Educação financeira: um estudo de caso com jovens do ensino médio na cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2453 |
Resumo: | Nos últimos anos, a economia brasileira tem sofrido devido ao aumento das taxas de desemprego e a incerteza do mercado de trabalhoe isso tem levado a mudança de comportamento da sociedade.Os cidadãos tem preferido poupar os recursos financeiros que possuem, porém, essa característica é observada em jovens e adultos que estão inseridos no mercado de trabalho. No entanto, entende-se que há uma necessidade de se falar sobre educação financeira para os jovens, identificar como esses adolescentes controlam suas finanças e orientá-los de como podem melhorar a gestão de seus recursos.Para que fosse possível, realizou-se pesquisa em duas escolas, uma da rede pública estadual e outra da rede particular, sendo 124 e 118 alunos entrevistados, respectivamente.O questionário utilizado continha 9 questões fechadas com o intuito de compreender a relação dos jovens com os recursos financeiros que lhes são submetidos. Com o questionário respondido foi possível traduzir as informações obtidas, classificá-las e analisá-las, para assim, obter um diagnóstico preciso da real condição dos adolescentes com relação a Educação Financeira e, assim, conseguir orientá-los em suas deficiências.Após análise dos dados, constatou-se que a maioria dos alunos dizem saber o que é Educação Financeira e admitem ser relevante a orientação dos mesmos ainda na adolescência. No entanto, para mais de 80% deles, a orientação é de responsabilidade da família. Assim como, para mais de 70% dos entrevistados, é importante que os pais compartilhem com seus filhos os problemas financeiros da casa.Concluiu-se que, os jovens sabem da importância de um planejamento e controle orçamentário, além da sua participação nos problemas financeiros familiar enquanto jovem, pois, assim, tornar-se-á um adulto consciente, capaz de identificar e desenvolver ações que evitem o endividamento, a inadimplência e o descontrole de seus recursos |
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