Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Raphael Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias, Ana Maria Iorio, Sousa, Emilly Teixeira de, Ferreira, Yasmim Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1622
Resumo: O presente artigo aborda pesquisa qualitativa apoiada em narrativas de vivências de sete estudantes, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Biologia, em universidade pública do Nordeste brasileiro. O estudo objetiva compreender as percepções dos bolsistas acerca das atividades desenvolvidas pelo grupo no âmbito do Pibid-Biologia. Como forma de interpretação dos achados, recorreu-se à análise de conteúdo. Os relatos dos estudantes indicaram que as atividades desenvolvidas permitiram inserção à realidade escolar, com aprendizagem e desenvolvimento de diferentes abordagens em sala de aula, além da participação em grupos de estudo de discussão sobre ensino, tornando-se relevantes para sua formação inicial.
id UCS-4_c0f1385917abee6f5ebf84d1d0933324
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1622
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em BiologiaFormação de ProfessoresEnsino de CiênciasNarrativasO presente artigo aborda pesquisa qualitativa apoiada em narrativas de vivências de sete estudantes, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Biologia, em universidade pública do Nordeste brasileiro. O estudo objetiva compreender as percepções dos bolsistas acerca das atividades desenvolvidas pelo grupo no âmbito do Pibid-Biologia. Como forma de interpretação dos achados, recorreu-se à análise de conteúdo. Os relatos dos estudantes indicaram que as atividades desenvolvidas permitiram inserção à realidade escolar, com aprendizagem e desenvolvimento de diferentes abordagens em sala de aula, além da participação em grupos de estudo de discussão sobre ensino, tornando-se relevantes para sua formação inicial.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/162210.26843/rencima.v11i4.1622Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 113-1282179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1622/1283https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Raphael AlvesDias, Ana Maria IorioSousa, Emilly Teixeira deFerreira, Yasmim Brandão2023-04-21T21:12:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1622Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:12:28Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia
title Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia
spellingShingle Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia
Feitosa, Raphael Alves
Formação de Professores
Ensino de Ciências
Narrativas
title_short Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia
title_full Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia
title_fullStr Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia
title_full_unstemmed Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia
title_sort Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia
author Feitosa, Raphael Alves
author_facet Feitosa, Raphael Alves
Dias, Ana Maria Iorio
Sousa, Emilly Teixeira de
Ferreira, Yasmim Brandão
author_role author
author2 Dias, Ana Maria Iorio
Sousa, Emilly Teixeira de
Ferreira, Yasmim Brandão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Raphael Alves
Dias, Ana Maria Iorio
Sousa, Emilly Teixeira de
Ferreira, Yasmim Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Ensino de Ciências
Narrativas
topic Formação de Professores
Ensino de Ciências
Narrativas
description O presente artigo aborda pesquisa qualitativa apoiada em narrativas de vivências de sete estudantes, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Biologia, em universidade pública do Nordeste brasileiro. O estudo objetiva compreender as percepções dos bolsistas acerca das atividades desenvolvidas pelo grupo no âmbito do Pibid-Biologia. Como forma de interpretação dos achados, recorreu-se à análise de conteúdo. Os relatos dos estudantes indicaram que as atividades desenvolvidas permitiram inserção à realidade escolar, com aprendizagem e desenvolvimento de diferentes abordagens em sala de aula, além da participação em grupos de estudo de discussão sobre ensino, tornando-se relevantes para sua formação inicial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1622
10.26843/rencima.v11i4.1622
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1622
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i4.1622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1622/1283
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 113-128
2179-426X
10.26843/rencima.v11i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130272288768