Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software GeoGebra no Ensino da Estatística Descritiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2432 |
Resumo: | Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado profissionalizante no ensino de ciências e matemática, tratando-se do uso do software GeoGebra no ensino-aprendizagem da estatística descritiva. Surgiu devido à inquietação do pesquisador em relação a suas experiências como professor de matemática na educação básica. Teve como objetivo, analisar a eficiência da sequência didática que inclua o software GeoGebra no ensino da estatística descritiva para alunos do terceiro ano do ensino médio. A metodologia da pesquisa se deu num primeiro momento, em uma revisão da literatura de diferentes autores de referência na área da tecnologia da informação e comunicação – TIC´s aplicada a educação matemática e da teoria da aprendizagem significativa, bem como, no estudo de caso. Yin (2005, p. 32, apud GIL, 2008, p. 77), aponta que o estudo de caso é um conhecimento empírico, ocorrendo por meios investigativos e contemporâneos em um contexto real, onde o fenômeno a ser estudado e tal contexto, não estão definidos de forma clara, segundo Yin (2001, apud VENTURA, 2007) corrobora dizendo que o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método abrangente em abordagens específicas por meio de coletas e análise de dados, assim, o estudo de caso, tem abordagens na pesquisa descritiva com aspectos qualitativos e quantitativos. Os resultados coletados por meio de avaliações 1 e 2, apontam a sequência didática incluindo o GeoGebra, eficientes, o que possibilitou na maioria dos alunos o entendimento dos conceitos envolvendo a estatística descritiva. Palavras-chave: TIC´S; Estatística Descritiva; Geogebra |
id |
UCS-4_481a499e95db76d8c20eacf927757d66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2432 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software GeoGebra no Ensino da Estatística DescritivaTIC´SEstatística DescritivaGeoGebraEste artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado profissionalizante no ensino de ciências e matemática, tratando-se do uso do software GeoGebra no ensino-aprendizagem da estatística descritiva. Surgiu devido à inquietação do pesquisador em relação a suas experiências como professor de matemática na educação básica. Teve como objetivo, analisar a eficiência da sequência didática que inclua o software GeoGebra no ensino da estatística descritiva para alunos do terceiro ano do ensino médio. A metodologia da pesquisa se deu num primeiro momento, em uma revisão da literatura de diferentes autores de referência na área da tecnologia da informação e comunicação – TIC´s aplicada a educação matemática e da teoria da aprendizagem significativa, bem como, no estudo de caso. Yin (2005, p. 32, apud GIL, 2008, p. 77), aponta que o estudo de caso é um conhecimento empírico, ocorrendo por meios investigativos e contemporâneos em um contexto real, onde o fenômeno a ser estudado e tal contexto, não estão definidos de forma clara, segundo Yin (2001, apud VENTURA, 2007) corrobora dizendo que o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método abrangente em abordagens específicas por meio de coletas e análise de dados, assim, o estudo de caso, tem abordagens na pesquisa descritiva com aspectos qualitativos e quantitativos. Os resultados coletados por meio de avaliações 1 e 2, apontam a sequência didática incluindo o GeoGebra, eficientes, o que possibilitou na maioria dos alunos o entendimento dos conceitos envolvendo a estatística descritiva. Palavras-chave: TIC´S; Estatística Descritiva; GeogebraEditora Cruzeiro do Sul2019-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/243210.26843/rencima.v10i4.2432Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 227-2442179-426X10.26843/rencima.v10i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2432/1157https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, RicardoCalejon, Laura2023-04-21T02:16:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2432Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T02:16:06Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software GeoGebra no Ensino da Estatística Descritiva |
title |
Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software GeoGebra no Ensino da Estatística Descritiva |
spellingShingle |
Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software GeoGebra no Ensino da Estatística Descritiva Souza, Ricardo TIC´S Estatística Descritiva GeoGebra |
title_short |
Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software GeoGebra no Ensino da Estatística Descritiva |
title_full |
Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software GeoGebra no Ensino da Estatística Descritiva |
title_fullStr |
Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software GeoGebra no Ensino da Estatística Descritiva |
title_full_unstemmed |
Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software GeoGebra no Ensino da Estatística Descritiva |
title_sort |
Uso da tecnologia da informação e comunicação em uma sequência didática incluindo software GeoGebra no Ensino da Estatística Descritiva |
author |
Souza, Ricardo |
author_facet |
Souza, Ricardo Calejon, Laura |
author_role |
author |
author2 |
Calejon, Laura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ricardo Calejon, Laura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC´S Estatística Descritiva GeoGebra |
topic |
TIC´S Estatística Descritiva GeoGebra |
description |
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado profissionalizante no ensino de ciências e matemática, tratando-se do uso do software GeoGebra no ensino-aprendizagem da estatística descritiva. Surgiu devido à inquietação do pesquisador em relação a suas experiências como professor de matemática na educação básica. Teve como objetivo, analisar a eficiência da sequência didática que inclua o software GeoGebra no ensino da estatística descritiva para alunos do terceiro ano do ensino médio. A metodologia da pesquisa se deu num primeiro momento, em uma revisão da literatura de diferentes autores de referência na área da tecnologia da informação e comunicação – TIC´s aplicada a educação matemática e da teoria da aprendizagem significativa, bem como, no estudo de caso. Yin (2005, p. 32, apud GIL, 2008, p. 77), aponta que o estudo de caso é um conhecimento empírico, ocorrendo por meios investigativos e contemporâneos em um contexto real, onde o fenômeno a ser estudado e tal contexto, não estão definidos de forma clara, segundo Yin (2001, apud VENTURA, 2007) corrobora dizendo que o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método abrangente em abordagens específicas por meio de coletas e análise de dados, assim, o estudo de caso, tem abordagens na pesquisa descritiva com aspectos qualitativos e quantitativos. Os resultados coletados por meio de avaliações 1 e 2, apontam a sequência didática incluindo o GeoGebra, eficientes, o que possibilitou na maioria dos alunos o entendimento dos conceitos envolvendo a estatística descritiva. Palavras-chave: TIC´S; Estatística Descritiva; Geogebra |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2432 10.26843/rencima.v10i4.2432 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2432 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v10i4.2432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2432/1157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 227-244 2179-426X 10.26843/rencima.v10i4 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131281018880 |