Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2787 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre que Matemática deve ser aprendida e ensinada nos Cursos de Pedagogia nos dias atuais. É resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Leva em consideração uma retrospectiva histórica sobre cursos de formação de professores para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e concepções atuais sobre o conhecimento do professor para ensinar determinada área do saber. Como resultados apresenta uma discussão sobre alguns tipos de conhecimento considerados essenciais para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental que se espera do professor, independente do conteúdo a ser ensinado. Além disso, deixa algumas questões em aberto para pesquisas futuras, pois os desafios são muitos e nesse sentido esse texto apresenta contribuições importantes para o momento atual de discussão e reflexão coletiva a respeito da formação de professores para atuar nos nesse segmento de ensino. |
id |
UCS-4_09a4ac293e51cd59ab5c7e147edaa21a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2787 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflectionsA formação do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas reflexõesEste artigo tem como objetivo refletir sobre que Matemática deve ser aprendida e ensinada nos Cursos de Pedagogia nos dias atuais. É resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Leva em consideração uma retrospectiva histórica sobre cursos de formação de professores para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e concepções atuais sobre o conhecimento do professor para ensinar determinada área do saber. Como resultados apresenta uma discussão sobre alguns tipos de conhecimento considerados essenciais para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental que se espera do professor, independente do conteúdo a ser ensinado. Além disso, deixa algumas questões em aberto para pesquisas futuras, pois os desafios são muitos e nesse sentido esse texto apresenta contribuições importantes para o momento atual de discussão e reflexão coletiva a respeito da formação de professores para atuar nos nesse segmento de ensino.Editora Cruzeiro do Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/278710.26843/10.26843/rencima.v11i7.2787Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 7 (2020): nov.; 1-182179-426X10.26843/10.26843/rencima.v11i7reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2787/1406https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCuri, Edda2023-05-12T17:37:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2787Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T17:37:20Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections A formação do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas reflexões |
title |
Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections |
spellingShingle |
Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections Curi, Edda |
title_short |
Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections |
title_full |
Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections |
title_fullStr |
Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections |
title_full_unstemmed |
Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections |
title_sort |
Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections |
author |
Curi, Edda |
author_facet |
Curi, Edda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curi, Edda |
description |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre que Matemática deve ser aprendida e ensinada nos Cursos de Pedagogia nos dias atuais. É resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Leva em consideração uma retrospectiva histórica sobre cursos de formação de professores para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e concepções atuais sobre o conhecimento do professor para ensinar determinada área do saber. Como resultados apresenta uma discussão sobre alguns tipos de conhecimento considerados essenciais para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental que se espera do professor, independente do conteúdo a ser ensinado. Além disso, deixa algumas questões em aberto para pesquisas futuras, pois os desafios são muitos e nesse sentido esse texto apresenta contribuições importantes para o momento atual de discussão e reflexão coletiva a respeito da formação de professores para atuar nos nesse segmento de ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2787 10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2787 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2787 |
identifier_str_mv |
10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2787/1406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 7 (2020): nov.; 1-18 2179-426X 10.26843/10.26843/rencima.v11i7 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306132163919872 |