Uma revisão bibliográfica e pesquisa sobre livros didáticos de Matemática, tecnologia e ensino de geometria no Ensino Fundamental e Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romano, Geane de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schimiguel, Juliano, Fernandes, Marcelo Eloy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2408
Resumo: É notória a importância e necessidade da utilização das novas tecnologias no decorrer do processo educativo, em atendimento as reais necessidades e demandas do atual contexto. Deste modo, torna-se igualmente imprescindível a articulação das novas tecnologias no ensino de geometria com os livros didáticos de matemática distribuídos às escolas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), recurso principal na prática do ensino atual em consonância com “imigrantes e nativos digitais”. A utilização de novas estratégias e recursos didáticos se faz necessária numa perspectiva de motivação e inovação para o processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática bibliográfica em periódicos e artigos qualificados acerca da articulação dos livros didáticos de matemática do PNLD, o quesito tecnológico e diretrizes no ensino da geometria. Os resultados apontam que há um forte movimento de mudança e adaptação dos conteúdos matemáticos, em especial o geométrico, nos dias atuais por conta da tecnologia.
id UCS-4_257f1471138a747aaa83587a82feb79a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2408
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Uma revisão bibliográfica e pesquisa sobre livros didáticos de Matemática, tecnologia e ensino de geometria no Ensino Fundamental e MédioTecnologiaGeometriaLivros DidáticosMatemáticaÉ notória a importância e necessidade da utilização das novas tecnologias no decorrer do processo educativo, em atendimento as reais necessidades e demandas do atual contexto. Deste modo, torna-se igualmente imprescindível a articulação das novas tecnologias no ensino de geometria com os livros didáticos de matemática distribuídos às escolas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), recurso principal na prática do ensino atual em consonância com “imigrantes e nativos digitais”. A utilização de novas estratégias e recursos didáticos se faz necessária numa perspectiva de motivação e inovação para o processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática bibliográfica em periódicos e artigos qualificados acerca da articulação dos livros didáticos de matemática do PNLD, o quesito tecnológico e diretrizes no ensino da geometria. Os resultados apontam que há um forte movimento de mudança e adaptação dos conteúdos matemáticos, em especial o geométrico, nos dias atuais por conta da tecnologia.Editora Cruzeiro do Sul2019-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/240810.26843/rencima.v10i4.2408Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 212-2262179-426X10.26843/rencima.v10i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2408/1156https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessRomano, Geane de OliveiraSchimiguel, JulianoFernandes, Marcelo Eloy2023-04-21T02:15:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2408Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T02:15:51Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma revisão bibliográfica e pesquisa sobre livros didáticos de Matemática, tecnologia e ensino de geometria no Ensino Fundamental e Médio
title Uma revisão bibliográfica e pesquisa sobre livros didáticos de Matemática, tecnologia e ensino de geometria no Ensino Fundamental e Médio
spellingShingle Uma revisão bibliográfica e pesquisa sobre livros didáticos de Matemática, tecnologia e ensino de geometria no Ensino Fundamental e Médio
Romano, Geane de Oliveira
Tecnologia
Geometria
Livros Didáticos
Matemática
title_short Uma revisão bibliográfica e pesquisa sobre livros didáticos de Matemática, tecnologia e ensino de geometria no Ensino Fundamental e Médio
title_full Uma revisão bibliográfica e pesquisa sobre livros didáticos de Matemática, tecnologia e ensino de geometria no Ensino Fundamental e Médio
title_fullStr Uma revisão bibliográfica e pesquisa sobre livros didáticos de Matemática, tecnologia e ensino de geometria no Ensino Fundamental e Médio
title_full_unstemmed Uma revisão bibliográfica e pesquisa sobre livros didáticos de Matemática, tecnologia e ensino de geometria no Ensino Fundamental e Médio
title_sort Uma revisão bibliográfica e pesquisa sobre livros didáticos de Matemática, tecnologia e ensino de geometria no Ensino Fundamental e Médio
author Romano, Geane de Oliveira
author_facet Romano, Geane de Oliveira
Schimiguel, Juliano
Fernandes, Marcelo Eloy
author_role author
author2 Schimiguel, Juliano
Fernandes, Marcelo Eloy
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romano, Geane de Oliveira
Schimiguel, Juliano
Fernandes, Marcelo Eloy
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Geometria
Livros Didáticos
Matemática
topic Tecnologia
Geometria
Livros Didáticos
Matemática
description É notória a importância e necessidade da utilização das novas tecnologias no decorrer do processo educativo, em atendimento as reais necessidades e demandas do atual contexto. Deste modo, torna-se igualmente imprescindível a articulação das novas tecnologias no ensino de geometria com os livros didáticos de matemática distribuídos às escolas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), recurso principal na prática do ensino atual em consonância com “imigrantes e nativos digitais”. A utilização de novas estratégias e recursos didáticos se faz necessária numa perspectiva de motivação e inovação para o processo de ensino e aprendizagem. O presente artigo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática bibliográfica em periódicos e artigos qualificados acerca da articulação dos livros didáticos de matemática do PNLD, o quesito tecnológico e diretrizes no ensino da geometria. Os resultados apontam que há um forte movimento de mudança e adaptação dos conteúdos matemáticos, em especial o geométrico, nos dias atuais por conta da tecnologia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2408
10.26843/rencima.v10i4.2408
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2408
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v10i4.2408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2408/1156
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 212-226
2179-426X
10.26843/rencima.v10i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131266338816