Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Roberto Damasceno da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1680
Resumo: O ensino de derivadas apresenta uma série de obstáculos que acabam por dificultar a sua efetiva aplicação nas aulas de Cálculo. Na maioria das vezes, os docentes priorizam o ensino apenas da definição de derivada, não levando em consideração a aplicação de estratégias que visam à mobilização da natureza procedimental e atitudinal dos conteúdos, excluindo as contribuições que esses fornecem para a formação integral dos aprendizes. Assim, esse trabalho evidencia uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas em três artigos do Bolema (Boletim de Educação Matemática), objetivando destacar as categorias procedimentais e atitudinais, além das conceituais, baseadas nos pressupostos de POZO e CRESPO (2009). A compreensão dessas categorias e de suas interelações podem tornar esse conteúdo mais concreto para sua efetiva aplicação nas aulas de Cálculo. Palavras-chaves: Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Derivadas.
id UCS-4_4ec20a0452896fd89b2d86d390d4a959
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1680
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadasConteúdos conceituais, procedimentaisderivadasO ensino de derivadas apresenta uma série de obstáculos que acabam por dificultar a sua efetiva aplicação nas aulas de Cálculo. Na maioria das vezes, os docentes priorizam o ensino apenas da definição de derivada, não levando em consideração a aplicação de estratégias que visam à mobilização da natureza procedimental e atitudinal dos conteúdos, excluindo as contribuições que esses fornecem para a formação integral dos aprendizes. Assim, esse trabalho evidencia uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas em três artigos do Bolema (Boletim de Educação Matemática), objetivando destacar as categorias procedimentais e atitudinais, além das conceituais, baseadas nos pressupostos de POZO e CRESPO (2009). A compreensão dessas categorias e de suas interelações podem tornar esse conteúdo mais concreto para sua efetiva aplicação nas aulas de Cálculo. Palavras-chaves: Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Derivadas.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/168010.26843/rencima.v11i4.1680Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 348-3682179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1680/1297https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Roberto Damasceno da2023-04-21T21:16:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1680Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:16:02Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas
title Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas
spellingShingle Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas
Silva, José Roberto Damasceno da
Conteúdos conceituais
, procedimentais
derivadas
title_short Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas
title_full Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas
title_fullStr Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas
title_full_unstemmed Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas
title_sort Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas
author Silva, José Roberto Damasceno da
author_facet Silva, José Roberto Damasceno da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Roberto Damasceno da
dc.subject.por.fl_str_mv Conteúdos conceituais
, procedimentais
derivadas
topic Conteúdos conceituais
, procedimentais
derivadas
description O ensino de derivadas apresenta uma série de obstáculos que acabam por dificultar a sua efetiva aplicação nas aulas de Cálculo. Na maioria das vezes, os docentes priorizam o ensino apenas da definição de derivada, não levando em consideração a aplicação de estratégias que visam à mobilização da natureza procedimental e atitudinal dos conteúdos, excluindo as contribuições que esses fornecem para a formação integral dos aprendizes. Assim, esse trabalho evidencia uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas em três artigos do Bolema (Boletim de Educação Matemática), objetivando destacar as categorias procedimentais e atitudinais, além das conceituais, baseadas nos pressupostos de POZO e CRESPO (2009). A compreensão dessas categorias e de suas interelações podem tornar esse conteúdo mais concreto para sua efetiva aplicação nas aulas de Cálculo. Palavras-chaves: Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Derivadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1680
10.26843/rencima.v11i4.1680
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1680
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i4.1680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1680/1297
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 348-368
2179-426X
10.26843/rencima.v11i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130331009024