Educação Matemática Inventiva: Interfaces entre Universidade e Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2463 |
Resumo: | A Proposta Educacional de Matemática que apresentamos foi desenvolvida em nossa pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Educação em Ciências e Matemática. As ações e práticas que divulgamos são fruto de pesquisa qualitativa e estão relacionadas a utilização da robótica educacional como um dispositivo tensionador de experiências no espaço-tempo do estágio-docência em matemática. Tivemos como objetivo compreender como os estagiários de um Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás utilizaram o Robô Empilhadeira para produzir uma Proposta Educacional de Matemática. Diagnosticamos que os estagiários utilizaram este robô como um dispositivo para a invenção de problemas e para a invenção de um de mundo que emergiu da escola-campo de estágio. Percebemos que durante as experiências inventivas, os estagiários também inventaram a si mesmos, o que também foi constatado quando aplicaram a sua Proposta Educacional de Matemática aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As ações e práticas desenvolvidas com o uso do Robô Empilhadeira tensionaram os estagiários e os alunos da EJA, desencadeando deslocamentos em relação às aulas que seguem padrões cristalizados. Neste contexto, emergiu o que denominamos em nossa pesquisa como Educação Matemática Inventiva. |
id |
UCS-4_63b9b1f16c742cd41250761eab787e87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2463 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Matemática Inventiva: Interfaces entre Universidade e EscolaEducação Matemática InventivaRobótica EducacionalProposta Educacional de MatemáticaFormação de ProfessoresEstágio SupervisionadoA Proposta Educacional de Matemática que apresentamos foi desenvolvida em nossa pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Educação em Ciências e Matemática. As ações e práticas que divulgamos são fruto de pesquisa qualitativa e estão relacionadas a utilização da robótica educacional como um dispositivo tensionador de experiências no espaço-tempo do estágio-docência em matemática. Tivemos como objetivo compreender como os estagiários de um Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás utilizaram o Robô Empilhadeira para produzir uma Proposta Educacional de Matemática. Diagnosticamos que os estagiários utilizaram este robô como um dispositivo para a invenção de problemas e para a invenção de um de mundo que emergiu da escola-campo de estágio. Percebemos que durante as experiências inventivas, os estagiários também inventaram a si mesmos, o que também foi constatado quando aplicaram a sua Proposta Educacional de Matemática aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As ações e práticas desenvolvidas com o uso do Robô Empilhadeira tensionaram os estagiários e os alunos da EJA, desencadeando deslocamentos em relação às aulas que seguem padrões cristalizados. Neste contexto, emergiu o que denominamos em nossa pesquisa como Educação Matemática Inventiva.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/246310.26843/rencima.v11i3.2463Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 212-2242179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2463/1266https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDa Silva, Marcos RobertoSouza Júnior, Arlindo José2023-04-21T21:04:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2463Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:04:33Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Matemática Inventiva: Interfaces entre Universidade e Escola |
title |
Educação Matemática Inventiva: Interfaces entre Universidade e Escola |
spellingShingle |
Educação Matemática Inventiva: Interfaces entre Universidade e Escola Da Silva, Marcos Roberto Educação Matemática Inventiva Robótica Educacional Proposta Educacional de Matemática Formação de Professores Estágio Supervisionado |
title_short |
Educação Matemática Inventiva: Interfaces entre Universidade e Escola |
title_full |
Educação Matemática Inventiva: Interfaces entre Universidade e Escola |
title_fullStr |
Educação Matemática Inventiva: Interfaces entre Universidade e Escola |
title_full_unstemmed |
Educação Matemática Inventiva: Interfaces entre Universidade e Escola |
title_sort |
Educação Matemática Inventiva: Interfaces entre Universidade e Escola |
author |
Da Silva, Marcos Roberto |
author_facet |
Da Silva, Marcos Roberto Souza Júnior, Arlindo José |
author_role |
author |
author2 |
Souza Júnior, Arlindo José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Da Silva, Marcos Roberto Souza Júnior, Arlindo José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Inventiva Robótica Educacional Proposta Educacional de Matemática Formação de Professores Estágio Supervisionado |
topic |
Educação Matemática Inventiva Robótica Educacional Proposta Educacional de Matemática Formação de Professores Estágio Supervisionado |
description |
A Proposta Educacional de Matemática que apresentamos foi desenvolvida em nossa pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Educação em Ciências e Matemática. As ações e práticas que divulgamos são fruto de pesquisa qualitativa e estão relacionadas a utilização da robótica educacional como um dispositivo tensionador de experiências no espaço-tempo do estágio-docência em matemática. Tivemos como objetivo compreender como os estagiários de um Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás utilizaram o Robô Empilhadeira para produzir uma Proposta Educacional de Matemática. Diagnosticamos que os estagiários utilizaram este robô como um dispositivo para a invenção de problemas e para a invenção de um de mundo que emergiu da escola-campo de estágio. Percebemos que durante as experiências inventivas, os estagiários também inventaram a si mesmos, o que também foi constatado quando aplicaram a sua Proposta Educacional de Matemática aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As ações e práticas desenvolvidas com o uso do Robô Empilhadeira tensionaram os estagiários e os alunos da EJA, desencadeando deslocamentos em relação às aulas que seguem padrões cristalizados. Neste contexto, emergiu o que denominamos em nossa pesquisa como Educação Matemática Inventiva. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2463 10.26843/rencima.v11i3.2463 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2463 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i3.2463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2463/1266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 212-224 2179-426X 10.26843/rencima.v11i3 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131304087552 |