Análise de erros matemáticos na Resolução de Problemas aplicados à Física Elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Antonio Sérgio Abrahão Monteiro
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Allevato, Norma Suely Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2067
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma descrição e análise dos dados obtidos em uma investigação que estudou, via Resolução de Problemas, como se apresentam os erros matemáticos cometidos pelos alunos ao resolverem problemas de Física Elétrica em um ambiente de ensino através da Resolução de Problemas. A metodologia de pesquisa foi de natureza qualitativa e a coleta de dados foi realizada por observação-participante em sala de aula, como também pelas resoluções escritas dos problemas geradores propostos aos alunos e pela análise documental. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do 3º semestre de dois cursos de Tecnologia de uma instituição particular de ensino superior. A metodologia de ensino escolhida foi o Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas, particularmente problemas de Física Elétrica relacionados a temas da área de tecnologia computacional. Nessa metodologia de ensino, os alunos constroem formas de pensar, adquirem hábitos de persistência, de curiosidade e confiança em circunstâncias que não lhes são familiares e que lhes servirão além da aula de Matemática ou Física, e aprendem conteúdos enquanto resolvem problemas. Considerando que o erro é uma etapa indispensável para a construção do conhecimento no processo de aprendizagem, a proposta para esta pesquisa foi realizar a análise dos erros manifestados nos problemas geradores propostos. A análise dos erros nas resoluções escritas dos alunos nos permitiu detectar aspectos ligados à linguagem (natural, matemática e física), bem como à transição entre elas. Observamos que com a aplicação da Metodologia de Ensino e Aprendizagem através da Resolução de Problemas com os alunos, sua postura mudou, passando a trabalhar mais sua habilidade analítica e ganhando autonomia enquanto buscavam resolver os problemas.
id UCS-4_1dc2b1000a1c7a7d0d6a7d605429f294
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2067
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Análise de erros matemáticos na Resolução de Problemas aplicados à Física ElétricaEducação MatemáticaResolução de ProblemasAnálise de ErrosEnsino de FísicaO objetivo deste trabalho é apresentar uma descrição e análise dos dados obtidos em uma investigação que estudou, via Resolução de Problemas, como se apresentam os erros matemáticos cometidos pelos alunos ao resolverem problemas de Física Elétrica em um ambiente de ensino através da Resolução de Problemas. A metodologia de pesquisa foi de natureza qualitativa e a coleta de dados foi realizada por observação-participante em sala de aula, como também pelas resoluções escritas dos problemas geradores propostos aos alunos e pela análise documental. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do 3º semestre de dois cursos de Tecnologia de uma instituição particular de ensino superior. A metodologia de ensino escolhida foi o Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas, particularmente problemas de Física Elétrica relacionados a temas da área de tecnologia computacional. Nessa metodologia de ensino, os alunos constroem formas de pensar, adquirem hábitos de persistência, de curiosidade e confiança em circunstâncias que não lhes são familiares e que lhes servirão além da aula de Matemática ou Física, e aprendem conteúdos enquanto resolvem problemas. Considerando que o erro é uma etapa indispensável para a construção do conhecimento no processo de aprendizagem, a proposta para esta pesquisa foi realizar a análise dos erros manifestados nos problemas geradores propostos. A análise dos erros nas resoluções escritas dos alunos nos permitiu detectar aspectos ligados à linguagem (natural, matemática e física), bem como à transição entre elas. Observamos que com a aplicação da Metodologia de Ensino e Aprendizagem através da Resolução de Problemas com os alunos, sua postura mudou, passando a trabalhar mais sua habilidade analítica e ganhando autonomia enquanto buscavam resolver os problemas.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/206710.26843/rencima.v9i6.2067Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 392179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2067/1061https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBastos, Antonio Sérgio Abrahão MonteiroAllevato, Norma Suely Gomes2023-04-21T00:54:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2067Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:54:24Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de erros matemáticos na Resolução de Problemas aplicados à Física Elétrica
title Análise de erros matemáticos na Resolução de Problemas aplicados à Física Elétrica
spellingShingle Análise de erros matemáticos na Resolução de Problemas aplicados à Física Elétrica
Bastos, Antonio Sérgio Abrahão Monteiro
Educação Matemática
Resolução de Problemas
Análise de Erros
Ensino de Física
title_short Análise de erros matemáticos na Resolução de Problemas aplicados à Física Elétrica
title_full Análise de erros matemáticos na Resolução de Problemas aplicados à Física Elétrica
title_fullStr Análise de erros matemáticos na Resolução de Problemas aplicados à Física Elétrica
title_full_unstemmed Análise de erros matemáticos na Resolução de Problemas aplicados à Física Elétrica
title_sort Análise de erros matemáticos na Resolução de Problemas aplicados à Física Elétrica
author Bastos, Antonio Sérgio Abrahão Monteiro
author_facet Bastos, Antonio Sérgio Abrahão Monteiro
Allevato, Norma Suely Gomes
author_role author
author2 Allevato, Norma Suely Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Antonio Sérgio Abrahão Monteiro
Allevato, Norma Suely Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Resolução de Problemas
Análise de Erros
Ensino de Física
topic Educação Matemática
Resolução de Problemas
Análise de Erros
Ensino de Física
description O objetivo deste trabalho é apresentar uma descrição e análise dos dados obtidos em uma investigação que estudou, via Resolução de Problemas, como se apresentam os erros matemáticos cometidos pelos alunos ao resolverem problemas de Física Elétrica em um ambiente de ensino através da Resolução de Problemas. A metodologia de pesquisa foi de natureza qualitativa e a coleta de dados foi realizada por observação-participante em sala de aula, como também pelas resoluções escritas dos problemas geradores propostos aos alunos e pela análise documental. A pesquisa de campo foi realizada com alunos do 3º semestre de dois cursos de Tecnologia de uma instituição particular de ensino superior. A metodologia de ensino escolhida foi o Ensino e Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas, particularmente problemas de Física Elétrica relacionados a temas da área de tecnologia computacional. Nessa metodologia de ensino, os alunos constroem formas de pensar, adquirem hábitos de persistência, de curiosidade e confiança em circunstâncias que não lhes são familiares e que lhes servirão além da aula de Matemática ou Física, e aprendem conteúdos enquanto resolvem problemas. Considerando que o erro é uma etapa indispensável para a construção do conhecimento no processo de aprendizagem, a proposta para esta pesquisa foi realizar a análise dos erros manifestados nos problemas geradores propostos. A análise dos erros nas resoluções escritas dos alunos nos permitiu detectar aspectos ligados à linguagem (natural, matemática e física), bem como à transição entre elas. Observamos que com a aplicação da Metodologia de Ensino e Aprendizagem através da Resolução de Problemas com os alunos, sua postura mudou, passando a trabalhar mais sua habilidade analítica e ganhando autonomia enquanto buscavam resolver os problemas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2067
10.26843/rencima.v9i6.2067
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2067
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2067/1061
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 39
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130783993856