A investigação Matemática, como prática pedagógica, favorece a ocorrência do diálogo no ensino de Matemática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Juliana Aparecida Alves da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferruzzi, Elaine Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1334
Resumo: O presente artigo trata-se de um relato de experiência embasado por um estudo teórico sobre a Investigação Matemática como prática pedagógica, e sobre o diálogo como facilitador do processo de aprendizagem de matemática. Para ilustrar nosso estudo apresentamos uma atividade aplicada para alunos de um Colégio Público do Norte do Paraná, utilizando como prática pedagógica a investigação matemática, a qual foi o instrumento de análise em nossa pesquisa, no sentido de analisar seu favorecimento para ocorrência do diálogo. Na seqüência, apresentamos uma reflexão acerca das interações ocorridas entre os participantes, assim como, se estas interações satisfazem o entendimento de diálogo preconizado por Alrø e Skovsmose, (2010), para quem, a ocorrência do diálogo auxilia no processo de aprendizagem dos estudantes. Por fim, tecemos algumas considerações a respeito de nossa pesquisa.
id UCS-4_e2b86d107afc05d3746a1ac84a32dfbd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1334
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling A investigação Matemática, como prática pedagógica, favorece a ocorrência do diálogo no ensino de Matemática?Investigação MatemáticaDiálogoPrática Pedagógica O presente artigo trata-se de um relato de experiência embasado por um estudo teórico sobre a Investigação Matemática como prática pedagógica, e sobre o diálogo como facilitador do processo de aprendizagem de matemática. Para ilustrar nosso estudo apresentamos uma atividade aplicada para alunos de um Colégio Público do Norte do Paraná, utilizando como prática pedagógica a investigação matemática, a qual foi o instrumento de análise em nossa pesquisa, no sentido de analisar seu favorecimento para ocorrência do diálogo. Na seqüência, apresentamos uma reflexão acerca das interações ocorridas entre os participantes, assim como, se estas interações satisfazem o entendimento de diálogo preconizado por Alrø e Skovsmose, (2010), para quem, a ocorrência do diálogo auxilia no processo de aprendizagem dos estudantes. Por fim, tecemos algumas considerações a respeito de nossa pesquisa. Editora Cruzeiro do Sul2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/133410.26843/rencima.v11i3.1334Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 303-3142179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1334/1271https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Juliana Aparecida Alves daFerruzzi, Elaine Cristina2023-05-12T04:06:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1334Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T04:06:15Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A investigação Matemática, como prática pedagógica, favorece a ocorrência do diálogo no ensino de Matemática?
title A investigação Matemática, como prática pedagógica, favorece a ocorrência do diálogo no ensino de Matemática?
spellingShingle A investigação Matemática, como prática pedagógica, favorece a ocorrência do diálogo no ensino de Matemática?
Costa, Juliana Aparecida Alves da
Investigação Matemática
Diálogo
Prática Pedagógica
title_short A investigação Matemática, como prática pedagógica, favorece a ocorrência do diálogo no ensino de Matemática?
title_full A investigação Matemática, como prática pedagógica, favorece a ocorrência do diálogo no ensino de Matemática?
title_fullStr A investigação Matemática, como prática pedagógica, favorece a ocorrência do diálogo no ensino de Matemática?
title_full_unstemmed A investigação Matemática, como prática pedagógica, favorece a ocorrência do diálogo no ensino de Matemática?
title_sort A investigação Matemática, como prática pedagógica, favorece a ocorrência do diálogo no ensino de Matemática?
author Costa, Juliana Aparecida Alves da
author_facet Costa, Juliana Aparecida Alves da
Ferruzzi, Elaine Cristina
author_role author
author2 Ferruzzi, Elaine Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Juliana Aparecida Alves da
Ferruzzi, Elaine Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação Matemática
Diálogo
Prática Pedagógica
topic Investigação Matemática
Diálogo
Prática Pedagógica
description O presente artigo trata-se de um relato de experiência embasado por um estudo teórico sobre a Investigação Matemática como prática pedagógica, e sobre o diálogo como facilitador do processo de aprendizagem de matemática. Para ilustrar nosso estudo apresentamos uma atividade aplicada para alunos de um Colégio Público do Norte do Paraná, utilizando como prática pedagógica a investigação matemática, a qual foi o instrumento de análise em nossa pesquisa, no sentido de analisar seu favorecimento para ocorrência do diálogo. Na seqüência, apresentamos uma reflexão acerca das interações ocorridas entre os participantes, assim como, se estas interações satisfazem o entendimento de diálogo preconizado por Alrø e Skovsmose, (2010), para quem, a ocorrência do diálogo auxilia no processo de aprendizagem dos estudantes. Por fim, tecemos algumas considerações a respeito de nossa pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1334
10.26843/rencima.v11i3.1334
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1334
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i3.1334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/1334/1271
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 303-314
2179-426X
10.26843/rencima.v11i3
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306129801478144