Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Manoel dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Allevato, Norma Suely Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2080
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar como (futuros) professores de Matemática, em formação inicial, exploram o conceito de proporcionalidade através da resolução de problemas. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com estudantes de uma universidade pública do Estado do Maranhão. Os instrumentos metodológicos utilizados na pesquisa de campo foram questionários, observação participante, análise documental e entrevistas, além dos problemas propostos aos licenciandos. A metodologia de ensino utilizada durante a aplicação das atividades foi a de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas. Durante nossas observações, percebemos que essa metodologia ajudou os (futuros) professores, participantes da pesquisa, a saírem do estado de “mecanicistas” (ouvintes) para posição de questionadores, investigativos e participativos, passando a ser co-construtores de seus próprios conhecimentos. Além disso, a pesquisa revelou que eles tinham lacunas de conhecimentos com relação ao conteúdo estudado (proporcionalidade) e às conexões desse conteúdo com outros ramos da Matemática. Eles também tinham dúvidas em relação a “quando” e “como” deveriam ensinar esse conteúdo. No entanto, no decorrer das atividades, ao vivenciaram a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas, os licenciandos foram mobilizando novas estratégias de resolução aos problemas propostos, empregando tanto o pensamento quantitativo (que envolve algoritmos numéricos) quanto o qualitativo (que analisa e explica as estratégias utilizadas na resolução). Assim, também puderam refletir sobre “quando” e “como” ensinar proporcionalidade aos seus (futuros) alunos.
id UCS-4_4c9de761012970376432cde913d1adea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2080
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de MatemáticaEducação MatemáticaFormação Inicial de ProfessoresProporcionalidadeResolução de ProblemasO presente trabalho teve como objetivo investigar como (futuros) professores de Matemática, em formação inicial, exploram o conceito de proporcionalidade através da resolução de problemas. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com estudantes de uma universidade pública do Estado do Maranhão. Os instrumentos metodológicos utilizados na pesquisa de campo foram questionários, observação participante, análise documental e entrevistas, além dos problemas propostos aos licenciandos. A metodologia de ensino utilizada durante a aplicação das atividades foi a de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas. Durante nossas observações, percebemos que essa metodologia ajudou os (futuros) professores, participantes da pesquisa, a saírem do estado de “mecanicistas” (ouvintes) para posição de questionadores, investigativos e participativos, passando a ser co-construtores de seus próprios conhecimentos. Além disso, a pesquisa revelou que eles tinham lacunas de conhecimentos com relação ao conteúdo estudado (proporcionalidade) e às conexões desse conteúdo com outros ramos da Matemática. Eles também tinham dúvidas em relação a “quando” e “como” deveriam ensinar esse conteúdo. No entanto, no decorrer das atividades, ao vivenciaram a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas, os licenciandos foram mobilizando novas estratégias de resolução aos problemas propostos, empregando tanto o pensamento quantitativo (que envolve algoritmos numéricos) quanto o qualitativo (que analisa e explica as estratégias utilizadas na resolução). Assim, também puderam refletir sobre “quando” e “como” ensinar proporcionalidade aos seus (futuros) alunos.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/208010.26843/rencima.v9i6.2080Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 472179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2080/1069https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Manoel dos SantosAllevato, Norma Suely Gomes2023-04-21T00:56:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2080Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:56:52Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de Matemática
title Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de Matemática
spellingShingle Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de Matemática
Costa, Manoel dos Santos
Educação Matemática
Formação Inicial de Professores
Proporcionalidade
Resolução de Problemas
title_short Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de Matemática
title_full Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de Matemática
title_fullStr Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de Matemática
title_full_unstemmed Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de Matemática
title_sort Ensino-Aprendizagem-Avaliação de proporcionalidade através da Resolução de Problemas: uma experiência na formação inicial de (futuros) professores de Matemática
author Costa, Manoel dos Santos
author_facet Costa, Manoel dos Santos
Allevato, Norma Suely Gomes
author_role author
author2 Allevato, Norma Suely Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Manoel dos Santos
Allevato, Norma Suely Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Formação Inicial de Professores
Proporcionalidade
Resolução de Problemas
topic Educação Matemática
Formação Inicial de Professores
Proporcionalidade
Resolução de Problemas
description O presente trabalho teve como objetivo investigar como (futuros) professores de Matemática, em formação inicial, exploram o conceito de proporcionalidade através da resolução de problemas. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com estudantes de uma universidade pública do Estado do Maranhão. Os instrumentos metodológicos utilizados na pesquisa de campo foram questionários, observação participante, análise documental e entrevistas, além dos problemas propostos aos licenciandos. A metodologia de ensino utilizada durante a aplicação das atividades foi a de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas. Durante nossas observações, percebemos que essa metodologia ajudou os (futuros) professores, participantes da pesquisa, a saírem do estado de “mecanicistas” (ouvintes) para posição de questionadores, investigativos e participativos, passando a ser co-construtores de seus próprios conhecimentos. Além disso, a pesquisa revelou que eles tinham lacunas de conhecimentos com relação ao conteúdo estudado (proporcionalidade) e às conexões desse conteúdo com outros ramos da Matemática. Eles também tinham dúvidas em relação a “quando” e “como” deveriam ensinar esse conteúdo. No entanto, no decorrer das atividades, ao vivenciaram a metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática através da resolução de problemas, os licenciandos foram mobilizando novas estratégias de resolução aos problemas propostos, empregando tanto o pensamento quantitativo (que envolve algoritmos numéricos) quanto o qualitativo (que analisa e explica as estratégias utilizadas na resolução). Assim, também puderam refletir sobre “quando” e “como” ensinar proporcionalidade aos seus (futuros) alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2080
10.26843/rencima.v9i6.2080
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2080
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2080/1069
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 47
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130798673920