Inovação disruptiva: um olhar sobre os ambientes educativos inovadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senra, Clarice Parreira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Braga, Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2388
Resumo: Os Ambientes Educativos Inovadores (AEI) surgem no contexto da sala de aula na tentativa de promover práticas inovadoras e as chamadas competências do século XXI.  O presente estudo foi realizado a partir de informações sobre o processo de implementação de Ambientes Educativos Inovadores no contexto de 4 escolas portuguesas. A investigação consistiu na coleta de informações a partir de 3 fontes de informação básicas: vídeos de aulas previamente gravadas no AEI, entrevista com 9 professores e observação de atividades. A partir do conceito de inovação disruptiva analisamos a implementação desses AEI no contexto português, procuramos observar três possíveis posturas apresentadas pelos professores e alunos durante o processo de implementação dos AEI, sendo elas: Rejeição, Affordance e crença no Poder Mágico do AEI como meio de transformação do ensino. Dessa análise entende-se que o AEI compreendido como inovação disruptiva rompe com o modelo tradicional de sala de aula e para que esse ambiente atinja o potencial prometido, alunos e professores precisam reconhecer o potencial desse novo ambiente. O docente precisa transformar sua prática e não apenas incorporá-la em um novo espaço.
id UCS-4_5606670429abf5570a946b9846d28e01
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2388
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Inovação disruptiva: um olhar sobre os ambientes educativos inovadoresInovação educacionalProfessoresAlunosEspaço da sala de aulaOs Ambientes Educativos Inovadores (AEI) surgem no contexto da sala de aula na tentativa de promover práticas inovadoras e as chamadas competências do século XXI.  O presente estudo foi realizado a partir de informações sobre o processo de implementação de Ambientes Educativos Inovadores no contexto de 4 escolas portuguesas. A investigação consistiu na coleta de informações a partir de 3 fontes de informação básicas: vídeos de aulas previamente gravadas no AEI, entrevista com 9 professores e observação de atividades. A partir do conceito de inovação disruptiva analisamos a implementação desses AEI no contexto português, procuramos observar três possíveis posturas apresentadas pelos professores e alunos durante o processo de implementação dos AEI, sendo elas: Rejeição, Affordance e crença no Poder Mágico do AEI como meio de transformação do ensino. Dessa análise entende-se que o AEI compreendido como inovação disruptiva rompe com o modelo tradicional de sala de aula e para que esse ambiente atinja o potencial prometido, alunos e professores precisam reconhecer o potencial desse novo ambiente. O docente precisa transformar sua prática e não apenas incorporá-la em um novo espaço.Editora Cruzeiro do Sul2019-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/238810.26843/rencima.v10i4.2388Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 101-1152179-426X10.26843/rencima.v10i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2388/1149https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSenra, Clarice ParreiraBraga, Marco2023-04-21T02:13:21Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2388Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T02:13:21Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovação disruptiva: um olhar sobre os ambientes educativos inovadores
title Inovação disruptiva: um olhar sobre os ambientes educativos inovadores
spellingShingle Inovação disruptiva: um olhar sobre os ambientes educativos inovadores
Senra, Clarice Parreira
Inovação educacional
Professores
Alunos
Espaço da sala de aula
title_short Inovação disruptiva: um olhar sobre os ambientes educativos inovadores
title_full Inovação disruptiva: um olhar sobre os ambientes educativos inovadores
title_fullStr Inovação disruptiva: um olhar sobre os ambientes educativos inovadores
title_full_unstemmed Inovação disruptiva: um olhar sobre os ambientes educativos inovadores
title_sort Inovação disruptiva: um olhar sobre os ambientes educativos inovadores
author Senra, Clarice Parreira
author_facet Senra, Clarice Parreira
Braga, Marco
author_role author
author2 Braga, Marco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Senra, Clarice Parreira
Braga, Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação educacional
Professores
Alunos
Espaço da sala de aula
topic Inovação educacional
Professores
Alunos
Espaço da sala de aula
description Os Ambientes Educativos Inovadores (AEI) surgem no contexto da sala de aula na tentativa de promover práticas inovadoras e as chamadas competências do século XXI.  O presente estudo foi realizado a partir de informações sobre o processo de implementação de Ambientes Educativos Inovadores no contexto de 4 escolas portuguesas. A investigação consistiu na coleta de informações a partir de 3 fontes de informação básicas: vídeos de aulas previamente gravadas no AEI, entrevista com 9 professores e observação de atividades. A partir do conceito de inovação disruptiva analisamos a implementação desses AEI no contexto português, procuramos observar três possíveis posturas apresentadas pelos professores e alunos durante o processo de implementação dos AEI, sendo elas: Rejeição, Affordance e crença no Poder Mágico do AEI como meio de transformação do ensino. Dessa análise entende-se que o AEI compreendido como inovação disruptiva rompe com o modelo tradicional de sala de aula e para que esse ambiente atinja o potencial prometido, alunos e professores precisam reconhecer o potencial desse novo ambiente. O docente precisa transformar sua prática e não apenas incorporá-la em um novo espaço.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2388
10.26843/rencima.v10i4.2388
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2388
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v10i4.2388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2388/1149
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 10 n. 4 (2019): jul.; 101-115
2179-426X
10.26843/rencima.v10i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131264241664