The Biology teaching specialised knowledge model (BTSK)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2788 |
Resumo: | A investigação que aqui se apresenta teve como objetivo a adaptação do modelo do conhecimento especializado do professor de matemáticas (MTSK) a uma disciplina de natureza epistemológica significativamente diferente, a biologia. Para a construção deste modelo foram observadas 14 aulas no decorrer do ensino do tema da reprodução das plantas a crianças de 8 e 12 anos de idade, a frequentar o 3º e o 6º ano de escolaridade. Foram igualmente realizadas 3 entrevistas. O desenho da investigação enquadra-se num um estudo de casos instrumental, no qual foi estudado o conhecimento de duas professoras, escolhidas entre os seus pares pela sua relevância para o estudo. A informação foi recolhida a partir de vídeogravação e audiogravação e analisada usando o instrumento de análise em construção, o BTSK, e a metodologia de análise de conteúdo. O resultado foi a caracterização do modelo do conhecimento especializado do professor quando ensina tópicos da biologia. Este modelo empírico é composto por três domínios do conhecimento: conhecimento da biologia, conhecimento pedagógico do conteúdo da biologia e domínio das crenças, divididos em subdomínios e categorias. |
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The Biology teaching specialised knowledge model (BTSK)O modelo do conhecimento especializado do professor de Biologia (BTSK)A investigação que aqui se apresenta teve como objetivo a adaptação do modelo do conhecimento especializado do professor de matemáticas (MTSK) a uma disciplina de natureza epistemológica significativamente diferente, a biologia. Para a construção deste modelo foram observadas 14 aulas no decorrer do ensino do tema da reprodução das plantas a crianças de 8 e 12 anos de idade, a frequentar o 3º e o 6º ano de escolaridade. Foram igualmente realizadas 3 entrevistas. O desenho da investigação enquadra-se num um estudo de casos instrumental, no qual foi estudado o conhecimento de duas professoras, escolhidas entre os seus pares pela sua relevância para o estudo. A informação foi recolhida a partir de vídeogravação e audiogravação e analisada usando o instrumento de análise em construção, o BTSK, e a metodologia de análise de conteúdo. O resultado foi a caracterização do modelo do conhecimento especializado do professor quando ensina tópicos da biologia. Este modelo empírico é composto por três domínios do conhecimento: conhecimento da biologia, conhecimento pedagógico do conteúdo da biologia e domínio das crenças, divididos em subdomínios e categorias.Editora Cruzeiro do Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/278810.26843/10.26843/rencima.v11i7.2788Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 7 (2020): nov.; 19-362179-426X10.26843/10.26843/rencima.v11i7reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2788/1407https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuís, MónicaCarrillo, José2023-05-12T17:37:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2788Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T17:37:48Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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