Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Julia de Cassia Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Curi, Edda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2084
Resumo: Este trabalho, fruto da tese de doutorado defendida em 2014, teve como objetivo analisar os portfólios de cinco estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade da cidade de São Paulo, com o propósito de identificar “se” e “como” os estágios podem contribuir para as reflexões destes alunos sobre o aprender a ensinar Matemática. A questão diretriz desta pesquisa é “Que mudanças são necessárias à organização e desenvolvimento dos estágios para melhorar a formação inicial dos pedagogos para ensinar Matemática?”. Por meio de pesquisa de natureza qualitativa, utilizou-se o método de estudo de caso, na análise dos relatos dos sujeitos da pesquisa registrados em seus portfólios, com base em Chamoso Sánchez, Cáceres Garcia e Azcárate Goded (2011). Nossas discussões embasaram-se nos aportes teóricos de diferentes autores que tratam da formação dos professores, do ensino de Matemática e da importância do estágio nessa formação. Uma pesquisa documental na legislação vigente, nos documentos norteadores da realização do estágio na Universidade em questão, nas ementas das disciplinas relativas à formação para ensinar Matemática, além de um mapeamento sobre as produções existentes sobre o tema, contribuiu para a análise de nossas questões. As considerações finais mostram que os estágios poderão contribuir efetivamente para a formação dos professores que vão ensinar Matemática, se forem realizadas importantes mudanças na organização dos mesmos na Universidade e em seu desenvolvimento nas escolas de Ensino Fundamental; na postura dos professores orientadores de estágio na Universidade e dos professores que acompanham os estagiários nas escolas. As constatações destacadas, os desafios e as contribuições para superá-los evidenciados em nossas conclusões mostram que se o estágio for direcionado em sua organização e desenvolvimento, poderá contribuir para melhorar a formação inicial dos pedagogos para ensinar Matemática.
id UCS-4_9ed0a9774fd1a0c1ae9fd987d98cb0a5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2084
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricularFormação de ProfessoresEstágio Curricular SupervisionadoEnsino de MatemáticaEducação MatemáticaEste trabalho, fruto da tese de doutorado defendida em 2014, teve como objetivo analisar os portfólios de cinco estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade da cidade de São Paulo, com o propósito de identificar “se” e “como” os estágios podem contribuir para as reflexões destes alunos sobre o aprender a ensinar Matemática. A questão diretriz desta pesquisa é “Que mudanças são necessárias à organização e desenvolvimento dos estágios para melhorar a formação inicial dos pedagogos para ensinar Matemática?”. Por meio de pesquisa de natureza qualitativa, utilizou-se o método de estudo de caso, na análise dos relatos dos sujeitos da pesquisa registrados em seus portfólios, com base em Chamoso Sánchez, Cáceres Garcia e Azcárate Goded (2011). Nossas discussões embasaram-se nos aportes teóricos de diferentes autores que tratam da formação dos professores, do ensino de Matemática e da importância do estágio nessa formação. Uma pesquisa documental na legislação vigente, nos documentos norteadores da realização do estágio na Universidade em questão, nas ementas das disciplinas relativas à formação para ensinar Matemática, além de um mapeamento sobre as produções existentes sobre o tema, contribuiu para a análise de nossas questões. As considerações finais mostram que os estágios poderão contribuir efetivamente para a formação dos professores que vão ensinar Matemática, se forem realizadas importantes mudanças na organização dos mesmos na Universidade e em seu desenvolvimento nas escolas de Ensino Fundamental; na postura dos professores orientadores de estágio na Universidade e dos professores que acompanham os estagiários nas escolas. As constatações destacadas, os desafios e as contribuições para superá-los evidenciados em nossas conclusões mostram que se o estágio for direcionado em sua organização e desenvolvimento, poderá contribuir para melhorar a formação inicial dos pedagogos para ensinar Matemática.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/208410.26843/rencima.v9i6.2084Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 512179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2084/1073https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Julia de Cassia PereiraCuri, Edda2023-04-21T00:58:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2084Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:58:08Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular
title Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular
spellingShingle Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular
Nascimento, Julia de Cassia Pereira
Formação de Professores
Estágio Curricular Supervisionado
Ensino de Matemática
Educação Matemática
title_short Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular
title_full Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular
title_fullStr Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular
title_full_unstemmed Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular
title_sort Formação Inicial de Pedagogos para ensinar Matemática: constatações, reflexões e desafios do estágio curricular
author Nascimento, Julia de Cassia Pereira
author_facet Nascimento, Julia de Cassia Pereira
Curi, Edda
author_role author
author2 Curi, Edda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Julia de Cassia Pereira
Curi, Edda
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Estágio Curricular Supervisionado
Ensino de Matemática
Educação Matemática
topic Formação de Professores
Estágio Curricular Supervisionado
Ensino de Matemática
Educação Matemática
description Este trabalho, fruto da tese de doutorado defendida em 2014, teve como objetivo analisar os portfólios de cinco estudantes do curso de Pedagogia de uma Universidade da cidade de São Paulo, com o propósito de identificar “se” e “como” os estágios podem contribuir para as reflexões destes alunos sobre o aprender a ensinar Matemática. A questão diretriz desta pesquisa é “Que mudanças são necessárias à organização e desenvolvimento dos estágios para melhorar a formação inicial dos pedagogos para ensinar Matemática?”. Por meio de pesquisa de natureza qualitativa, utilizou-se o método de estudo de caso, na análise dos relatos dos sujeitos da pesquisa registrados em seus portfólios, com base em Chamoso Sánchez, Cáceres Garcia e Azcárate Goded (2011). Nossas discussões embasaram-se nos aportes teóricos de diferentes autores que tratam da formação dos professores, do ensino de Matemática e da importância do estágio nessa formação. Uma pesquisa documental na legislação vigente, nos documentos norteadores da realização do estágio na Universidade em questão, nas ementas das disciplinas relativas à formação para ensinar Matemática, além de um mapeamento sobre as produções existentes sobre o tema, contribuiu para a análise de nossas questões. As considerações finais mostram que os estágios poderão contribuir efetivamente para a formação dos professores que vão ensinar Matemática, se forem realizadas importantes mudanças na organização dos mesmos na Universidade e em seu desenvolvimento nas escolas de Ensino Fundamental; na postura dos professores orientadores de estágio na Universidade e dos professores que acompanham os estagiários nas escolas. As constatações destacadas, os desafios e as contribuições para superá-los evidenciados em nossas conclusões mostram que se o estágio for direcionado em sua organização e desenvolvimento, poderá contribuir para melhorar a formação inicial dos pedagogos para ensinar Matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2084
10.26843/rencima.v9i6.2084
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2084
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2084/1073
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 51
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130806013952