Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Celso Ponchio de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4223
Resumo: Este trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática para o ensino dos conceitos de dilatação térmica no ensino médio explorando experimentos demonstrativos. O produto apresentado é composto por um kit formado por quatro experimentos demonstrativos, a saber, acionamento de campainha por dilação de barra metálica, dilatação anel metálico com esfera, lâminas com dois materiais mostrando curvatura da lâmina e modelo de estrutura cristalina, além de um roteiro de atividades. O produto educacional está ancorado na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e busca interagir com os conhecimentos prévios dos alunos, através de atividades que relacionam os conceitos com consequências cotidianas. O material foi elaborado para ser aplicado em dois tempos de 50 minutos, em acordo com a reduzida carga horária da disciplina de Física nesta modalidade de ensino. O produto foi aplicado em colégio da rede estadual de ensino no estado do Rio de Janeiro e o resultado da análise mostrou envolvimento dos alunos nas atividades e bom desempenho dos alunos nas mesmas. Acreditamos que o produto seja potencialmente significativo
id UFF-2_f43f9e4b02d340d40c4050ebdb713610
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4223
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativosEnsino de físicaDilatação térmicaAprendizagem significativaEnsino de físicaEnsino médioDilatação térmicaAprendizagem significativaPhysics teachingThermal dilationMeaningful learningEste trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática para o ensino dos conceitos de dilatação térmica no ensino médio explorando experimentos demonstrativos. O produto apresentado é composto por um kit formado por quatro experimentos demonstrativos, a saber, acionamento de campainha por dilação de barra metálica, dilatação anel metálico com esfera, lâminas com dois materiais mostrando curvatura da lâmina e modelo de estrutura cristalina, além de um roteiro de atividades. O produto educacional está ancorado na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e busca interagir com os conhecimentos prévios dos alunos, através de atividades que relacionam os conceitos com consequências cotidianas. O material foi elaborado para ser aplicado em dois tempos de 50 minutos, em acordo com a reduzida carga horária da disciplina de Física nesta modalidade de ensino. O produto foi aplicado em colégio da rede estadual de ensino no estado do Rio de Janeiro e o resultado da análise mostrou envolvimento dos alunos nas atividades e bom desempenho dos alunos nas mesmas. Acreditamos que o produto seja potencialmente significativoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis work describes the elaboration, application and evaluation of a didactic sequence to teach linear dilation of materials in high school level. The educational product is composed by four demonstrative experiments namely bar dilation, ring dilation, bi-material strip, and a crystalline structure model. The experiments are followed by a sequence of activities which relies the physical concepts with quotidian situations. Our work is based on the theory of meaningful learning, from David Ausubel. The activities requires interaction between previous knowledge and concrete situations in order to contribute to a meaningful learning. The resulting educational product was applied in a High School institution of the network of Rio de Janeiro state. The application time is two fifty minutes class, performing a hundred minutes, which is appropriate to the physical class in this level of teaching. The results of our analysis of the application show that our product is potential meaningful to teach thermal dilationHuguenin, José Augusto OliveiraHelayël – Neto, José AbdallaSilva, Ladário daAlmeida, Celso Ponchio de2017-08-21T15:57:44Z2017-08-21T15:57:44Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4223Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T18:07:07Zoai:app.uff.br:1/4223Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-19T18:07:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos
title Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos
spellingShingle Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos
Almeida, Celso Ponchio de
Ensino de física
Dilatação térmica
Aprendizagem significativa
Ensino de física
Ensino médio
Dilatação térmica
Aprendizagem significativa
Physics teaching
Thermal dilation
Meaningful learning
title_short Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos
title_full Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos
title_fullStr Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos
title_full_unstemmed Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos
title_sort Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos
author Almeida, Celso Ponchio de
author_facet Almeida, Celso Ponchio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Huguenin, José Augusto Oliveira
Helayël – Neto, José Abdalla
Silva, Ladário da
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Celso Ponchio de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Dilatação térmica
Aprendizagem significativa
Ensino de física
Ensino médio
Dilatação térmica
Aprendizagem significativa
Physics teaching
Thermal dilation
Meaningful learning
topic Ensino de física
Dilatação térmica
Aprendizagem significativa
Ensino de física
Ensino médio
Dilatação térmica
Aprendizagem significativa
Physics teaching
Thermal dilation
Meaningful learning
description Este trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática para o ensino dos conceitos de dilatação térmica no ensino médio explorando experimentos demonstrativos. O produto apresentado é composto por um kit formado por quatro experimentos demonstrativos, a saber, acionamento de campainha por dilação de barra metálica, dilatação anel metálico com esfera, lâminas com dois materiais mostrando curvatura da lâmina e modelo de estrutura cristalina, além de um roteiro de atividades. O produto educacional está ancorado na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel e busca interagir com os conhecimentos prévios dos alunos, através de atividades que relacionam os conceitos com consequências cotidianas. O material foi elaborado para ser aplicado em dois tempos de 50 minutos, em acordo com a reduzida carga horária da disciplina de Física nesta modalidade de ensino. O produto foi aplicado em colégio da rede estadual de ensino no estado do Rio de Janeiro e o resultado da análise mostrou envolvimento dos alunos nas atividades e bom desempenho dos alunos nas mesmas. Acreditamos que o produto seja potencialmente significativo
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-21T15:57:44Z
2017-08-21T15:57:44Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4223
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4223
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135369217474560