Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4223 |
Resumo: | Este trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática para o ensino dos conceitos de dilatação térmica no ensino médio explorando experimentos demonstrativos. O produto apresentado é composto por um kit formado por quatro experimentos demonstrativos, a saber, acionamento de campainha por dilação de barra metálica, dilatação anel metálico com esfera, lâminas com dois materiais mostrando curvatura da lâmina e modelo de estrutura cristalina, além de um roteiro de atividades. O produto educacional está ancorado na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e busca interagir com os conhecimentos prévios dos alunos, através de atividades que relacionam os conceitos com consequências cotidianas. O material foi elaborado para ser aplicado em dois tempos de 50 minutos, em acordo com a reduzida carga horária da disciplina de Física nesta modalidade de ensino. O produto foi aplicado em colégio da rede estadual de ensino no estado do Rio de Janeiro e o resultado da análise mostrou envolvimento dos alunos nas atividades e bom desempenho dos alunos nas mesmas. Acreditamos que o produto seja potencialmente significativo |
id |
UFF-2_f43f9e4b02d340d40c4050ebdb713610 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4223 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativosEnsino de físicaDilatação térmicaAprendizagem significativaEnsino de físicaEnsino médioDilatação térmicaAprendizagem significativaPhysics teachingThermal dilationMeaningful learningEste trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática para o ensino dos conceitos de dilatação térmica no ensino médio explorando experimentos demonstrativos. O produto apresentado é composto por um kit formado por quatro experimentos demonstrativos, a saber, acionamento de campainha por dilação de barra metálica, dilatação anel metálico com esfera, lâminas com dois materiais mostrando curvatura da lâmina e modelo de estrutura cristalina, além de um roteiro de atividades. O produto educacional está ancorado na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e busca interagir com os conhecimentos prévios dos alunos, através de atividades que relacionam os conceitos com consequências cotidianas. O material foi elaborado para ser aplicado em dois tempos de 50 minutos, em acordo com a reduzida carga horária da disciplina de Física nesta modalidade de ensino. O produto foi aplicado em colégio da rede estadual de ensino no estado do Rio de Janeiro e o resultado da análise mostrou envolvimento dos alunos nas atividades e bom desempenho dos alunos nas mesmas. Acreditamos que o produto seja potencialmente significativoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work describes the elaboration, application and evaluation of a didactic sequence to teach linear dilation of materials in high school level. The educational product is composed by four demonstrative experiments namely bar dilation, ring dilation, bi-material strip, and a crystalline structure model. The experiments are followed by a sequence of activities which relies the physical concepts with quotidian situations. Our work is based on the theory of meaningful learning, from David Ausubel. The activities requires interaction between previous knowledge and concrete situations in order to contribute to a meaningful learning. The resulting educational product was applied in a High School institution of the network of Rio de Janeiro state. The application time is two fifty minutes class, performing a hundred minutes, which is appropriate to the physical class in this level of teaching. The results of our analysis of the application show that our product is potential meaningful to teach thermal dilationHuguenin, José Augusto OliveiraHelayël – Neto, José AbdallaSilva, Ladário daAlmeida, Celso Ponchio de2017-08-21T15:57:44Z2017-08-21T15:57:44Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4223Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T18:07:07Zoai:app.uff.br:1/4223Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-19T18:07:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos |
title |
Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos |
spellingShingle |
Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos Almeida, Celso Ponchio de Ensino de física Dilatação térmica Aprendizagem significativa Ensino de física Ensino médio Dilatação térmica Aprendizagem significativa Physics teaching Thermal dilation Meaningful learning |
title_short |
Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos |
title_full |
Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos |
title_fullStr |
Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos |
title_full_unstemmed |
Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos |
title_sort |
Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos |
author |
Almeida, Celso Ponchio de |
author_facet |
Almeida, Celso Ponchio de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Huguenin, José Augusto Oliveira Helayël – Neto, José Abdalla Silva, Ladário da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Celso Ponchio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Dilatação térmica Aprendizagem significativa Ensino de física Ensino médio Dilatação térmica Aprendizagem significativa Physics teaching Thermal dilation Meaningful learning |
topic |
Ensino de física Dilatação térmica Aprendizagem significativa Ensino de física Ensino médio Dilatação térmica Aprendizagem significativa Physics teaching Thermal dilation Meaningful learning |
description |
Este trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática para o ensino dos conceitos de dilatação térmica no ensino médio explorando experimentos demonstrativos. O produto apresentado é composto por um kit formado por quatro experimentos demonstrativos, a saber, acionamento de campainha por dilação de barra metálica, dilatação anel metálico com esfera, lâminas com dois materiais mostrando curvatura da lâmina e modelo de estrutura cristalina, além de um roteiro de atividades. O produto educacional está ancorado na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e busca interagir com os conhecimentos prévios dos alunos, através de atividades que relacionam os conceitos com consequências cotidianas. O material foi elaborado para ser aplicado em dois tempos de 50 minutos, em acordo com a reduzida carga horária da disciplina de Física nesta modalidade de ensino. O produto foi aplicado em colégio da rede estadual de ensino no estado do Rio de Janeiro e o resultado da análise mostrou envolvimento dos alunos nas atividades e bom desempenho dos alunos nas mesmas. Acreditamos que o produto seja potencialmente significativo |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-21T15:57:44Z 2017-08-21T15:57:44Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4223 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4223 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053677278658560 |