Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1622 |
Resumo: | O presente artigo aborda pesquisa qualitativa apoiada em narrativas de vivências de sete estudantes, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Biologia, em universidade pública do Nordeste brasileiro. O estudo objetiva compreender as percepções dos bolsistas acerca das atividades desenvolvidas pelo grupo no âmbito do Pibid-Biologia. Como forma de interpretação dos achados, recorreu-se à análise de conteúdo. Os relatos dos estudantes indicaram que as atividades desenvolvidas permitiram inserção à realidade escolar, com aprendizagem e desenvolvimento de diferentes abordagens em sala de aula, além da participação em grupos de estudo de discussão sobre ensino, tornando-se relevantes para sua formação inicial. |
id |
UCS-4_c0f1385917abee6f5ebf84d1d0933324 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1622 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em BiologiaFormação de ProfessoresEnsino de CiênciasNarrativasO presente artigo aborda pesquisa qualitativa apoiada em narrativas de vivências de sete estudantes, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Biologia, em universidade pública do Nordeste brasileiro. O estudo objetiva compreender as percepções dos bolsistas acerca das atividades desenvolvidas pelo grupo no âmbito do Pibid-Biologia. Como forma de interpretação dos achados, recorreu-se à análise de conteúdo. Os relatos dos estudantes indicaram que as atividades desenvolvidas permitiram inserção à realidade escolar, com aprendizagem e desenvolvimento de diferentes abordagens em sala de aula, além da participação em grupos de estudo de discussão sobre ensino, tornando-se relevantes para sua formação inicial.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/162210.26843/rencima.v11i4.1622Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 113-1282179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1622/1283https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Raphael AlvesDias, Ana Maria IorioSousa, Emilly Teixeira deFerreira, Yasmim Brandão2023-04-21T21:12:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1622Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:12:28Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia |
title |
Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia |
spellingShingle |
Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia Feitosa, Raphael Alves Formação de Professores Ensino de Ciências Narrativas |
title_short |
Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia |
title_full |
Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia |
title_fullStr |
Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia |
title_full_unstemmed |
Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia |
title_sort |
Contribuições do Pibid para a formação de licenciandos em Biologia |
author |
Feitosa, Raphael Alves |
author_facet |
Feitosa, Raphael Alves Dias, Ana Maria Iorio Sousa, Emilly Teixeira de Ferreira, Yasmim Brandão |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Ana Maria Iorio Sousa, Emilly Teixeira de Ferreira, Yasmim Brandão |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Raphael Alves Dias, Ana Maria Iorio Sousa, Emilly Teixeira de Ferreira, Yasmim Brandão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Ensino de Ciências Narrativas |
topic |
Formação de Professores Ensino de Ciências Narrativas |
description |
O presente artigo aborda pesquisa qualitativa apoiada em narrativas de vivências de sete estudantes, bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Biologia, em universidade pública do Nordeste brasileiro. O estudo objetiva compreender as percepções dos bolsistas acerca das atividades desenvolvidas pelo grupo no âmbito do Pibid-Biologia. Como forma de interpretação dos achados, recorreu-se à análise de conteúdo. Os relatos dos estudantes indicaram que as atividades desenvolvidas permitiram inserção à realidade escolar, com aprendizagem e desenvolvimento de diferentes abordagens em sala de aula, além da participação em grupos de estudo de discussão sobre ensino, tornando-se relevantes para sua formação inicial. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1622 10.26843/rencima.v11i4.1622 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1622 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i4.1622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1622/1283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 113-128 2179-426X 10.26843/rencima.v11i4 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130272288768 |