The teaching of Paleontology: interpretations of a contextualized approach to local reality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hohemberger, Rômulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Góes Bilar, Jéssica, Schwanke, Cibele, Coutinho, Renato Xavier
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2779
Resumo: The state of Rio Grande do Sul is recognized by paleontologists by the wide fossil record. In this context, Mata is known as the city of “stone that was wood”, due to the vast occurrence of vegetable fossils from the Triassic Period. This article investigates how Paleontology is approached in the public schools of Mata. Based on an action-research which analyzed the students' prior knowledge and sought reformulations on paleontological concepts used by teachers. The study is focused on the fossil record of the city from a teaching proposal contextualized with the local reality. Using a qualitative/inductive approach, pre- and post-intervention questionnaires were applied to 101 students from 5 public schools. The pedagogical intervention followed the methodology of Arco de Maguerez. The results indicate that the preliminary concepts of the students showed a superficial knowledge about the paleontological themes, and that the pedagogical intervention made it possible to deepen the knowledge in a contextualized way, providing an approximation of scientific knowledge with daily life.
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spelling The teaching of Paleontology: interpretations of a contextualized approach to local realityLa enseñanza de la Paleontología: interpretaciones de un enfoque contextualizado de la realidad localO ensino de Paleontologia: interpretações de uma abordagem contextualizada à realidade localEnsino de PaleontologiaEducandosRealidade LocalContextoTeaching of PalentologyEducandosLocal RealityContextDocente de PaleontologíaAprendicesRealidad LocalContextoThe state of Rio Grande do Sul is recognized by paleontologists by the wide fossil record. In this context, Mata is known as the city of “stone that was wood”, due to the vast occurrence of vegetable fossils from the Triassic Period. This article investigates how Paleontology is approached in the public schools of Mata. Based on an action-research which analyzed the students' prior knowledge and sought reformulations on paleontological concepts used by teachers. The study is focused on the fossil record of the city from a teaching proposal contextualized with the local reality. Using a qualitative/inductive approach, pre- and post-intervention questionnaires were applied to 101 students from 5 public schools. The pedagogical intervention followed the methodology of Arco de Maguerez. The results indicate that the preliminary concepts of the students showed a superficial knowledge about the paleontological themes, and that the pedagogical intervention made it possible to deepen the knowledge in a contextualized way, providing an approximation of scientific knowledge with daily life.El estado de Rio Grande do Sul es reconocido, por investigadores dedicados a la paleontología, por el importante registro de fósiles. En este escenario, destaca la ciudad de Mata, conocida como la ciudad de la piedra que era madera, debido a la gran ocurrencia de fósiles vegetales del Triásico. Este artículo tiene como objetivo indagar cómo se da el abordaje de la Paleontología en las unidades escolares de Mata, a partir de una investigación acción, que analizó las concepciones previas de los estudiantes y buscó resumir posibles conceptos paleontológicos abordados por los docentes, con foco en la riqueza. Paleontología del municipio, a partir de una propuesta didáctica contextualizada a la realidad local. Con un enfoque cualitativo / inductivo, se aplicaron cuestionarios pre y post intervención a estudiantes de 5 escuelas públicas (municipales y estatales), en las clases desde 6 ° de primaria hasta 3 ° de secundaria, totalizando 101 estudiantes. La intervención pedagógica siguió la metodología Arco de Maguerez. Los resultados indican que las ideas previas de los estudiantes mostraron un conocimiento superficial sobre el tema paleontológico y que la intervención pedagógica permitió profundizar en el conocimiento de manera contextualizada, a partir de la realidad local de los estudiantes y así brindar una aproximación del conocimiento científico con la vida cotidiana.O estado do Rio Grande do Sul é reconhecido por pesquisadores que se dedicam à paleontologia pelo significativo registro de fósseis. Nesse cenário, destaca-se a cidade de Mata, conhecida como a cidade de pedra que foi madeira, devido à vasta ocorrência de fósseis vegetais do Período Triássico. O presente artigo propõe-se a investigar de que maneira ocorre a abordagem da Paleontologia nas unidades escolares em Mata, a partir de uma pesquisa-ação, que analisou as concepções prévias dos educandos e buscou retomar possíveis conceitos paleontológicos abordados pelos professores, enfocando a riqueza paleontológica do município, a partir de uma proposta de ensino contextualizada à realidade local. Valendo-se de uma abordagem qualitativa/indutiva, foram aplicados questionários pré e pós intervenção a estudantes de 5 escolas públicas (municipais e estaduais), em turmas de 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, totalizando 101 alunos. A intervenção pedagógica seguiu a metodologia do Arco de Maguerez. Os resultados indicam que as ideias prévias dos alunos mostravam um conhecimento superficial sobre a temática paleontológica e que a intervenção pedagógica possibilitou um aprofundamento dos conhecimentos de forma contextualizada, baseado na realidade local dos educandos e proporcionando, assim, uma aproximação do conhecimento científico com o cotidiano.Editora Cruzeiro do Sul2021-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/277910.26843/rencima.v12n1a19Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 12 n. 1 (2021): jan./mar.; 1-232179-426Xreponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2779/1507https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessHohemberger, RômuloGóes Bilar, JéssicaSchwanke, CibeleCoutinho, Renato Xavier2023-05-12T23:04:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2779Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T23:04:37Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
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