Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2091 |
Resumo: | Nesta tese investigou-se as possibilidades de mudanças de concepções atitudinais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)/Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T). Procuramos responder a seguinte questão: que mudanças de concepções atitudinais em relação aos temas CTS/NdC&T podem ser provocadas nos estudantes concluintes do Ensino Médio e da Graduação em Ciências Biológicas, a partir de uma intervenção pedagógica com emprego de uma sequência didática (SD)? Esta pesquisa justifica-se pela importância do tema e pela necessidade de apontar caminhos para minimizar as carências já diagnosticadas em outras pesquisas e contribuir para o planejamento e a realização de atividades de ensino e aprendizagem relacionados com o enfoque CTS/NdC&T. O objetivo geral foi contribuir para melhorar a compreensão e a qualidade do ensino e da aprendizagem sobre NdC&T de estudantes de escola básica e da graduação por meio de um instrumento de intervenção didática. Optamos pela pesquisa intervenção experimental por conjugar métodos qualitativos e quantitativos. Como modelo estatístico utilizou-se o teste de Wilcoxon. A comparação entre os resultados da Escola Básica com os da Graduação revelou que os estudantes apresentam concepções atitudinais muito próximas; que a SD quando desenvolvida e aplicada de forma intencional e explícita, é um potencial instrumento de melhoria da compreensão acerca de questões relacionadas com NdC&T/CTS. Concluímos e defendemos nesta tese, que mudanças de concepções atitudinais CTS/NdC&T podem ser intencionalmente provocadas no espaço da sala de aula, desde que no processo de ensino e aprendizagem sejam empregados instrumentos didáticos inovadores e adequados à formação pretendida, ou seja, instrumentos pautados no enfoque CTS/NdC&T, no desenvolvimento do pensamento crítico e no compromisso com a formação para a cidadania. |
id |
UCS-4_a195a920671a1844c8d29e9cdd810044 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2091 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T)Ensino de CiênciasNatureza da Ciência e da TecnologiaSequência DidáticaNesta tese investigou-se as possibilidades de mudanças de concepções atitudinais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)/Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T). Procuramos responder a seguinte questão: que mudanças de concepções atitudinais em relação aos temas CTS/NdC&T podem ser provocadas nos estudantes concluintes do Ensino Médio e da Graduação em Ciências Biológicas, a partir de uma intervenção pedagógica com emprego de uma sequência didática (SD)? Esta pesquisa justifica-se pela importância do tema e pela necessidade de apontar caminhos para minimizar as carências já diagnosticadas em outras pesquisas e contribuir para o planejamento e a realização de atividades de ensino e aprendizagem relacionados com o enfoque CTS/NdC&T. O objetivo geral foi contribuir para melhorar a compreensão e a qualidade do ensino e da aprendizagem sobre NdC&T de estudantes de escola básica e da graduação por meio de um instrumento de intervenção didática. Optamos pela pesquisa intervenção experimental por conjugar métodos qualitativos e quantitativos. Como modelo estatístico utilizou-se o teste de Wilcoxon. A comparação entre os resultados da Escola Básica com os da Graduação revelou que os estudantes apresentam concepções atitudinais muito próximas; que a SD quando desenvolvida e aplicada de forma intencional e explícita, é um potencial instrumento de melhoria da compreensão acerca de questões relacionadas com NdC&T/CTS. Concluímos e defendemos nesta tese, que mudanças de concepções atitudinais CTS/NdC&T podem ser intencionalmente provocadas no espaço da sala de aula, desde que no processo de ensino e aprendizagem sejam empregados instrumentos didáticos inovadores e adequados à formação pretendida, ou seja, instrumentos pautados no enfoque CTS/NdC&T, no desenvolvimento do pensamento crítico e no compromisso com a formação para a cidadania. Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/209110.26843/rencima.v9i6.2091Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 582179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2091/1080https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSepini, Ricardo PereiraMaciel, Maria Delourdes2023-04-21T01:01:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2091Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T01:01:44Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T) |
title |
Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T) |
spellingShingle |
Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T) Sepini, Ricardo Pereira Ensino de Ciências Natureza da Ciência e da Tecnologia Sequência Didática |
title_short |
Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T) |
title_full |
Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T) |
title_fullStr |
Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T) |
title_full_unstemmed |
Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T) |
title_sort |
Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T) |
author |
Sepini, Ricardo Pereira |
author_facet |
Sepini, Ricardo Pereira Maciel, Maria Delourdes |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Maria Delourdes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sepini, Ricardo Pereira Maciel, Maria Delourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Natureza da Ciência e da Tecnologia Sequência Didática |
topic |
Ensino de Ciências Natureza da Ciência e da Tecnologia Sequência Didática |
description |
Nesta tese investigou-se as possibilidades de mudanças de concepções atitudinais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)/Natureza da Ciência e Tecnologia (NdC&T). Procuramos responder a seguinte questão: que mudanças de concepções atitudinais em relação aos temas CTS/NdC&T podem ser provocadas nos estudantes concluintes do Ensino Médio e da Graduação em Ciências Biológicas, a partir de uma intervenção pedagógica com emprego de uma sequência didática (SD)? Esta pesquisa justifica-se pela importância do tema e pela necessidade de apontar caminhos para minimizar as carências já diagnosticadas em outras pesquisas e contribuir para o planejamento e a realização de atividades de ensino e aprendizagem relacionados com o enfoque CTS/NdC&T. O objetivo geral foi contribuir para melhorar a compreensão e a qualidade do ensino e da aprendizagem sobre NdC&T de estudantes de escola básica e da graduação por meio de um instrumento de intervenção didática. Optamos pela pesquisa intervenção experimental por conjugar métodos qualitativos e quantitativos. Como modelo estatístico utilizou-se o teste de Wilcoxon. A comparação entre os resultados da Escola Básica com os da Graduação revelou que os estudantes apresentam concepções atitudinais muito próximas; que a SD quando desenvolvida e aplicada de forma intencional e explícita, é um potencial instrumento de melhoria da compreensão acerca de questões relacionadas com NdC&T/CTS. Concluímos e defendemos nesta tese, que mudanças de concepções atitudinais CTS/NdC&T podem ser intencionalmente provocadas no espaço da sala de aula, desde que no processo de ensino e aprendizagem sejam empregados instrumentos didáticos inovadores e adequados à formação pretendida, ou seja, instrumentos pautados no enfoque CTS/NdC&T, no desenvolvimento do pensamento crítico e no compromisso com a formação para a cidadania. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2091 10.26843/rencima.v9i6.2091 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2091 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v9i6.2091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2091/1080 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 58 2179-426X 10.26843/rencima.v9i6 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130820694016 |