Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2084 |
Resumo: | Este trabalho, fruto da tese de doutorado defendida em 2014, teve como objetivo analisar os portfólios de cinco estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade da cidade de São Paulo, com o propósito de identificar “se” e “como” os estágios podem contribuir para as reflexões destes alunos sobre o aprender a ensinar Matemática. A questão diretriz desta pesquisa é “Que mudanças são necessárias à organização e desenvolvimento dos estágios para melhorar a formação inicial dos pedagogos para ensinar Matemática?”. Por meio de pesquisa de natureza qualitativa, utilizou-se o método de estudo de caso, na análise dos relatos dos sujeitos da pesquisa registrados em seus portfólios, com base em Chamoso Sánchez, Cáceres Garcia e Azcárate Goded (2011). Nossas discussões embasaram-se nos aportes teóricos de diferentes autores que tratam da formação dos professores, do ensino de Matemática e da importância do estágio nessa formação. Uma pesquisa documental na legislação vigente, nos documentos norteadores da realização do estágio na Universidade em questão, nas ementas das disciplinas relativas à formação para ensinar Matemática, além de um mapeamento sobre as produções existentes sobre o tema, contribuiu para a análise de nossas questões. As considerações finais mostram que os estágios poderão contribuir efetivamente para a formação dos professores que vão ensinar Matemática, se forem realizadas importantes mudanças na organização dos mesmos na Universidade e em seu desenvolvimento nas escolas de Ensino Fundamental; na postura dos professores orientadores de estágio na Universidade e dos professores que acompanham os estagiários nas escolas. As constatações destacadas, os desafios e as contribuições para superá-los evidenciados em nossas conclusões mostram que se o estágio for direcionado em sua organização e desenvolvimento, poderá contribuir para melhorar a formação inicial dos pedagogos para ensinar Matemática. |
id |
UCS-4_9ed0a9774fd1a0c1ae9fd987d98cb0a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2084 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricularFormação de ProfessoresEstágio Curricular SupervisionadoEnsino de MatemáticaEducação MatemáticaEste trabalho, fruto da tese de doutorado defendida em 2014, teve como objetivo analisar os portfólios de cinco estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade da cidade de São Paulo, com o propósito de identificar “se” e “como” os estágios podem contribuir para as reflexões destes alunos sobre o aprender a ensinar Matemática. A questão diretriz desta pesquisa é “Que mudanças são necessárias à organização e desenvolvimento dos estágios para melhorar a formação inicial dos pedagogos para ensinar Matemática?”. Por meio de pesquisa de natureza qualitativa, utilizou-se o método de estudo de caso, na análise dos relatos dos sujeitos da pesquisa registrados em seus portfólios, com base em Chamoso Sánchez, Cáceres Garcia e Azcárate Goded (2011). Nossas discussões embasaram-se nos aportes teóricos de diferentes autores que tratam da formação dos professores, do ensino de Matemática e da importância do estágio nessa formação. Uma pesquisa documental na legislação vigente, nos documentos norteadores da realização do estágio na Universidade em questão, nas ementas das disciplinas relativas à formação para ensinar Matemática, além de um mapeamento sobre as produções existentes sobre o tema, contribuiu para a análise de nossas questões. As considerações finais mostram que os estágios poderão contribuir efetivamente para a formação dos professores que vão ensinar Matemática, se forem realizadas importantes mudanças na organização dos mesmos na Universidade e em seu desenvolvimento nas escolas de Ensino Fundamental; na postura dos professores orientadores de estágio na Universidade e dos professores que acompanham os estagiários nas escolas. As constatações destacadas, os desafios e as contribuições para superá-los evidenciados em nossas conclusões mostram que se o estágio for direcionado em sua organização e desenvolvimento, poderá contribuir para melhorar a formação inicial dos pedagogos para ensinar Matemática.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/208410.26843/rencima.v9i6.2084Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 512179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2084/1073https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Julia de Cassia PereiraCuri, Edda2023-04-21T00:58:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2084Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:58:08Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular |
title |
Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular |
spellingShingle |
Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular Nascimento, Julia de Cassia Pereira Formação de Professores Estágio Curricular Supervisionado Ensino de Matemática Educação Matemática |
title_short |
Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular |
title_full |
Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular |
title_fullStr |
Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular |
title_full_unstemmed |
Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular |
title_sort |
Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular |
author |
Nascimento, Julia de Cassia Pereira |
author_facet |
Nascimento, Julia de Cassia Pereira Curi, Edda |
author_role |
author |
author2 |
Curi, Edda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Julia de Cassia Pereira Curi, Edda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Estágio Curricular Supervisionado Ensino de Matemática Educação Matemática |
topic |
Formação de Professores Estágio Curricular Supervisionado Ensino de Matemática Educação Matemática |
description |
Este trabalho, fruto da tese de doutorado defendida em 2014, teve como objetivo analisar os portfólios de cinco estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade da cidade de São Paulo, com o propósito de identificar “se” e “como” os estágios podem contribuir para as reflexões destes alunos sobre o aprender a ensinar Matemática. A questão diretriz desta pesquisa é “Que mudanças são necessárias à organização e desenvolvimento dos estágios para melhorar a formação inicial dos pedagogos para ensinar Matemática?”. Por meio de pesquisa de natureza qualitativa, utilizou-se o método de estudo de caso, na análise dos relatos dos sujeitos da pesquisa registrados em seus portfólios, com base em Chamoso Sánchez, Cáceres Garcia e Azcárate Goded (2011). Nossas discussões embasaram-se nos aportes teóricos de diferentes autores que tratam da formação dos professores, do ensino de Matemática e da importância do estágio nessa formação. Uma pesquisa documental na legislação vigente, nos documentos norteadores da realização do estágio na Universidade em questão, nas ementas das disciplinas relativas à formação para ensinar Matemática, além de um mapeamento sobre as produções existentes sobre o tema, contribuiu para a análise de nossas questões. As considerações finais mostram que os estágios poderão contribuir efetivamente para a formação dos professores que vão ensinar Matemática, se forem realizadas importantes mudanças na organização dos mesmos na Universidade e em seu desenvolvimento nas escolas de Ensino Fundamental; na postura dos professores orientadores de estágio na Universidade e dos professores que acompanham os estagiários nas escolas. As constatações destacadas, os desafios e as contribuições para superá-los evidenciados em nossas conclusões mostram que se o estágio for direcionado em sua organização e desenvolvimento, poderá contribuir para melhorar a formação inicial dos pedagogos para ensinar Matemática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2084 10.26843/rencima.v9i6.2084 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2084 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v9i6.2084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2084/1073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 51 2179-426X 10.26843/rencima.v9i6 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130806013952 |