Compartilhando saberes em geometria: investigando e aprendendo com nossos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grando,Regina Célia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Nacarato,Adair Mendes, Gonçalves,Luci Mara Gotardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos CEDES
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000100004
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir as atuais tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria na educação básica, tomando como foco o trabalho que vem sendo desenvolvido por um grupo de estudos e pesquisas sobre esse campo de saber, na Universidade São Francisco (Itatiba, SP). Para esta discussão selecionamos uma tarefa exploratório-investigativa envolvendo os conceitos de área e perímetro do quadrado, elaborada de modo colaborativo no grupo e aplicada por alguns de seus participantes em suas respectivas salas de aula. Destacamos uma dessas experiências, realizada numa turma de 7ª série, sob responsabilidade da professora de matemática Luci Mara, participante do grupo e co-autora deste artigo. A análise compartilhada desta experiência no grupo evidenciou a importância de considerar como válidas as diferentes formas que os alunos encontram para registrar e argumentar sobre suas estratégias, hipóteses e conclusões.
id CEDES-2_cdf845899efd372e155c0699dfb22fcc
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32622008000100004
network_acronym_str CEDES-2
network_name_str Cadernos CEDES
repository_id_str
spelling Compartilhando saberes em geometria: investigando e aprendendo com nossos alunosEnsino de geometriaTarefas exploratório-investigativasArgumentações e provasO presente artigo tem como objetivo discutir as atuais tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria na educação básica, tomando como foco o trabalho que vem sendo desenvolvido por um grupo de estudos e pesquisas sobre esse campo de saber, na Universidade São Francisco (Itatiba, SP). Para esta discussão selecionamos uma tarefa exploratório-investigativa envolvendo os conceitos de área e perímetro do quadrado, elaborada de modo colaborativo no grupo e aplicada por alguns de seus participantes em suas respectivas salas de aula. Destacamos uma dessas experiências, realizada numa turma de 7ª série, sob responsabilidade da professora de matemática Luci Mara, participante do grupo e co-autora deste artigo. A análise compartilhada desta experiência no grupo evidenciou a importância de considerar como válidas as diferentes formas que os alunos encontram para registrar e argumentar sobre suas estratégias, hipóteses e conclusões.CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000100004Cadernos CEDES v.28 n.74 2008reponame:Cadernos CEDESinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-32622008000100004info:eu-repo/semantics/openAccessGrando,Regina CéliaNacarato,Adair MendesGonçalves,Luci Mara Gotardopor2008-06-04T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32622008000100004Revistahttps://www.scielo.br/j/ccedes/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br1678-71100101-3262opendoar:2008-06-04T00:00Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Compartilhando saberes em geometria: investigando e aprendendo com nossos alunos
title Compartilhando saberes em geometria: investigando e aprendendo com nossos alunos
spellingShingle Compartilhando saberes em geometria: investigando e aprendendo com nossos alunos
Grando,Regina Célia
Ensino de geometria
Tarefas exploratório-investigativas
Argumentações e provas
title_short Compartilhando saberes em geometria: investigando e aprendendo com nossos alunos
title_full Compartilhando saberes em geometria: investigando e aprendendo com nossos alunos
title_fullStr Compartilhando saberes em geometria: investigando e aprendendo com nossos alunos
title_full_unstemmed Compartilhando saberes em geometria: investigando e aprendendo com nossos alunos
title_sort Compartilhando saberes em geometria: investigando e aprendendo com nossos alunos
author Grando,Regina Célia
author_facet Grando,Regina Célia
Nacarato,Adair Mendes
Gonçalves,Luci Mara Gotardo
author_role author
author2 Nacarato,Adair Mendes
Gonçalves,Luci Mara Gotardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grando,Regina Célia
Nacarato,Adair Mendes
Gonçalves,Luci Mara Gotardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geometria
Tarefas exploratório-investigativas
Argumentações e provas
topic Ensino de geometria
Tarefas exploratório-investigativas
Argumentações e provas
description O presente artigo tem como objetivo discutir as atuais tendências didático-pedagógicas para o ensino de geometria na educação básica, tomando como foco o trabalho que vem sendo desenvolvido por um grupo de estudos e pesquisas sobre esse campo de saber, na Universidade São Francisco (Itatiba, SP). Para esta discussão selecionamos uma tarefa exploratório-investigativa envolvendo os conceitos de área e perímetro do quadrado, elaborada de modo colaborativo no grupo e aplicada por alguns de seus participantes em suas respectivas salas de aula. Destacamos uma dessas experiências, realizada numa turma de 7ª série, sob responsabilidade da professora de matemática Luci Mara, participante do grupo e co-autora deste artigo. A análise compartilhada desta experiência no grupo evidenciou a importância de considerar como válidas as diferentes formas que os alunos encontram para registrar e argumentar sobre suas estratégias, hipóteses e conclusões.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32622008000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
publisher.none.fl_str_mv CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos CEDES v.28 n.74 2008
reponame:Cadernos CEDES
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Cadernos CEDES
collection Cadernos CEDES
repository.name.fl_str_mv Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv revistas.cedes@linceu.com.br||cedeseditoria@zeppelini.com.br
_version_ 1754122605455998976