Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1529 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo propor como metodologia para o ensino de física, especificamente no conteúdo de calor, a utilização da dinâmica “Que dilatação sou eu?” como recurso didático. Resultados para aplicação da metodologia proposta são apresentados. A atividade foi desenvolvida na escola pública Dr. Santiago Dantas, localizada em Rio Branco-AC, com alunos do 3º ano do Ensino Médio, como parte integradora do projeto de extensão “Ciência na escola: Experimentação e Teoria”, que reúne durante uma semana no período do contraturno, aulas diferenciadas sobre física, química e biologia, desenvolvida por graduandos de Licenciatura das respectivas áreas. Esta ação representa uma das frentes de trabalho desenvolvida por bolsista de física do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/Física) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Os resultados mostram que os estudantes durante a aula e sobretudo na dinâmica, aprimoram o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, além de reconhecerem que a física torna-se mais atrativa com tais ações. Verificou-se ainda que o uso do recurso proposto representa uma nova estratégia de ensino com grande aceitação e participação ativa por parte dos alunos. |
id |
UCS-4_9f59ee908ae4c80ab5fcfcc0fb603895 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1529 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de FísicaEnsino de FísicaRecursos didáticosDinâmicaDilatação térmicaO presente trabalho tem como objetivo propor como metodologia para o ensino de física, especificamente no conteúdo de calor, a utilização da dinâmica “Que dilatação sou eu?” como recurso didático. Resultados para aplicação da metodologia proposta são apresentados. A atividade foi desenvolvida na escola pública Dr. Santiago Dantas, localizada em Rio Branco-AC, com alunos do 3º ano do Ensino Médio, como parte integradora do projeto de extensão “Ciência na escola: Experimentação e Teoria”, que reúne durante uma semana no período do contraturno, aulas diferenciadas sobre física, química e biologia, desenvolvida por graduandos de Licenciatura das respectivas áreas. Esta ação representa uma das frentes de trabalho desenvolvida por bolsista de física do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/Física) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Os resultados mostram que os estudantes durante a aula e sobretudo na dinâmica, aprimoram o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, além de reconhecerem que a física torna-se mais atrativa com tais ações. Verificou-se ainda que o uso do recurso proposto representa uma nova estratégia de ensino com grande aceitação e participação ativa por parte dos alunos.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/152910.26843/rencima.v11i3.1529Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 315-3292179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1529/1272https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Bianca MartinsOliveira, Victoria Cristina Moraisde Amorim, Aline Mariane Alvesdos Reis, Josilany Santos2023-04-21T21:08:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1529Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:08:45Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física |
title |
Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física |
spellingShingle |
Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física Santos, Bianca Martins Ensino de Física Recursos didáticos Dinâmica Dilatação térmica |
title_short |
Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física |
title_full |
Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física |
title_fullStr |
Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física |
title_full_unstemmed |
Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física |
title_sort |
Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física |
author |
Santos, Bianca Martins |
author_facet |
Santos, Bianca Martins Oliveira, Victoria Cristina Morais de Amorim, Aline Mariane Alves dos Reis, Josilany Santos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Victoria Cristina Morais de Amorim, Aline Mariane Alves dos Reis, Josilany Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Bianca Martins Oliveira, Victoria Cristina Morais de Amorim, Aline Mariane Alves dos Reis, Josilany Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Recursos didáticos Dinâmica Dilatação térmica |
topic |
Ensino de Física Recursos didáticos Dinâmica Dilatação térmica |
description |
O presente trabalho tem como objetivo propor como metodologia para o ensino de física, especificamente no conteúdo de calor, a utilização da dinâmica “Que dilatação sou eu?” como recurso didático. Resultados para aplicação da metodologia proposta são apresentados. A atividade foi desenvolvida na escola pública Dr. Santiago Dantas, localizada em Rio Branco-AC, com alunos do 3º ano do Ensino Médio, como parte integradora do projeto de extensão “Ciência na escola: Experimentação e Teoria”, que reúne durante uma semana no período do contraturno, aulas diferenciadas sobre física, química e biologia, desenvolvida por graduandos de Licenciatura das respectivas áreas. Esta ação representa uma das frentes de trabalho desenvolvida por bolsista de física do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/Física) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Os resultados mostram que os estudantes durante a aula e sobretudo na dinâmica, aprimoram o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, além de reconhecerem que a física torna-se mais atrativa com tais ações. Verificou-se ainda que o uso do recurso proposto representa uma nova estratégia de ensino com grande aceitação e participação ativa por parte dos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1529 10.26843/rencima.v11i3.1529 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1529 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i3.1529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1529/1272 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 315-329 2179-426X 10.26843/rencima.v11i3 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130227200000 |