Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Paulo Sergio Jesus
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Regina Célia, Aranha, Carolina Pereira, Guerini, Silvete Coradi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2540
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre aspectos da formação inicial de professores de Física a partir da perspectiva de estudantes do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão. São apresentadas algumas problemáticas que interferem no processo de formação docente e contribuem para o elevado índice de evasão, assim como, se discute sobre o desenvolvimento da prática docente, nos primeiros anos do curso, analisando contribuições que algumas disciplinas e programas oferecem. Para embasar tais reflexões, além da análise do projeto pedagógico do curso, foi aplicado um questionário que coletou informações junto a estudantes, matriculados nas disciplinas Didática e Prática de Ensino I, ministradas no sexto e sétimo período, respectivamente. Os dados obtidos reafirmam prováveis motivos para a evasão do curso, entre eles, a falta de conhecimento de conceitos referentes a conteúdos da Educação Básica. Eles mostraram também, que estudantes que tiveram experiências na docência, se sentem estimulados a desenvolverem de forma mais consciente suas funções em sala de aula. As reflexões apresentadas aqui evidenciam a necessidade da realização de mais pesquisas referentes à formação inicial de professores de Física, bem como, a implantação de ações que promovam mudanças efetivas na organização de cursos de Licenciatura em Física.
id UCS-4_e85c60b142652893260fafebf8b1f274
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2540
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMAformação iniciallicenciatura em Físicaensino de FísicaEste trabalho tem por objetivo refletir sobre aspectos da formação inicial de professores de Física a partir da perspectiva de estudantes do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão. São apresentadas algumas problemáticas que interferem no processo de formação docente e contribuem para o elevado índice de evasão, assim como, se discute sobre o desenvolvimento da prática docente, nos primeiros anos do curso, analisando contribuições que algumas disciplinas e programas oferecem. Para embasar tais reflexões, além da análise do projeto pedagógico do curso, foi aplicado um questionário que coletou informações junto a estudantes, matriculados nas disciplinas Didática e Prática de Ensino I, ministradas no sexto e sétimo período, respectivamente. Os dados obtidos reafirmam prováveis motivos para a evasão do curso, entre eles, a falta de conhecimento de conceitos referentes a conteúdos da Educação Básica. Eles mostraram também, que estudantes que tiveram experiências na docência, se sentem estimulados a desenvolverem de forma mais consciente suas funções em sala de aula. As reflexões apresentadas aqui evidenciam a necessidade da realização de mais pesquisas referentes à formação inicial de professores de Física, bem como, a implantação de ações que promovam mudanças efetivas na organização de cursos de Licenciatura em Física.Editora Cruzeiro do Sul2020-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/254010.26843/rencima.v11i5.2540Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 261-2802179-426X10.26843/rencima.v11i5reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2540/1313https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilela, Paulo Sergio JesusSousa, Regina CéliaAranha, Carolina PereiraGuerini, Silvete Coradi2023-05-12T04:23:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2540Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-05-12T04:23:32Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA
title Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA
spellingShingle Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA
Vilela, Paulo Sergio Jesus
formação inicial
licenciatura em Física
ensino de Física
title_short Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA
title_full Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA
title_fullStr Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA
title_full_unstemmed Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA
title_sort Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA
author Vilela, Paulo Sergio Jesus
author_facet Vilela, Paulo Sergio Jesus
Sousa, Regina Célia
Aranha, Carolina Pereira
Guerini, Silvete Coradi
author_role author
author2 Sousa, Regina Célia
Aranha, Carolina Pereira
Guerini, Silvete Coradi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Paulo Sergio Jesus
Sousa, Regina Célia
Aranha, Carolina Pereira
Guerini, Silvete Coradi
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial
licenciatura em Física
ensino de Física
topic formação inicial
licenciatura em Física
ensino de Física
description Este trabalho tem por objetivo refletir sobre aspectos da formação inicial de professores de Física a partir da perspectiva de estudantes do curso de Física Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão. São apresentadas algumas problemáticas que interferem no processo de formação docente e contribuem para o elevado índice de evasão, assim como, se discute sobre o desenvolvimento da prática docente, nos primeiros anos do curso, analisando contribuições que algumas disciplinas e programas oferecem. Para embasar tais reflexões, além da análise do projeto pedagógico do curso, foi aplicado um questionário que coletou informações junto a estudantes, matriculados nas disciplinas Didática e Prática de Ensino I, ministradas no sexto e sétimo período, respectivamente. Os dados obtidos reafirmam prováveis motivos para a evasão do curso, entre eles, a falta de conhecimento de conceitos referentes a conteúdos da Educação Básica. Eles mostraram também, que estudantes que tiveram experiências na docência, se sentem estimulados a desenvolverem de forma mais consciente suas funções em sala de aula. As reflexões apresentadas aqui evidenciam a necessidade da realização de mais pesquisas referentes à formação inicial de professores de Física, bem como, a implantação de ações que promovam mudanças efetivas na organização de cursos de Licenciatura em Física.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2540
10.26843/rencima.v11i5.2540
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2540
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i5.2540
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2540/1313
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 5 (2020): ago.; 261-280
2179-426X
10.26843/rencima.v11i5
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131651166208