Alfabetização Científica, enfoque CTSA e questões sociocientíficas no ensino de ecologia: saberes e práticas de docentes da rede municipal de Lagarto – SE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Tatiane da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Landim, Myrna Friederichs
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1750
Resumo: Propostas de ensino que contemplem a interação entre a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) através de discussões de Questões Sociocientíficas (QSC) vêm ganhando destaque diante da necessidade de uma educação voltada para a Alfabetização Científica (AC) dos estudantes. Na abordagem dos conteúdos de Ecologia, a implantação desses pressupostos auxilia no entendimento das inter-relações ambientais e de como as ações antrópicas interferem no meio que vivemos. Este trabalho objetiva investigar os saberes sobre a AC, o enfoque CTSA e as QSC, bem como a forma como o conteúdo de Ecologia é abordado nas aulas de professores de Ciências da rede municipal de ensino de Lagarto, região centro-sul de Sergipe. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, respondido por 13 dos 22 professores de Ciências, os quais demonstraram ter certo conhecimento acerca da AC, do enfoque CTSA e das QSC. No entanto, a realidade local ainda parece ser pouco abordada nas suas aulas de Ecologia. Faz-se, portanto, necessário a realização de ações voltadas para a concretização de um ensino de Ciências contextualizado, a exemplo de uma sólida formação docente (inicial e continuada), capaz de estimular o posicionamento crítico dos estudantes diante de situações que exijam a tomada de decisões.
id UCS-4_97c2d67f75da460e75ea5ecdd607423b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1750
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Alfabetização Científica, enfoque CTSA e questões sociocientíficas no ensino de ecologia: saberes e práticas de docentes da rede municipal de Lagarto – SEAlfabetização CientíficaCTSAQuestões SociocientíficasEnsino de EcologiaPropostas de ensino que contemplem a interação entre a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) através de discussões de Questões Sociocientíficas (QSC) vêm ganhando destaque diante da necessidade de uma educação voltada para a Alfabetização Científica (AC) dos estudantes. Na abordagem dos conteúdos de Ecologia, a implantação desses pressupostos auxilia no entendimento das inter-relações ambientais e de como as ações antrópicas interferem no meio que vivemos. Este trabalho objetiva investigar os saberes sobre a AC, o enfoque CTSA e as QSC, bem como a forma como o conteúdo de Ecologia é abordado nas aulas de professores de Ciências da rede municipal de ensino de Lagarto, região centro-sul de Sergipe. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, respondido por 13 dos 22 professores de Ciências, os quais demonstraram ter certo conhecimento acerca da AC, do enfoque CTSA e das QSC. No entanto, a realidade local ainda parece ser pouco abordada nas suas aulas de Ecologia. Faz-se, portanto, necessário a realização de ações voltadas para a concretização de um ensino de Ciências contextualizado, a exemplo de uma sólida formação docente (inicial e continuada), capaz de estimular o posicionamento crítico dos estudantes diante de situações que exijam a tomada de decisões.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/175010.26843/rencima.v11i3.1750Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 16-362179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1750/1253https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Tatiane da SilvaLandim, Myrna Friederichs2023-04-21T21:00:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1750Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:00:55Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização Científica, enfoque CTSA e questões sociocientíficas no ensino de ecologia: saberes e práticas de docentes da rede municipal de Lagarto – SE
title Alfabetização Científica, enfoque CTSA e questões sociocientíficas no ensino de ecologia: saberes e práticas de docentes da rede municipal de Lagarto – SE
spellingShingle Alfabetização Científica, enfoque CTSA e questões sociocientíficas no ensino de ecologia: saberes e práticas de docentes da rede municipal de Lagarto – SE
Santos, Tatiane da Silva
Alfabetização Científica
CTSA
Questões Sociocientíficas
Ensino de Ecologia
title_short Alfabetização Científica, enfoque CTSA e questões sociocientíficas no ensino de ecologia: saberes e práticas de docentes da rede municipal de Lagarto – SE
title_full Alfabetização Científica, enfoque CTSA e questões sociocientíficas no ensino de ecologia: saberes e práticas de docentes da rede municipal de Lagarto – SE
title_fullStr Alfabetização Científica, enfoque CTSA e questões sociocientíficas no ensino de ecologia: saberes e práticas de docentes da rede municipal de Lagarto – SE
title_full_unstemmed Alfabetização Científica, enfoque CTSA e questões sociocientíficas no ensino de ecologia: saberes e práticas de docentes da rede municipal de Lagarto – SE
title_sort Alfabetização Científica, enfoque CTSA e questões sociocientíficas no ensino de ecologia: saberes e práticas de docentes da rede municipal de Lagarto – SE
author Santos, Tatiane da Silva
author_facet Santos, Tatiane da Silva
Landim, Myrna Friederichs
author_role author
author2 Landim, Myrna Friederichs
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Tatiane da Silva
Landim, Myrna Friederichs
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Científica
CTSA
Questões Sociocientíficas
Ensino de Ecologia
topic Alfabetização Científica
CTSA
Questões Sociocientíficas
Ensino de Ecologia
description Propostas de ensino que contemplem a interação entre a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) através de discussões de Questões Sociocientíficas (QSC) vêm ganhando destaque diante da necessidade de uma educação voltada para a Alfabetização Científica (AC) dos estudantes. Na abordagem dos conteúdos de Ecologia, a implantação desses pressupostos auxilia no entendimento das inter-relações ambientais e de como as ações antrópicas interferem no meio que vivemos. Este trabalho objetiva investigar os saberes sobre a AC, o enfoque CTSA e as QSC, bem como a forma como o conteúdo de Ecologia é abordado nas aulas de professores de Ciências da rede municipal de ensino de Lagarto, região centro-sul de Sergipe. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, respondido por 13 dos 22 professores de Ciências, os quais demonstraram ter certo conhecimento acerca da AC, do enfoque CTSA e das QSC. No entanto, a realidade local ainda parece ser pouco abordada nas suas aulas de Ecologia. Faz-se, portanto, necessário a realização de ações voltadas para a concretização de um ensino de Ciências contextualizado, a exemplo de uma sólida formação docente (inicial e continuada), capaz de estimular o posicionamento crítico dos estudantes diante de situações que exijam a tomada de decisões.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1750
10.26843/rencima.v11i3.1750
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1750
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i3.1750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1750/1253
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 16-36
2179-426X
10.26843/rencima.v11i3
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130653970432