricos da psicologia sócio-histórica, sobretudoVygotsky(2009, 2000, 1998) e Leontiev (1978). Da filosofia de Espinosapesquisamos a obra Ética (2008). Os resultados revelam que professores ealunos são sujeitos que se constituem historicamente, a partir de múltiplasmediações. Significados, sentidos e afetações são parte das mediações queconstituem professores e alunos envolvidos em atividades de ensinoconsideradas exitosas. O estudo aprofundado acerca dessas categorias poderácontribuir de forma determinante para que o ensino, como atividade socialque se realiza entre pessoas, possa tornar-se um encontro alegre, gerador deafetos que potencializem desejos e aumentem a potência de agir e pensar deprofessores e alunos, fato que contribui para a emancipação humana.Palavras-chave: Atividade de ensinar. Sentido e significado. Encontrosalegres. Afetação. |
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O ensino como lugar de encontros alegres: reflexões a partir da psicologia sócio-histórica e da filosofia de Espinosa // Teaching as a place of joyful encounters: reflections from the socio-historical psychology and the philosophy of EspinosaEDUCAÇÃO; FILOSOFIA;PSICOLOGIAO artigo apresenta reflexões teóricas sobre a atividade de ensinoque se torna práxis bem-sucedida. Essa discussão gira em torno de duascategorias teóricas: atividade e afetação. A atividade, categoria teórica debase marxista, é discutida a partir dos aportes da psicologia sócio-histórica.A categoria afetação é aqui analisada com base na filosofia de Baruc deEspinosa. Realizamos este estudo a partir de pesquisa bibliográfica que temcomo objetivo refletir sobre o que contribui para que o professor consigarealizar um ensino capaz de afetar com alegria seus alunos levando aodesenvolvimento de uma práxis bem-sucedida. A pesquisa bibliográfica érealizada a partir dos teóricos da psicologia sócio-histórica, sobretudoVygotsky(2009, 2000, 1998) e Leontiev (1978). Da filosofia de Espinosapesquisamos a obra Ética (2008). Os resultados revelam que professores ealunos são sujeitos que se constituem historicamente, a partir de múltiplasmediações. Significados, sentidos e afetações são parte das mediações queconstituem professores e alunos envolvidos em atividades de ensinoconsideradas exitosas. O estudo aprofundado acerca dessas categorias poderácontribuir de forma determinante para que o ensino, como atividade socialque se realiza entre pessoas, possa tornar-se um encontro alegre, gerador deafetos que potencializem desejos e aumentem a potência de agir e pensar deprofessores e alunos, fato que contribui para a emancipação humana.Palavras-chave: Atividade de ensinar. Sentido e significado. Encontrosalegres. Afetação.Universidade de Caxias do SulMarques, Eliana Sousa AlencarCarvalho, Maria Vilani Cosme2015-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2308Conjectura: filosofia e educação; v. 20, n. 2; 77-93CONJECTURA: filosofia e educação; v. 20, n. 2; 77-932178-46120103-1457reponame:Conjectura: filosofia e educaçãoinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2308/pdf_428info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-19T13:36:46ZRevista |
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O artigo apresenta reflexões teóricas sobre a atividade de ensinoque se torna práxis bem-sucedida. Essa discussão gira em torno de duascategorias teóricas: atividade e afetação. A atividade, categoria teórica debase marxista, é discutida a partir dos aportes da psicologia sócio-histórica.A categoria afetação é aqui analisada com base na filosofia de Baruc deEspinosa. Realizamos este estudo a partir de pesquisa bibliográfica que temcomo objetivo refletir sobre o que contribui para que o professor consigarealizar um ensino capaz de afetar com alegria seus alunos levando aodesenvolvimento de uma práxis bem-sucedida. A pesquisa bibliográfica érealizada a partir dos teóricos da psicologia sócio-histórica, sobretudoVygotsky(2009, 2000, 1998) e Leontiev (1978). Da filosofia de Espinosapesquisamos a obra Ética (2008). Os resultados revelam que professores ealunos são sujeitos que se constituem historicamente, a partir de múltiplasmediações. Significados, sentidos e afetações são parte das mediações queconstituem professores e alunos envolvidos em atividades de ensinoconsideradas exitosas. O estudo aprofundado acerca dessas categorias poderácontribuir de forma determinante para que o ensino, como atividade socialque se realiza entre pessoas, possa tornar-se um encontro alegre, gerador deafetos que potencializem desejos e aumentem a potência de agir e pensar deprofessores e alunos, fato que contribui para a emancipação humana.Palavras-chave: Atividade de ensinar. Sentido e significado. Encontrosalegres. Afetação. |
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