Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzoni, Patricia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Giongo, Ieda Maria, Quartieri, Marli Teresinha, Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp, dos Santos, Thuliê Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1893
Resumo: Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar as implicações de ações realizadas no Observatório de Educação. O referido Programa teve como objetivo problematizar estratégias metodológicas com vistas à implementação de diferentes práticas pedagógicas e reorganização curricular da Matemática na Educação Básica. Os dados produzidos, com duas professoras, por meio de entrevistas individuais e em grupo foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo quatro categorias: mudanças na prática pedagógica; a escrita no decorrer do projeto; cursos de formação continuada; a importância do grupo para diminuir a insegurança e compartilhar ideias. Por meio deste estudo, conclui-se que o trabalho em equipe contribuiu para a prática pedagógica das docentes e para o desenvolvimento de atividades inovadoras, leituras, pesquisas, registros, produção de artigos científicos e cursos de formação continuada, utilizando-se de experiências individuais para a construção de atividades com abrangência coletiva. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação de Professores. Observatório da Educação.
id UCS-4_116d51b05864db461e2a06600331fa5d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1893
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básicaEnsino de MatemáticaFormação de ProfessoresObservatório da Educação.Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar as implicações de ações realizadas no Observatório de Educação. O referido Programa teve como objetivo problematizar estratégias metodológicas com vistas à implementação de diferentes práticas pedagógicas e reorganização curricular da Matemática na Educação Básica. Os dados produzidos, com duas professoras, por meio de entrevistas individuais e em grupo foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo quatro categorias: mudanças na prática pedagógica; a escrita no decorrer do projeto; cursos de formação continuada; a importância do grupo para diminuir a insegurança e compartilhar ideias. Por meio deste estudo, conclui-se que o trabalho em equipe contribuiu para a prática pedagógica das docentes e para o desenvolvimento de atividades inovadoras, leituras, pesquisas, registros, produção de artigos científicos e cursos de formação continuada, utilizando-se de experiências individuais para a construção de atividades com abrangência coletiva. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação de Professores. Observatório da Educação.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/189310.26843/rencima.v11i4.1893Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 95-1122179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1893/1282https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranzoni, PatriciaGiongo, Ieda MariaQuartieri, Marli TeresinhaRehfeldt, Márcia Jussara Heppdos Santos, Thuliê Nunes2023-04-21T21:12:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1893Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:12:15Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica
title Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica
spellingShingle Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica
Franzoni, Patricia
Ensino de Matemática
Formação de Professores
Observatório da Educação.
title_short Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica
title_full Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica
title_fullStr Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica
title_full_unstemmed Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica
title_sort Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica
author Franzoni, Patricia
author_facet Franzoni, Patricia
Giongo, Ieda Maria
Quartieri, Marli Teresinha
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
dos Santos, Thuliê Nunes
author_role author
author2 Giongo, Ieda Maria
Quartieri, Marli Teresinha
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
dos Santos, Thuliê Nunes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzoni, Patricia
Giongo, Ieda Maria
Quartieri, Marli Teresinha
Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp
dos Santos, Thuliê Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Matemática
Formação de Professores
Observatório da Educação.
topic Ensino de Matemática
Formação de Professores
Observatório da Educação.
description Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar as implicações de ações realizadas no Observatório de Educação. O referido Programa teve como objetivo problematizar estratégias metodológicas com vistas à implementação de diferentes práticas pedagógicas e reorganização curricular da Matemática na Educação Básica. Os dados produzidos, com duas professoras, por meio de entrevistas individuais e em grupo foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo quatro categorias: mudanças na prática pedagógica; a escrita no decorrer do projeto; cursos de formação continuada; a importância do grupo para diminuir a insegurança e compartilhar ideias. Por meio deste estudo, conclui-se que o trabalho em equipe contribuiu para a prática pedagógica das docentes e para o desenvolvimento de atividades inovadoras, leituras, pesquisas, registros, produção de artigos científicos e cursos de formação continuada, utilizando-se de experiências individuais para a construção de atividades com abrangência coletiva. Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação de Professores. Observatório da Educação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1893
10.26843/rencima.v11i4.1893
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1893
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i4.1893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1893/1282
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 95-112
2179-426X
10.26843/rencima.v11i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130702204928