Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1893 |
Resumo: | Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar as implicações de ações realizadas no Observatório de Educação. O referido Programa teve como objetivo problematizar estratégias metodológicas com vistas à implementação de diferentes práticas pedagógicas e reorganização curricular da Matemática na Educação Básica. Os dados produzidos, com duas professoras, por meio de entrevistas individuais e em grupo foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo quatro categorias: mudanças na prática pedagógica; a escrita no decorrer do projeto; cursos de formação continuada; a importância do grupo para diminuir a insegurança e compartilhar ideias. Por meio deste estudo, conclui-se que o trabalho em equipe contribuiu para a prática pedagógica das docentes e para o desenvolvimento de atividades inovadoras, leituras, pesquisas, registros, produção de artigos científicos e cursos de formação continuada, utilizando-se de experiências individuais para a construção de atividades com abrangência coletiva. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação de Professores. Observatório da Educação. |
id |
UCS-4_116d51b05864db461e2a06600331fa5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1893 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básicaEnsino de MatemáticaFormação de ProfessoresObservatório da Educação.Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar as implicações de ações realizadas no Observatório de Educação. O referido Programa teve como objetivo problematizar estratégias metodológicas com vistas à implementação de diferentes práticas pedagógicas e reorganização curricular da Matemática na Educação Básica. Os dados produzidos, com duas professoras, por meio de entrevistas individuais e em grupo foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo quatro categorias: mudanças na prática pedagógica; a escrita no decorrer do projeto; cursos de formação continuada; a importância do grupo para diminuir a insegurança e compartilhar ideias. Por meio deste estudo, conclui-se que o trabalho em equipe contribuiu para a prática pedagógica das docentes e para o desenvolvimento de atividades inovadoras, leituras, pesquisas, registros, produção de artigos científicos e cursos de formação continuada, utilizando-se de experiências individuais para a construção de atividades com abrangência coletiva. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação de Professores. Observatório da Educação.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/189310.26843/rencima.v11i4.1893Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 95-1122179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1893/1282https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranzoni, PatriciaGiongo, Ieda MariaQuartieri, Marli TeresinhaRehfeldt, Márcia Jussara Heppdos Santos, Thuliê Nunes2023-04-21T21:12:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1893Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:12:15Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica |
title |
Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica |
spellingShingle |
Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica Franzoni, Patricia Ensino de Matemática Formação de Professores Observatório da Educação. |
title_short |
Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica |
title_full |
Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica |
title_fullStr |
Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica |
title_full_unstemmed |
Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica |
title_sort |
Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica |
author |
Franzoni, Patricia |
author_facet |
Franzoni, Patricia Giongo, Ieda Maria Quartieri, Marli Teresinha Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp dos Santos, Thuliê Nunes |
author_role |
author |
author2 |
Giongo, Ieda Maria Quartieri, Marli Teresinha Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp dos Santos, Thuliê Nunes |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franzoni, Patricia Giongo, Ieda Maria Quartieri, Marli Teresinha Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp dos Santos, Thuliê Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Matemática Formação de Professores Observatório da Educação. |
topic |
Ensino de Matemática Formação de Professores Observatório da Educação. |
description |
Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar as implicações de ações realizadas no Observatório de Educação. O referido Programa teve como objetivo problematizar estratégias metodológicas com vistas à implementação de diferentes práticas pedagógicas e reorganização curricular da Matemática na Educação Básica. Os dados produzidos, com duas professoras, por meio de entrevistas individuais e em grupo foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo quatro categorias: mudanças na prática pedagógica; a escrita no decorrer do projeto; cursos de formação continuada; a importância do grupo para diminuir a insegurança e compartilhar ideias. Por meio deste estudo, conclui-se que o trabalho em equipe contribuiu para a prática pedagógica das docentes e para o desenvolvimento de atividades inovadoras, leituras, pesquisas, registros, produção de artigos científicos e cursos de formação continuada, utilizando-se de experiências individuais para a construção de atividades com abrangência coletiva. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação de Professores. Observatório da Educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1893 10.26843/rencima.v11i4.1893 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1893 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i4.1893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1893/1282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 95-112 2179-426X 10.26843/rencima.v11i4 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130702204928 |