Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sepini, Ricardo Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Maciel, Maria Delourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2091
Resumo: Nesta tese investigou-se as possibilidades de mudanças de concepções atitudinais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)/Natureza da Ciência e  Tecnologia  (NdC&T). Procuramos responder a seguinte questão: que mudanças de concepções atitudinais em relação aos temas CTS/NdC&T podem  ser  provocadas  nos  estudantes  concluintes  do  Ensino  Médio  e  da Graduação  em  Ciências  Biológicas,  a  partir  de  uma  intervenção  pedagógica com emprego de uma sequência didática  (SD)?  Esta pesquisa justifica-se pela importância do tema e pela necessidade de apontar caminhos para minimizar as carências já diagnosticadas em outras pesquisas e contribuir para o planejamento e a realização de atividades de ensino e aprendizagem relacionados com o enfoque CTS/NdC&T.  O  objetivo  geral  foi  contribuir  para  melhorar  a compreensão  e  a  qualidade  do  ensino  e  da  aprendizagem  sobre  NdC&T  de estudantes de escola básica e da graduação  por meio de um instrumento de intervenção  didática.  Optamos pela pesquisa intervenção experimental por conjugar métodos qualitativos e quantitativos.  Como modelo estatístico utilizou-se o teste de Wilcoxon.  A comparação entre os resultados da Escola Básica com os da Graduação revelou que os estudantes apresentam concepções atitudinais muito próximas; que a SD quando desenvolvida e aplicada de forma intencional e explícita, é um potencial instrumento de melhoria da compreensão acerca de questões relacionadas com NdC&T/CTS. Concluímos e defendemos nesta tese, que mudanças de concepções atitudinais CTS/NdC&T podem ser intencionalmente provocadas no espaço da sala  de  aula,  desde  que  no  processo de ensino e aprendizagem sejam empregados instrumentos didáticos inovadores e adequados à  formação pretendida, ou seja, instrumentos pautados no enfoque CTS/NdC&T, no desenvolvimento do  pensamento crítico e no compromisso com a formação para a cidadania.  
id UCS-4_a195a920671a1844c8d29e9cdd810044
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2091
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T)Ensino de CiênciasNatureza da Ciência e da TecnologiaSequência DidáticaNesta tese investigou-se as possibilidades de mudanças de concepções atitudinais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)/Natureza da Ciência e  Tecnologia  (NdC&T). Procuramos responder a seguinte questão: que mudanças de concepções atitudinais em relação aos temas CTS/NdC&T podem  ser  provocadas  nos  estudantes  concluintes  do  Ensino  Médio  e  da Graduação  em  Ciências  Biológicas,  a  partir  de  uma  intervenção  pedagógica com emprego de uma sequência didática  (SD)?  Esta pesquisa justifica-se pela importância do tema e pela necessidade de apontar caminhos para minimizar as carências já diagnosticadas em outras pesquisas e contribuir para o planejamento e a realização de atividades de ensino e aprendizagem relacionados com o enfoque CTS/NdC&T.  O  objetivo  geral  foi  contribuir  para  melhorar  a compreensão  e  a  qualidade  do  ensino  e  da  aprendizagem  sobre  NdC&T  de estudantes de escola básica e da graduação  por meio de um instrumento de intervenção  didática.  Optamos pela pesquisa intervenção experimental por conjugar métodos qualitativos e quantitativos.  Como modelo estatístico utilizou-se o teste de Wilcoxon.  A comparação entre os resultados da Escola Básica com os da Graduação revelou que os estudantes apresentam concepções atitudinais muito próximas; que a SD quando desenvolvida e aplicada de forma intencional e explícita, é um potencial instrumento de melhoria da compreensão acerca de questões relacionadas com NdC&T/CTS. Concluímos e defendemos nesta tese, que mudanças de concepções atitudinais CTS/NdC&T podem ser intencionalmente provocadas no espaço da sala  de  aula,  desde  que  no  processo de ensino e aprendizagem sejam empregados instrumentos didáticos inovadores e adequados à  formação pretendida, ou seja, instrumentos pautados no enfoque CTS/NdC&T, no desenvolvimento do  pensamento crítico e no compromisso com a formação para a cidadania.  Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/209110.26843/rencima.v9i6.2091Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 582179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2091/1080https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSepini, Ricardo PereiraMaciel, Maria Delourdes2023-04-21T01:01:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2091Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T01:01:44Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T)
title Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T)
spellingShingle Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T)
Sepini, Ricardo Pereira
Ensino de Ciências
Natureza da Ciência e da Tecnologia
Sequência Didática
title_short Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T)
title_full Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T)
title_fullStr Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T)
title_full_unstemmed Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T)
title_sort Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T)
author Sepini, Ricardo Pereira
author_facet Sepini, Ricardo Pereira
Maciel, Maria Delourdes
author_role author
author2 Maciel, Maria Delourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sepini, Ricardo Pereira
Maciel, Maria Delourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Natureza da Ciência e da Tecnologia
Sequência Didática
topic Ensino de Ciências
Natureza da Ciência e da Tecnologia
Sequência Didática
description Nesta tese investigou-se as possibilidades de mudanças de concepções atitudinais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)/Natureza da Ciência e  Tecnologia  (NdC&T). Procuramos responder a seguinte questão: que mudanças de concepções atitudinais em relação aos temas CTS/NdC&T podem  ser  provocadas  nos  estudantes  concluintes  do  Ensino  Médio  e  da Graduação  em  Ciências  Biológicas,  a  partir  de  uma  intervenção  pedagógica com emprego de uma sequência didática  (SD)?  Esta pesquisa justifica-se pela importância do tema e pela necessidade de apontar caminhos para minimizar as carências já diagnosticadas em outras pesquisas e contribuir para o planejamento e a realização de atividades de ensino e aprendizagem relacionados com o enfoque CTS/NdC&T.  O  objetivo  geral  foi  contribuir  para  melhorar  a compreensão  e  a  qualidade  do  ensino  e  da  aprendizagem  sobre  NdC&T  de estudantes de escola básica e da graduação  por meio de um instrumento de intervenção  didática.  Optamos pela pesquisa intervenção experimental por conjugar métodos qualitativos e quantitativos.  Como modelo estatístico utilizou-se o teste de Wilcoxon.  A comparação entre os resultados da Escola Básica com os da Graduação revelou que os estudantes apresentam concepções atitudinais muito próximas; que a SD quando desenvolvida e aplicada de forma intencional e explícita, é um potencial instrumento de melhoria da compreensão acerca de questões relacionadas com NdC&T/CTS. Concluímos e defendemos nesta tese, que mudanças de concepções atitudinais CTS/NdC&T podem ser intencionalmente provocadas no espaço da sala  de  aula,  desde  que  no  processo de ensino e aprendizagem sejam empregados instrumentos didáticos inovadores e adequados à  formação pretendida, ou seja, instrumentos pautados no enfoque CTS/NdC&T, no desenvolvimento do  pensamento crítico e no compromisso com a formação para a cidadania.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2091
10.26843/rencima.v9i6.2091
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2091
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2091/1080
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 58
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130820694016