A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2505 |
Resumo: | A ludicidade possibilita a articulação das dimensões do eu, o seu estado de espírito e vivências. Ela pode ser pensada na educação para potencializar tanto na formação de professores quanto no desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos que aprimorem o ensino na busca de uma aprendizagem de qualidade. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi investigar como a ludicidade vem sendo abordada nas pesquisas na área de ensino de Química. Foi realizado uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental nos anais dos três últimos Encontros Nacionais de Ensino de Química. Os dados obtidos foram analisados mediante a técnica da análise de conteúdo e organizados em quatro categorias: Tipos de Trabalhos; Linhas Temáticas do ENEQ; Assuntos Químicos abordados nos trabalhos; Entendimento de lúdico e ludicidade. A maioria dos trabalhos configuram no formato de resumo simples e se concentram nas linhas temáticas “Ensino e Aprendizagem” e “Materiais Didáticos para o Ensino de Química”. A maior parte dos assuntos abordados foram do primeiro ano do Ensino Médio. O entendimento de ludicidade foi limitado e direcionado para Jogos. É importante se pensar em estudos mais aprofundados sobre a Ludicidade, formando pesquisadores capazes de promover um ensino de química de qualidade, diferenciado, criativo e sensível. |
id |
UCS-4_eb2ed8243135ec5b260366ab8786271f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2505 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no EneqEnsino de QuímicaA ludicidade possibilita a articulação das dimensões do eu, o seu estado de espírito e vivências. Ela pode ser pensada na educação para potencializar tanto na formação de professores quanto no desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos que aprimorem o ensino na busca de uma aprendizagem de qualidade. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi investigar como a ludicidade vem sendo abordada nas pesquisas na área de ensino de Química. Foi realizado uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental nos anais dos três últimos Encontros Nacionais de Ensino de Química. Os dados obtidos foram analisados mediante a técnica da análise de conteúdo e organizados em quatro categorias: Tipos de Trabalhos; Linhas Temáticas do ENEQ; Assuntos Químicos abordados nos trabalhos; Entendimento de lúdico e ludicidade. A maioria dos trabalhos configuram no formato de resumo simples e se concentram nas linhas temáticas “Ensino e Aprendizagem” e “Materiais Didáticos para o Ensino de Química”. A maior parte dos assuntos abordados foram do primeiro ano do Ensino Médio. O entendimento de ludicidade foi limitado e direcionado para Jogos. É importante se pensar em estudos mais aprofundados sobre a Ludicidade, formando pesquisadores capazes de promover um ensino de química de qualidade, diferenciado, criativo e sensível.Editora Cruzeiro do Sul2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/250510.26843/rencima.v11i4.2505Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 39-572179-426X10.26843/rencima.v11i4reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2505/1279https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mara Aparecida Alves daFerreira, Lúcia GraciaSilva, José Gilberto da2023-04-21T21:11:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2505Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:11:28Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq |
title |
A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq |
spellingShingle |
A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq Silva, Mara Aparecida Alves da Ensino de Química |
title_short |
A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq |
title_full |
A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq |
title_fullStr |
A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq |
title_full_unstemmed |
A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq |
title_sort |
A ludicidade e/ou lúdico no ensino de Química: uma investigação nos trabalhos apresentados no Eneq |
author |
Silva, Mara Aparecida Alves da |
author_facet |
Silva, Mara Aparecida Alves da Ferreira, Lúcia Gracia Silva, José Gilberto da |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Lúcia Gracia Silva, José Gilberto da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mara Aparecida Alves da Ferreira, Lúcia Gracia Silva, José Gilberto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química |
topic |
Ensino de Química |
description |
A ludicidade possibilita a articulação das dimensões do eu, o seu estado de espírito e vivências. Ela pode ser pensada na educação para potencializar tanto na formação de professores quanto no desenvolvimento de estratégias e recursos didáticos que aprimorem o ensino na busca de uma aprendizagem de qualidade. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi investigar como a ludicidade vem sendo abordada nas pesquisas na área de ensino de Química. Foi realizado uma pesquisa qualitativa, do tipo análise documental nos anais dos três últimos Encontros Nacionais de Ensino de Química. Os dados obtidos foram analisados mediante a técnica da análise de conteúdo e organizados em quatro categorias: Tipos de Trabalhos; Linhas Temáticas do ENEQ; Assuntos Químicos abordados nos trabalhos; Entendimento de lúdico e ludicidade. A maioria dos trabalhos configuram no formato de resumo simples e se concentram nas linhas temáticas “Ensino e Aprendizagem” e “Materiais Didáticos para o Ensino de Química”. A maior parte dos assuntos abordados foram do primeiro ano do Ensino Médio. O entendimento de ludicidade foi limitado e direcionado para Jogos. É importante se pensar em estudos mais aprofundados sobre a Ludicidade, formando pesquisadores capazes de promover um ensino de química de qualidade, diferenciado, criativo e sensível. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2505 10.26843/rencima.v11i4.2505 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2505 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v11i4.2505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2505/1279 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 4 (2020): jul./set.; 39-57 2179-426X 10.26843/rencima.v11i4 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306131627048960 |