Tarefas Exploratório-investigativas e a construção de conhecimentos sobre figuras geométricas espaciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Gilberto
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Allevato, Norma Suely Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2096
Resumo: O ensino e a aprendizagem de Geometria têm se mostrado como temas de grande interesse, tanto da comunidade de pesquisadores em Educação Matemática quanto de professores de Matemática. Atualmente, uma das possíveis abordagens recomendadas para o ensino de Geometria é a utilização de explorações e investigações em sala de aula. Assim, este trabalho tem como objetivo principal compreender como uma proposta de ensino orientada pela realização de explorações e investigações pode contribuir para a aprendizagem de figuras geométricas espaciais. Foi realizado um trabalho de campo com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São José dos Campos, estado de São Paulo. O pesquisador, que também era o professor desses estudantes, propôs a realização de uma sequência de tarefas exploratório-investigativas sobre figuras geométricas espaciais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual foram analisados, por procedimentos da Análise Textual Discursiva, os diálogos dos alunos e as resoluções escritas que construíram para as tarefas. Considerando o que se mostrou nos dados da pesquisa, chegou-se à construção de duas categorias de análise: “aspectos relacionados diretamente ao conteúdo geométrico” e “procedimentos adotados pelos alunos nos momentos de exploração e investigação”. A interpretação dessas categorias revelou que as tarefas propostas possibilitaram, além da aprendizagem de conteúdos específicos relativos à Geometria escolar, a emergência de diversas estratégias de resolução e o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos processos de argumentação e comunicação matemática.
id UCS-4_31ae26d327823a9e15f6bef4ef8cf3b7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2096
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Tarefas Exploratório-investigativas e a construção de conhecimentos sobre figuras geométricas espaciaisEducação MatemáticaEnsino de GeometriaTarefas Exploratório-InvestigativasFiguras Geométricas EspaciaisO ensino e a aprendizagem de Geometria têm se mostrado como temas de grande interesse, tanto da comunidade de pesquisadores em Educação Matemática quanto de professores de Matemática. Atualmente, uma das possíveis abordagens recomendadas para o ensino de Geometria é a utilização de explorações e investigações em sala de aula. Assim, este trabalho tem como objetivo principal compreender como uma proposta de ensino orientada pela realização de explorações e investigações pode contribuir para a aprendizagem de figuras geométricas espaciais. Foi realizado um trabalho de campo com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São José dos Campos, estado de São Paulo. O pesquisador, que também era o professor desses estudantes, propôs a realização de uma sequência de tarefas exploratório-investigativas sobre figuras geométricas espaciais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual foram analisados, por procedimentos da Análise Textual Discursiva, os diálogos dos alunos e as resoluções escritas que construíram para as tarefas. Considerando o que se mostrou nos dados da pesquisa, chegou-se à construção de duas categorias de análise: “aspectos relacionados diretamente ao conteúdo geométrico” e “procedimentos adotados pelos alunos nos momentos de exploração e investigação”. A interpretação dessas categorias revelou que as tarefas propostas possibilitaram, além da aprendizagem de conteúdos específicos relativos à Geometria escolar, a emergência de diversas estratégias de resolução e o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos processos de argumentação e comunicação matemática.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/209610.26843/.v9i6.2096Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 622179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2096/1086https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, GilbertoAllevato, Norma Suely Gomes2023-04-21T01:02:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2096Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T01:02:42Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas Exploratório-investigativas e a construção de conhecimentos sobre figuras geométricas espaciais
title Tarefas Exploratório-investigativas e a construção de conhecimentos sobre figuras geométricas espaciais
spellingShingle Tarefas Exploratório-investigativas e a construção de conhecimentos sobre figuras geométricas espaciais
Vieira, Gilberto
Educação Matemática
Ensino de Geometria
Tarefas Exploratório-Investigativas
Figuras Geométricas Espaciais
title_short Tarefas Exploratório-investigativas e a construção de conhecimentos sobre figuras geométricas espaciais
title_full Tarefas Exploratório-investigativas e a construção de conhecimentos sobre figuras geométricas espaciais
title_fullStr Tarefas Exploratório-investigativas e a construção de conhecimentos sobre figuras geométricas espaciais
title_full_unstemmed Tarefas Exploratório-investigativas e a construção de conhecimentos sobre figuras geométricas espaciais
title_sort Tarefas Exploratório-investigativas e a construção de conhecimentos sobre figuras geométricas espaciais
author Vieira, Gilberto
author_facet Vieira, Gilberto
Allevato, Norma Suely Gomes
author_role author
author2 Allevato, Norma Suely Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Gilberto
Allevato, Norma Suely Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ensino de Geometria
Tarefas Exploratório-Investigativas
Figuras Geométricas Espaciais
topic Educação Matemática
Ensino de Geometria
Tarefas Exploratório-Investigativas
Figuras Geométricas Espaciais
description O ensino e a aprendizagem de Geometria têm se mostrado como temas de grande interesse, tanto da comunidade de pesquisadores em Educação Matemática quanto de professores de Matemática. Atualmente, uma das possíveis abordagens recomendadas para o ensino de Geometria é a utilização de explorações e investigações em sala de aula. Assim, este trabalho tem como objetivo principal compreender como uma proposta de ensino orientada pela realização de explorações e investigações pode contribuir para a aprendizagem de figuras geométricas espaciais. Foi realizado um trabalho de campo com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São José dos Campos, estado de São Paulo. O pesquisador, que também era o professor desses estudantes, propôs a realização de uma sequência de tarefas exploratório-investigativas sobre figuras geométricas espaciais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual foram analisados, por procedimentos da Análise Textual Discursiva, os diálogos dos alunos e as resoluções escritas que construíram para as tarefas. Considerando o que se mostrou nos dados da pesquisa, chegou-se à construção de duas categorias de análise: “aspectos relacionados diretamente ao conteúdo geométrico” e “procedimentos adotados pelos alunos nos momentos de exploração e investigação”. A interpretação dessas categorias revelou que as tarefas propostas possibilitaram, além da aprendizagem de conteúdos específicos relativos à Geometria escolar, a emergência de diversas estratégias de resolução e o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos processos de argumentação e comunicação matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2096
10.26843/.v9i6.2096
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2096
identifier_str_mv 10.26843/.v9i6.2096
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2096/1086
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 62
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130829082624