Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Curi, Edda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2787
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre que Matemática deve ser aprendida e ensinada nos Cursos de Pedagogia nos dias atuais. É resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Leva em consideração uma retrospectiva histórica sobre cursos de formação de professores para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e concepções atuais sobre o conhecimento do professor para ensinar determinada área do saber. Como resultados apresenta uma discussão sobre alguns tipos de conhecimento considerados essenciais para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental que se espera do professor, independente do conteúdo a ser ensinado. Além disso, deixa algumas questões em aberto para pesquisas futuras, pois os desafios são muitos e nesse sentido esse texto apresenta contribuições importantes para o momento atual de discussão e reflexão coletiva a respeito da formação de professores para atuar nos nesse segmento de ensino.
id UCS-4_09a4ac293e51cd59ab5c7e147edaa21a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2787
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflectionsA formação do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas reflexõesEste artigo tem como objetivo refletir sobre que Matemática deve ser aprendida e ensinada nos Cursos de Pedagogia nos dias atuais. É resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Leva em consideração uma retrospectiva histórica sobre cursos de formação de professores para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e concepções atuais sobre o conhecimento do professor para ensinar determinada área do saber. Como resultados apresenta uma discussão sobre alguns tipos de conhecimento considerados essenciais para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental que se espera do professor, independente do conteúdo a ser ensinado. Além disso, deixa algumas questões em aberto para pesquisas futuras, pois os desafios são muitos e nesse sentido esse texto apresenta contribuições importantes para o momento atual de discussão e reflexão coletiva a respeito da formação de professores para atuar nos nesse segmento de ensino.Editora Cruzeiro do Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/278710.26843/10.26843/rencima.v11i7.2787Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 7 (2020): nov.; 1-182179-426X10.26843/10.26843/rencima.v11i7reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2787/1406https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCuri, Edda2023-05-12T17:37:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2787Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T17:37:20Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections
A formação do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas reflexões
title Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections
spellingShingle Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections
Curi, Edda
title_short Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections
title_full Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections
title_fullStr Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections
title_full_unstemmed Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections
title_sort Teacher training to teach mathematics in the early years of elementary school: some reflections
author Curi, Edda
author_facet Curi, Edda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Curi, Edda
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre que Matemática deve ser aprendida e ensinada nos Cursos de Pedagogia nos dias atuais. É resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental. Leva em consideração uma retrospectiva histórica sobre cursos de formação de professores para ensinar Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e concepções atuais sobre o conhecimento do professor para ensinar determinada área do saber. Como resultados apresenta uma discussão sobre alguns tipos de conhecimento considerados essenciais para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental que se espera do professor, independente do conteúdo a ser ensinado. Além disso, deixa algumas questões em aberto para pesquisas futuras, pois os desafios são muitos e nesse sentido esse texto apresenta contribuições importantes para o momento atual de discussão e reflexão coletiva a respeito da formação de professores para atuar nos nesse segmento de ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2787
10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2787
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2787
identifier_str_mv 10.26843/10.26843/rencima.v11i7.2787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2787/1406
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 7 (2020): nov.; 1-18
2179-426X
10.26843/10.26843/rencima.v11i7
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306132163919872