Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1680 |
Resumo: | O ensino de derivadas apresenta uma série de obstáculos que acabam por dificultar a sua efetiva aplicação nas aulas de Cálculo. Na maioria das vezes, os docentes priorizam o ensino apenas da definição de derivada, não levando em consideração a aplicação de estratégias que visam à mobilização da natureza procedimental e atitudinal dos conteúdos, excluindo as contribuições que esses fornecem para a formação integral dos aprendizes. Assim, esse trabalho evidencia uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas em três artigos do Bolema (Boletim de Educação Matemática), objetivando destacar as categorias procedimentais e atitudinais, além das conceituais, baseadas nos pressupostos de POZO e CRESPO (2009). A compreensão dessas categorias e de suas interelações podem tornar esse conteúdo mais concreto para sua efetiva aplicação nas aulas de Cálculo. Palavras-chaves: Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Derivadas. |
id |
UCS-4_4ec20a0452896fd89b2d86d390d4a959 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1680 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadasConteúdos conceituais, procedimentaisderivadasO ensino de derivadas apresenta uma série de obstáculos que acabam por dificultar a sua efetiva aplicação nas aulas de Cálculo. Na maioria das vezes, os docentes priorizam o ensino apenas da definição de derivada, não levando em consideração a aplicação de estratégias que visam à mobilização da natureza procedimental e atitudinal dos conteúdos, excluindo as contribuições que esses fornecem para a formação integral dos aprendizes. Assim, esse trabalho evidencia uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas em três artigos do Bolema (Boletim de Educação Matemática), objetivando destacar as categorias procedimentais e atitudinais, além das conceituais, baseadas nos pressupostos de POZO e CRESPO (2009). A compreensão dessas categorias e de suas interelações podem tornar esse conteúdo mais concreto para sua efetiva aplicação nas aulas de Cálculo. Palavras-chaves: Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Derivadas.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/168010.26843/rencima.v11i4.1680Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 348-3682179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1680/1297https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, José Roberto Damasceno da2023-04-21T21:16:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1680Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:16:02Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas |
title |
Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas |
spellingShingle |
Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas Silva, José Roberto Damasceno da Conteúdos conceituais , procedimentais derivadas |
title_short |
Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas |
title_full |
Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas |
title_fullStr |
Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas |
title_full_unstemmed |
Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas |
title_sort |
Uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas |
author |
Silva, José Roberto Damasceno da |
author_facet |
Silva, José Roberto Damasceno da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, José Roberto Damasceno da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conteúdos conceituais , procedimentais derivadas |
topic |
Conteúdos conceituais , procedimentais derivadas |
description |
O ensino de derivadas apresenta uma série de obstáculos que acabam por dificultar a sua efetiva aplicação nas aulas de Cálculo. Na maioria das vezes, os docentes priorizam o ensino apenas da definição de derivada, não levando em consideração a aplicação de estratégias que visam à mobilização da natureza procedimental e atitudinal dos conteúdos, excluindo as contribuições que esses fornecem para a formação integral dos aprendizes. Assim, esse trabalho evidencia uma análise dos conteúdos conceituais presentes no ensino de derivadas em três artigos do Bolema (Boletim de Educação Matemática), objetivando destacar as categorias procedimentais e atitudinais, além das conceituais, baseadas nos pressupostos de POZO e CRESPO (2009). A compreensão dessas categorias e de suas interelações podem tornar esse conteúdo mais concreto para sua efetiva aplicação nas aulas de Cálculo. Palavras-chaves: Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Derivadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1680 10.26843/rencima.v11i4.1680 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1680 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i4.1680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1680/1297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 348-368 2179-426X 10.26843/rencima.v11i4 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130331009024 |