Identificação de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de F´ísica no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Arivaldo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2722
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo central identificar indícios de desenvolvimento de algumas competências gerais previstas na BNCC entre alunos de 2º ano do Ensino Médio, tendo por base os relatórios produzidos coletivamente e relacionados à dois experimentos e um jogo utilizados em aulas de Física. A metodologia de pesquisa empregada é qualitativa, fazendo uso de análise documental através do software Atlas.ti, específico para pesquisa qualitativa. No primeiro experimento os alunos deveriam propor procedimentos experimentais para realizar medidas de temperaturas, enquanto o outro demandava a queima de alimentos para determinar seu valor energético. Por sua vez, o jogo foi utilizado para abordar interações gravitacionais entre pequenos corpos e planetas, com objetivo de favorecer o entendimento de modelos explicativos para as interações gravitacionais. Nessas atividades foram abordados conteúdos físicos de Calorimetria e Gravitação Universal, previstos no currículo da escola investigada. As análises apontaram indícios de desenvolvimento principalmente de sete das dez competências da BNCC, com predomínio para a valorização e utilização do conhecimento acerca do mundo físico (Competência 1) e utilização de diferentes linguagens, como a Física e a Matemática (Competência 4), em decorrência das características das atividades propostas e da maneira com que elas foram realizadas.
id UCS-4_84720ce25c8826c813ecc03cf249081a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2722
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Identificação de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de F´ísica no Ensino MédioBNCCCompetênciasEnsino MédioEnsino de FísicaO presente trabalho tem como objetivo central identificar indícios de desenvolvimento de algumas competências gerais previstas na BNCC entre alunos de 2º ano do Ensino Médio, tendo por base os relatórios produzidos coletivamente e relacionados à dois experimentos e um jogo utilizados em aulas de Física. A metodologia de pesquisa empregada é qualitativa, fazendo uso de análise documental através do software Atlas.ti, específico para pesquisa qualitativa. No primeiro experimento os alunos deveriam propor procedimentos experimentais para realizar medidas de temperaturas, enquanto o outro demandava a queima de alimentos para determinar seu valor energético. Por sua vez, o jogo foi utilizado para abordar interações gravitacionais entre pequenos corpos e planetas, com objetivo de favorecer o entendimento de modelos explicativos para as interações gravitacionais. Nessas atividades foram abordados conteúdos físicos de Calorimetria e Gravitação Universal, previstos no currículo da escola investigada. As análises apontaram indícios de desenvolvimento principalmente de sete das dez competências da BNCC, com predomínio para a valorização e utilização do conhecimento acerca do mundo físico (Competência 1) e utilização de diferentes linguagens, como a Física e a Matemática (Competência 4), em decorrência das características das atividades propostas e da maneira com que elas foram realizadas.Editora Cruzeiro do Sul2020-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/272210.26843/rencima.v11i5.2722Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 94-1132179-426X10.26843/rencima.v11i5reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2722/1320https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, ArivaldoAraújo, Mauro Sérgio Teixeira de2023-04-21T21:18:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2722Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:18:59Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de F´ísica no Ensino Médio
title Identificação de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de F´ísica no Ensino Médio
spellingShingle Identificação de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de F´ísica no Ensino Médio
Lopes, Arivaldo
BNCC
Competências
Ensino Médio
Ensino de Física
title_short Identificação de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de F´ísica no Ensino Médio
title_full Identificação de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de F´ísica no Ensino Médio
title_fullStr Identificação de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de F´ísica no Ensino Médio
title_full_unstemmed Identificação de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de F´ísica no Ensino Médio
title_sort Identificação de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de F´ísica no Ensino Médio
author Lopes, Arivaldo
author_facet Lopes, Arivaldo
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
author_role author
author2 Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Arivaldo
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Competências
Ensino Médio
Ensino de Física
topic BNCC
Competências
Ensino Médio
Ensino de Física
description O presente trabalho tem como objetivo central identificar indícios de desenvolvimento de algumas competências gerais previstas na BNCC entre alunos de 2º ano do Ensino Médio, tendo por base os relatórios produzidos coletivamente e relacionados à dois experimentos e um jogo utilizados em aulas de Física. A metodologia de pesquisa empregada é qualitativa, fazendo uso de análise documental através do software Atlas.ti, específico para pesquisa qualitativa. No primeiro experimento os alunos deveriam propor procedimentos experimentais para realizar medidas de temperaturas, enquanto o outro demandava a queima de alimentos para determinar seu valor energético. Por sua vez, o jogo foi utilizado para abordar interações gravitacionais entre pequenos corpos e planetas, com objetivo de favorecer o entendimento de modelos explicativos para as interações gravitacionais. Nessas atividades foram abordados conteúdos físicos de Calorimetria e Gravitação Universal, previstos no currículo da escola investigada. As análises apontaram indícios de desenvolvimento principalmente de sete das dez competências da BNCC, com predomínio para a valorização e utilização do conhecimento acerca do mundo físico (Competência 1) e utilização de diferentes linguagens, como a Física e a Matemática (Competência 4), em decorrência das características das atividades propostas e da maneira com que elas foram realizadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2722
10.26843/rencima.v11i5.2722
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2722
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i5.2722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2722/1320
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 94-113
2179-426X
10.26843/rencima.v11i5
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131770703872