A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mara Aparecida Alves da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Lúcia Gracia, Silva, José Gilberto da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2505
Resumo: A ludicidade possibilita a articulação das dimensões do eu, o seu estado de espírito e vivências. Ela pode ser pensada na educação para potencializar tanto na formação de professores quanto no desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos que aprimorem o ensino na busca de uma aprendizagem de qualidade. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi investigar como a ludicidade vem sendo abordada nas pesquisas na área de ensino de Química. Foi realizado uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental nos anais dos três últimos Encontros Nacionais de Ensino de Química. Os dados obtidos foram analisados mediante a técnica da análise de conteúdo e organizados em quatro categorias: Tipos de Trabalhos; Linhas Temáticas do ENEQ; Assuntos Químicos abordados nos trabalhos; Entendimento de lúdico e ludicidade. A maioria dos trabalhos configuram no formato de resumo simples e se concentram nas linhas temáticas “Ensino e Aprendizagem” e “Materiais Didáticos para o Ensino de Química”. A maior parte dos assuntos abordados foram do primeiro ano do Ensino Médio. O entendimento de ludicidade foi limitado e direcionado para Jogos. É importante se pensar em estudos mais aprofundados sobre a Ludicidade, formando pesquisadores capazes de promover um ensino de química de qualidade, diferenciado, criativo e sensível.
id UCS-4_eb2ed8243135ec5b260366ab8786271f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2505
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no EneqEnsino de QuímicaA ludicidade possibilita a articulação das dimensões do eu, o seu estado de espírito e vivências. Ela pode ser pensada na educação para potencializar tanto na formação de professores quanto no desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos que aprimorem o ensino na busca de uma aprendizagem de qualidade. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi investigar como a ludicidade vem sendo abordada nas pesquisas na área de ensino de Química. Foi realizado uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental nos anais dos três últimos Encontros Nacionais de Ensino de Química. Os dados obtidos foram analisados mediante a técnica da análise de conteúdo e organizados em quatro categorias: Tipos de Trabalhos; Linhas Temáticas do ENEQ; Assuntos Químicos abordados nos trabalhos; Entendimento de lúdico e ludicidade. A maioria dos trabalhos configuram no formato de resumo simples e se concentram nas linhas temáticas “Ensino e Aprendizagem” e “Materiais Didáticos para o Ensino de Química”. A maior parte dos assuntos abordados foram do primeiro ano do Ensino Médio. O entendimento de ludicidade foi limitado e direcionado para Jogos. É importante se pensar em estudos mais aprofundados sobre a Ludicidade, formando pesquisadores capazes de promover um ensino de química de qualidade, diferenciado, criativo e sensível.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/250510.26843/rencima.v11i4.2505Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 39-572179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2505/1279https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mara Aparecida Alves daFerreira, Lúcia GraciaSilva, José Gilberto da2023-04-21T21:11:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2505Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:11:28Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq
title A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq
spellingShingle A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq
Silva, Mara Aparecida Alves da
Ensino de Química
title_short A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq
title_full A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq
title_fullStr A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq
title_full_unstemmed A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq
title_sort A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq
author Silva, Mara Aparecida Alves da
author_facet Silva, Mara Aparecida Alves da
Ferreira, Lúcia Gracia
Silva, José Gilberto da
author_role author
author2 Ferreira, Lúcia Gracia
Silva, José Gilberto da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mara Aparecida Alves da
Ferreira, Lúcia Gracia
Silva, José Gilberto da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
topic Ensino de Química
description A ludicidade possibilita a articulação das dimensões do eu, o seu estado de espírito e vivências. Ela pode ser pensada na educação para potencializar tanto na formação de professores quanto no desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos que aprimorem o ensino na busca de uma aprendizagem de qualidade. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi investigar como a ludicidade vem sendo abordada nas pesquisas na área de ensino de Química. Foi realizado uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental nos anais dos três últimos Encontros Nacionais de Ensino de Química. Os dados obtidos foram analisados mediante a técnica da análise de conteúdo e organizados em quatro categorias: Tipos de Trabalhos; Linhas Temáticas do ENEQ; Assuntos Químicos abordados nos trabalhos; Entendimento de lúdico e ludicidade. A maioria dos trabalhos configuram no formato de resumo simples e se concentram nas linhas temáticas “Ensino e Aprendizagem” e “Materiais Didáticos para o Ensino de Química”. A maior parte dos assuntos abordados foram do primeiro ano do Ensino Médio. O entendimento de ludicidade foi limitado e direcionado para Jogos. É importante se pensar em estudos mais aprofundados sobre a Ludicidade, formando pesquisadores capazes de promover um ensino de química de qualidade, diferenciado, criativo e sensível.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2505
10.26843/rencima.v11i4.2505
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2505
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i4.2505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2505/1279
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 39-57
2179-426X
10.26843/rencima.v11i4
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131627048960