A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Edinéia Cristina dos [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/131827
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851754.pdf
Resumo: O presente trabalho realiza um estudo referente à Geometria Tridimensional, no que tange a sua metodologia apresentada nos livros didáticos de Matemática. Esse instrumento tem passado por um processo de avaliação mais rigoroso nas últimas décadas pelos órgãos governamentais para a promoção do livro com qualidade o que é importante, porém uma análise crítica de seus conteúdos é essencial para que esse instrumento torne-se adequado a cada realidade e um aliado no planejamento do educador no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Essa disciplina é considerada por vários autores e especialista da educação como um conhecimento muito pertinente para a formação integral do aluno, ao proporcionar o desenvolvimento do raciocínio visual, espacial e lógico, abrangendo também a formação cultural e profissional. Nesse sentido, considerando a importância da escolha de um livro adequado e coerente para a qualidade desse ensino, objetivouse com esse estudo realizar uma análise e reflexão sobre os conteúdos da Geometria Tridimensional apresentada em dois livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental submetidos aos critérios eliminatórios do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2013) e aprovado pelo Ministério da Educação. Mediante levantamento bibliográfico da literatura pertinente e análise de documentos oficiais foi possível verificar que os mesmos apresentaram progressos em alguns aspectos atendendo de forma parcial as propostas atuais para esse ensino demonstrando que ainda precisam evoluir
id UNSP_b3003c4714e4062123aa083ca4e32dab
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/131827
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamentalMatemática - Estudo e ensinoAprendizagemGeometriaLivros didáticosRaciocínioCogniçãoO presente trabalho realiza um estudo referente à Geometria Tridimensional, no que tange a sua metodologia apresentada nos livros didáticos de Matemática. Esse instrumento tem passado por um processo de avaliação mais rigoroso nas últimas décadas pelos órgãos governamentais para a promoção do livro com qualidade o que é importante, porém uma análise crítica de seus conteúdos é essencial para que esse instrumento torne-se adequado a cada realidade e um aliado no planejamento do educador no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Essa disciplina é considerada por vários autores e especialista da educação como um conhecimento muito pertinente para a formação integral do aluno, ao proporcionar o desenvolvimento do raciocínio visual, espacial e lógico, abrangendo também a formação cultural e profissional. Nesse sentido, considerando a importância da escolha de um livro adequado e coerente para a qualidade desse ensino, objetivouse com esse estudo realizar uma análise e reflexão sobre os conteúdos da Geometria Tridimensional apresentada em dois livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental submetidos aos critérios eliminatórios do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2013) e aprovado pelo Ministério da Educação. Mediante levantamento bibliográfico da literatura pertinente e análise de documentos oficiais foi possível verificar que os mesmos apresentaram progressos em alguns aspectos atendendo de forma parcial as propostas atuais para esse ensino demonstrando que ainda precisam evoluirUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Edinéia Cristina dos [UNESP]2015-12-10T14:07:46Z2015-12-10T14:07:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfSANTOS, Edinéia Cristina dos. A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental. 2015. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131827000851754http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851754.pdf58752883438196830000-0003-4393-6127Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-10T06:09:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131827Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-10T06:09:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental
title A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental
spellingShingle A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental
Santos, Edinéia Cristina dos [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Geometria
Livros didáticos
Raciocínio
Cognição
title_short A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental
title_full A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental
title_fullStr A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental
title_sort A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental
author Santos, Edinéia Cristina dos [UNESP]
author_facet Santos, Edinéia Cristina dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Rúbia Barcelos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Edinéia Cristina dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Geometria
Livros didáticos
Raciocínio
Cognição
topic Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Geometria
Livros didáticos
Raciocínio
Cognição
description O presente trabalho realiza um estudo referente à Geometria Tridimensional, no que tange a sua metodologia apresentada nos livros didáticos de Matemática. Esse instrumento tem passado por um processo de avaliação mais rigoroso nas últimas décadas pelos órgãos governamentais para a promoção do livro com qualidade o que é importante, porém uma análise crítica de seus conteúdos é essencial para que esse instrumento torne-se adequado a cada realidade e um aliado no planejamento do educador no processo de ensino e aprendizagem da Geometria. Essa disciplina é considerada por vários autores e especialista da educação como um conhecimento muito pertinente para a formação integral do aluno, ao proporcionar o desenvolvimento do raciocínio visual, espacial e lógico, abrangendo também a formação cultural e profissional. Nesse sentido, considerando a importância da escolha de um livro adequado e coerente para a qualidade desse ensino, objetivouse com esse estudo realizar uma análise e reflexão sobre os conteúdos da Geometria Tridimensional apresentada em dois livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental submetidos aos critérios eliminatórios do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2013) e aprovado pelo Ministério da Educação. Mediante levantamento bibliográfico da literatura pertinente e análise de documentos oficiais foi possível verificar que os mesmos apresentaram progressos em alguns aspectos atendendo de forma parcial as propostas atuais para esse ensino demonstrando que ainda precisam evoluir
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10T14:07:46Z
2015-12-10T14:07:46Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Edinéia Cristina dos. A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental. 2015. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/131827
000851754
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851754.pdf
5875288343819683
0000-0003-4393-6127
identifier_str_mv SANTOS, Edinéia Cristina dos. A geometria tridimensional apresentada nos livros didáticos de matemática do 5º ano do ensino fundamental. 2015. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000851754
5875288343819683
0000-0003-4393-6127
url http://hdl.handle.net/11449/131827
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851754.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649667802595328