Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2083 |
Resumo: | A tese resultou de uma pesquisa do tipo intervenção desenvolvida com cinco professores de Biologia da rede de ensino público estadual da Cidade de Belo Horizonte/MG, a partir de um curso de formação (extensão) continuada ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Investigou-se as seguintes questões: que mudanças de atitudes em relação a questões de Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) podem ser identificadas nos professores, após a realização de um curso de formação continuada com esse enfoque e qual o impacto das mesmas sobre a prática educativa desses docentes? O objetivo da pesquisa foi possibilitar que, a partir de um curso de formação continuada sobre NdC&T/CTS, os docentes participantes da pesquisa compreendessem melhor o significado de NdC&T; como funciona a C&T no mundo atual; quais as relações entre CTS e destas com a Alfabetização Científica para todos os cidadãos. Para a coleta aplicou-se o Cuestionario de Opiniones sobre la Ciência, la Tecnologia Y la Sociedade (COCTS) - pré-teste e pós-teste, além dos dados obtidos num diário de bordo do pesquisador, durante a realização de um curso de extensão ofertado aos professores. Os resultados apontaram que a formação realizada a partir desta intervenção (projeto de extensão) promoveu processos reflexivos nos professores participantes o que levou a mudanças de concepções dos docentes em relação à NdC&T/CTS; sensibilizando-os para a pertinência e necessidade de promoverem um ensino de Biologia com enfoque NdC&T/CTS. Proporcionou a compreensão da orientação CTS no currículo, o que pode vir a favorecer a melhoria da educação. |
id |
UCS-4_93219424c25e1f4d1a91f61405427413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2083 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)Educação CientíficaCTSNdC&TEnsino de BiologiaA tese resultou de uma pesquisa do tipo intervenção desenvolvida com cinco professores de Biologia da rede de ensino público estadual da Cidade de Belo Horizonte/MG, a partir de um curso de formação (extensão) continuada ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Investigou-se as seguintes questões: que mudanças de atitudes em relação a questões de Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) podem ser identificadas nos professores, após a realização de um curso de formação continuada com esse enfoque e qual o impacto das mesmas sobre a prática educativa desses docentes? O objetivo da pesquisa foi possibilitar que, a partir de um curso de formação continuada sobre NdC&T/CTS, os docentes participantes da pesquisa compreendessem melhor o significado de NdC&T; como funciona a C&T no mundo atual; quais as relações entre CTS e destas com a Alfabetização Científica para todos os cidadãos. Para a coleta aplicou-se o Cuestionario de Opiniones sobre la Ciência, la Tecnologia Y la Sociedade (COCTS) - pré-teste e pós-teste, além dos dados obtidos num diário de bordo do pesquisador, durante a realização de um curso de extensão ofertado aos professores. Os resultados apontaram que a formação realizada a partir desta intervenção (projeto de extensão) promoveu processos reflexivos nos professores participantes o que levou a mudanças de concepções dos docentes em relação à NdC&T/CTS; sensibilizando-os para a pertinência e necessidade de promoverem um ensino de Biologia com enfoque NdC&T/CTS. Proporcionou a compreensão da orientação CTS no currículo, o que pode vir a favorecer a melhoria da educação. Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/208310.26843/rencima.v9i6.2083Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 502179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2083/1072https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Rosiane ResendeMaciel, Maria Delourdes2023-04-21T00:57:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2083Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:57:36Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) |
title |
Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) |
spellingShingle |
Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Leite, Rosiane Resende Educação Científica CTS NdC&T Ensino de Biologia |
title_short |
Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) |
title_full |
Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) |
title_fullStr |
Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) |
title_full_unstemmed |
Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) |
title_sort |
Formação continuada para professores de Biologia sobre Natureza da Ciência e Tecnologia (NDC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) |
author |
Leite, Rosiane Resende |
author_facet |
Leite, Rosiane Resende Maciel, Maria Delourdes |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Maria Delourdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Rosiane Resende Maciel, Maria Delourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Científica CTS NdC&T Ensino de Biologia |
topic |
Educação Científica CTS NdC&T Ensino de Biologia |
description |
A tese resultou de uma pesquisa do tipo intervenção desenvolvida com cinco professores de Biologia da rede de ensino público estadual da Cidade de Belo Horizonte/MG, a partir de um curso de formação (extensão) continuada ofertado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Investigou-se as seguintes questões: que mudanças de atitudes em relação a questões de Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T) e Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) podem ser identificadas nos professores, após a realização de um curso de formação continuada com esse enfoque e qual o impacto das mesmas sobre a prática educativa desses docentes? O objetivo da pesquisa foi possibilitar que, a partir de um curso de formação continuada sobre NdC&T/CTS, os docentes participantes da pesquisa compreendessem melhor o significado de NdC&T; como funciona a C&T no mundo atual; quais as relações entre CTS e destas com a Alfabetização Científica para todos os cidadãos. Para a coleta aplicou-se o Cuestionario de Opiniones sobre la Ciência, la Tecnologia Y la Sociedade (COCTS) - pré-teste e pós-teste, além dos dados obtidos num diário de bordo do pesquisador, durante a realização de um curso de extensão ofertado aos professores. Os resultados apontaram que a formação realizada a partir desta intervenção (projeto de extensão) promoveu processos reflexivos nos professores participantes o que levou a mudanças de concepções dos docentes em relação à NdC&T/CTS; sensibilizando-os para a pertinência e necessidade de promoverem um ensino de Biologia com enfoque NdC&T/CTS. Proporcionou a compreensão da orientação CTS no currículo, o que pode vir a favorecer a melhoria da educação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2083 10.26843/rencima.v9i6.2083 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2083 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v9i6.2083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2083/1072 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 50 2179-426X 10.26843/rencima.v9i6 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130803916800 |