Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bianca Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Victoria Cristina Morais, de Amorim, Aline Mariane Alves, dos Reis, Josilany Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1529
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor como metodologia para o ensino de física, especificamente no conteúdo de calor, a utilização da dinâmica “Que dilatação sou eu?” como recurso didático. Resultados para aplicação da metodologia proposta são apresentados. A atividade foi desenvolvida na escola pública Dr. Santiago Dantas, localizada em Rio Branco-AC, com alunos do 3º ano do Ensino Médio, como parte integradora do projeto de extensão “Ciência na escola: Experimentação e Teoria”, que reúne durante uma semana no período do contraturno, aulas diferenciadas sobre física, química e biologia, desenvolvida por graduandos de Licenciatura das respectivas áreas. Esta ação representa uma das frentes de trabalho desenvolvida por bolsista de física do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/Física) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Os resultados mostram que os estudantes durante a aula e sobretudo na dinâmica, aprimoram o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, além de reconhecerem que a física torna-se mais atrativa com tais ações. Verificou-se ainda que o uso do recurso proposto representa uma nova estratégia de ensino com grande aceitação e participação ativa por parte dos alunos.
id UCS-4_9f59ee908ae4c80ab5fcfcc0fb603895
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1529
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de FísicaEnsino de FísicaRecursos didáticosDinâmicaDilatação térmicaO presente trabalho tem como objetivo propor como metodologia para o ensino de física, especificamente no conteúdo de calor, a utilização da dinâmica “Que dilatação sou eu?” como recurso didático. Resultados para aplicação da metodologia proposta são apresentados. A atividade foi desenvolvida na escola pública Dr. Santiago Dantas, localizada em Rio Branco-AC, com alunos do 3º ano do Ensino Médio, como parte integradora do projeto de extensão “Ciência na escola: Experimentação e Teoria”, que reúne durante uma semana no período do contraturno, aulas diferenciadas sobre física, química e biologia, desenvolvida por graduandos de Licenciatura das respectivas áreas. Esta ação representa uma das frentes de trabalho desenvolvida por bolsista de física do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/Física) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Os resultados mostram que os estudantes durante a aula e sobretudo na dinâmica, aprimoram o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, além de reconhecerem que a física torna-se mais atrativa com tais ações. Verificou-se ainda que o uso do recurso proposto representa uma nova estratégia de ensino com grande aceitação e participação ativa por parte dos alunos.Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/152910.26843/rencima.v11i3.1529Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 315-3292179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1529/1272https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Bianca MartinsOliveira, Victoria Cristina Moraisde Amorim, Aline Mariane Alvesdos Reis, Josilany Santos2023-04-21T21:08:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1529Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:08:45Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física
title Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física
spellingShingle Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física
Santos, Bianca Martins
Ensino de Física
Recursos didáticos
Dinâmica
Dilatação térmica
title_short Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física
title_full Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física
title_fullStr Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física
title_full_unstemmed Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física
title_sort Dinâmica ‘que dilatação sou eu?’, um recurso didático para o ensino de Física
author Santos, Bianca Martins
author_facet Santos, Bianca Martins
Oliveira, Victoria Cristina Morais
de Amorim, Aline Mariane Alves
dos Reis, Josilany Santos
author_role author
author2 Oliveira, Victoria Cristina Morais
de Amorim, Aline Mariane Alves
dos Reis, Josilany Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bianca Martins
Oliveira, Victoria Cristina Morais
de Amorim, Aline Mariane Alves
dos Reis, Josilany Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Recursos didáticos
Dinâmica
Dilatação térmica
topic Ensino de Física
Recursos didáticos
Dinâmica
Dilatação térmica
description O presente trabalho tem como objetivo propor como metodologia para o ensino de física, especificamente no conteúdo de calor, a utilização da dinâmica “Que dilatação sou eu?” como recurso didático. Resultados para aplicação da metodologia proposta são apresentados. A atividade foi desenvolvida na escola pública Dr. Santiago Dantas, localizada em Rio Branco-AC, com alunos do 3º ano do Ensino Médio, como parte integradora do projeto de extensão “Ciência na escola: Experimentação e Teoria”, que reúne durante uma semana no período do contraturno, aulas diferenciadas sobre física, química e biologia, desenvolvida por graduandos de Licenciatura das respectivas áreas. Esta ação representa uma das frentes de trabalho desenvolvida por bolsista de física do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/Física) da Universidade Federal do Acre (UFAC). Os resultados mostram que os estudantes durante a aula e sobretudo na dinâmica, aprimoram o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, além de reconhecerem que a física torna-se mais atrativa com tais ações. Verificou-se ainda que o uso do recurso proposto representa uma nova estratégia de ensino com grande aceitação e participação ativa por parte dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1529
10.26843/rencima.v11i3.1529
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1529
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i3.1529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1529/1272
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 315-329
2179-426X
10.26843/rencima.v11i3
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130227200000