Estágio curricular supervisionado na licenciatura em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmer, Iara
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179888
Resumo: Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
id UFSC_867efbb46cd5a93c00c0d52da75aca96
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/179888
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Pontifícia Universidade Católica de São PauloZimmer, IaraMachado, Silvia Dias Alcântara2017-10-03T04:17:37Z2017-10-03T04:17:37Z2017350643https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179888Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.Este estudo teve por objetivo investigar o estágio curricular supervisionado em cursos de licenciatura em matemática, por se tratar de um campo de experiência que integra a formação docente com o campo social em que se realizam as práticas educativas portanto um espaço fundamental nos cursos de formação de professores, por permitir-lhes experiências no contexto escolar, potencializando a heterogeneidade de aprendizagens da prática docente e possibilitando ao licenciando desenvolver conhecimentos, habilidades e reflexões com base nas observações e práticas de como é o ensino e como é ensinar matemática, essenciais à construção da identidade profissional. A pesquisa foi motivada por não ser esta a concepção dominante nos cursos de licenciatura e pela falta de estudos sobre como tal estágio ocorre realmente nesses cursos. Os aportes teóricos que embasaram as análises estão relacionados à legislação, à formação docente, à formação do futuro professor de matemática e ao estágio curricular supervisionado. Utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa, analisamos os projetos pedagógicos das licenciaturas em matemática de cinco universidades federais, uma de cada região brasileira, e entrevistamos sete professores orientadores e 20 estagiários. Para interpretar os dados, utilizamos elementos da análise de conteúdo de Bardin. A constatação geral que obtivemos foi a de um estágio curricular supervisionado que se aproxima da concepção de estágio como espaço em que a teoria e as práticas, em interconexão com os contextos escolares, propiciam a construção de aprendizagens sobre a educação escolar e a docência, com a contribuição da experiência de docentes. A maioria dos projetos pedagógicos analisados explicita que o estágio curricular supervisionado teve seu formato renovado em atendimento à legislação, o que também foi apontado pelos entrevistados. Tanto os professores orientadores quanto os estagiários consideraram, porém, haver desarticulação entre a licenciatura e o estágio curricular supervisionado, fazendo com que o sucesso deste continue atrelado às ações de professores ou grupos de docentes tanto dos departamentos de matemática quanto das faculdades de educação que estão conscientes de serem formadores de professores. Os professores orientadores apontam que as discussões e normatizações mais recentemente ocorridas não alteraram o modo de funcionamento do curso. Ao que tudo indica, enquanto essa tradição acadêmica bacharelesca permanecer vigente nos cursos de licenciatura em matemática, o estágio curricular supervisionado não será assumido pelo corpo docente como componente curricular tão valorizado quanto outros. Assim, o estágio tende a continuar desarticulado e seu desenvolvimento como espaço formativo dependerá de esforços individuais, resultando em mudanças tipicamente lentas na estrutura dos cursos de licenciatura em matemática.<br>Abstract : The mentored curricular internship required of students attending undergraduate teaching certification programs in mathematics in Brazil was selected as the focus of this investigation. The internship is a field of experience where teacher training can be integrated with the social setting in which educational practices take place, thus constituting a crucial period in the training of teachers, providing them with the opportunity to experience the school context and expand the heterogeneous nature of learning acquisition in terms of teaching practices, enabling mathematics students to develop knowledge and skills. Drawing on classroom observations and practices, these students are led to reflect on what teaching consists of and how mathematics should be taught essential elements in building their professional identities. The fact that this is not currently the predominant conception of internship within teaching certification programs prompted this investigation, as did the dearth of studies on how this type of internship actually occurs in these programs. The theoretical framework that guided the analysis addressed the educational legislation, teacher training, training of future mathematics teachers, and mentored curricular internships. Under a qualitative research approach, the study entailed the analysis of pedagogical projects of teaching certification programs in mathematics offered at five federal universities, one from each Brazilian region. Seven internship mentors and 20 interns were interviewed. Data interpretation drew on elements of Laurence Bardin s content analysis. Broadly, the mentored curricular internship was found to approach the conception of internship as a space where theory and practice, in interconnection with school contexts, promote, with the contribution of teachers experience, the construction of learning about school-based education and teaching. Most of the pedagogical projects investigated reported that internship format had been remodeled to comply with changes in legislation an aspect also highlighted by interviewees. However, both mentors and interns reported a lack of coordination between teaching certification programs and internships, which causes internship success to hinge on the efforts of teachers, or groups thereof whether serving at departments of mathematics or schools of education who are aware of their own roles as trainers of future teachers. Mentors pointed out that recent discussions and new norms have not translated to changes in the actual functioning of teaching certification programs, still largely founded on a theory-based focus typical of non-teaching bachelor degree programs. While teaching certification programs in mathematics continue to be shaped after this model, faculty members will be unable to give the mentored curricular internship as much value as they have assigned to more theoretical curricular components. As a result, internships tend to remain disconnected, and their importance as a formative period will continue to depend on individual efforts, resulting in typically slow changes to the structure of teaching certification programs in mathematics.220 p.| il.porMatemáticaEstudo e ensinoEstágios supervisionadosProfessores de matemáticaFormaçãoEstágio curricular supervisionado na licenciatura em matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL350643.pdfapplication/pdf1384125https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/179888/1/350643.pdf9dfa9c3c21ecb49f748bc52a67c5340eMD51123456789/1798882017-10-03 01:17:37.901oai:repositorio.ufsc.br:123456789/179888Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-10-03T04:17:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estágio curricular supervisionado na licenciatura em matemática
title Estágio curricular supervisionado na licenciatura em matemática
spellingShingle Estágio curricular supervisionado na licenciatura em matemática
Zimmer, Iara
Matemática
Estudo e ensino
Estágios supervisionados
Professores de matemática
Formação
title_short Estágio curricular supervisionado na licenciatura em matemática
title_full Estágio curricular supervisionado na licenciatura em matemática
title_fullStr Estágio curricular supervisionado na licenciatura em matemática
title_full_unstemmed Estágio curricular supervisionado na licenciatura em matemática
title_sort Estágio curricular supervisionado na licenciatura em matemática
author Zimmer, Iara
author_facet Zimmer, Iara
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmer, Iara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
contributor_str_mv Machado, Silvia Dias Alcântara
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Matemática
Estudo e ensino
Estágios supervisionados
Professores de matemática
Formação
topic Matemática
Estudo e ensino
Estágios supervisionados
Professores de matemática
Formação
description Tese (doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-03T04:17:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-03T04:17:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179888
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 350643
identifier_str_mv 350643
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 220 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/179888/1/350643.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9dfa9c3c21ecb49f748bc52a67c5340e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805429238628352