Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Rosiane Resende
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maciel, Maria Delourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2083
Resumo: A tese resultou de uma pesquisa do tipo intervenção desenvolvida com cinco professores de Biologia da rede de ensino público estadual da Cidade de Belo Horizonte/MG, a partir de um curso de formação (extensão) continuada ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Investigou-se as seguintes questões: que mudanças de atitudes em relação a questões de Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) podem ser identificadas nos professores, após a realização de um curso de formação continuada com esse enfoque e qual o impacto das mesmas sobre a prática educativa desses docentes? O objetivo da pesquisa foi possibilitar que, a partir de um curso de formação continuada sobre NdC&T/CTS, os docentes participantes da pesquisa compreendessem melhor o significado de NdC&T; como funciona a C&T no mundo atual; quais as relações entre CTS e destas com a Alfabetização Científica para todos os cidadãos. Para a coleta aplicou-se o Cuestionario de Opiniones sobre la Ciência, la Tecnologia Y la Sociedade (COCTS) - pré-teste e pós-teste, além dos dados obtidos num diário de bordo do pesquisador, durante a realização de um curso de extensão ofertado aos professores. Os resultados apontaram que a formação realizada a partir desta intervenção (projeto de extensão) promoveu processos reflexivos nos professores participantes o que levou a mudanças de concepções dos docentes em relação à NdC&T/CTS; sensibilizando-os para a pertinência e necessidade de promoverem um ensino de Biologia com enfoque NdC&T/CTS. Proporcionou a compreensão da orientação CTS no currículo, o que pode vir a favorecer a melhoria da educação.  
id UCS-4_93219424c25e1f4d1a91f61405427413
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2083
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)Educação CientíficaCTSNdC&TEnsino de BiologiaA tese resultou de uma pesquisa do tipo intervenção desenvolvida com cinco professores de Biologia da rede de ensino público estadual da Cidade de Belo Horizonte/MG, a partir de um curso de formação (extensão) continuada ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Investigou-se as seguintes questões: que mudanças de atitudes em relação a questões de Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) podem ser identificadas nos professores, após a realização de um curso de formação continuada com esse enfoque e qual o impacto das mesmas sobre a prática educativa desses docentes? O objetivo da pesquisa foi possibilitar que, a partir de um curso de formação continuada sobre NdC&T/CTS, os docentes participantes da pesquisa compreendessem melhor o significado de NdC&T; como funciona a C&T no mundo atual; quais as relações entre CTS e destas com a Alfabetização Científica para todos os cidadãos. Para a coleta aplicou-se o Cuestionario de Opiniones sobre la Ciência, la Tecnologia Y la Sociedade (COCTS) - pré-teste e pós-teste, além dos dados obtidos num diário de bordo do pesquisador, durante a realização de um curso de extensão ofertado aos professores. Os resultados apontaram que a formação realizada a partir desta intervenção (projeto de extensão) promoveu processos reflexivos nos professores participantes o que levou a mudanças de concepções dos docentes em relação à NdC&T/CTS; sensibilizando-os para a pertinência e necessidade de promoverem um ensino de Biologia com enfoque NdC&T/CTS. Proporcionou a compreensão da orientação CTS no currículo, o que pode vir a favorecer a melhoria da educação.  Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/208310.26843/rencima.v9i6.2083Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 502179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2083/1072https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Rosiane ResendeMaciel, Maria Delourdes2023-04-21T00:57:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2083Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:57:36Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
title Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
spellingShingle Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Leite, Rosiane Resende
Educação Científica
CTS
NdC&T
Ensino de Biologia
title_short Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
title_full Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
title_fullStr Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
title_full_unstemmed Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
title_sort Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
author Leite, Rosiane Resende
author_facet Leite, Rosiane Resende
Maciel, Maria Delourdes
author_role author
author2 Maciel, Maria Delourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Rosiane Resende
Maciel, Maria Delourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Científica
CTS
NdC&T
Ensino de Biologia
topic Educação Científica
CTS
NdC&T
Ensino de Biologia
description A tese resultou de uma pesquisa do tipo intervenção desenvolvida com cinco professores de Biologia da rede de ensino público estadual da Cidade de Belo Horizonte/MG, a partir de um curso de formação (extensão) continuada ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Investigou-se as seguintes questões: que mudanças de atitudes em relação a questões de Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) podem ser identificadas nos professores, após a realização de um curso de formação continuada com esse enfoque e qual o impacto das mesmas sobre a prática educativa desses docentes? O objetivo da pesquisa foi possibilitar que, a partir de um curso de formação continuada sobre NdC&T/CTS, os docentes participantes da pesquisa compreendessem melhor o significado de NdC&T; como funciona a C&T no mundo atual; quais as relações entre CTS e destas com a Alfabetização Científica para todos os cidadãos. Para a coleta aplicou-se o Cuestionario de Opiniones sobre la Ciência, la Tecnologia Y la Sociedade (COCTS) - pré-teste e pós-teste, além dos dados obtidos num diário de bordo do pesquisador, durante a realização de um curso de extensão ofertado aos professores. Os resultados apontaram que a formação realizada a partir desta intervenção (projeto de extensão) promoveu processos reflexivos nos professores participantes o que levou a mudanças de concepções dos docentes em relação à NdC&T/CTS; sensibilizando-os para a pertinência e necessidade de promoverem um ensino de Biologia com enfoque NdC&T/CTS. Proporcionou a compreensão da orientação CTS no currículo, o que pode vir a favorecer a melhoria da educação.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2083
10.26843/rencima.v9i6.2083
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2083
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2083/1072
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 50
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130803916800