Desenvolvimento da visão de adequação sociotécnica na Educação Profissional por meio do enfoque CTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formenton, Ricardo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Mauro Sergio Teixeira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2076
Resumo: Considerando que a visão sobre Tecnologia pode ser dividida em Instrumentalista; Determinista; Substantivista e Adequação Sociotécnica (AST), objetivamos o desenvolvimento desta última, pois abrange preocupações alinhadas ao movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) como cidadania, preservação ambiental e saúde. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa baseada na análise do pronunciamento escrito de alunos de um curso técnico em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus Guarulhos, a partir de reflexões sobre a temática “Automóveis e os motores a combustão”. A metodologia de ensino contou com intervenções didático-pedagógicas envolvendo aulas expositivas dialogadas sobre os impactos da Ciência e Tecnologia (C&T), pesquisas e seminários sobre Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NR), entre elas a NR9 que trata do Programa e Prevenção de Riscos Ambientais; Lei Federal Nº 9.795 que dispõe sobre a Educação Ambiental; Missão, Visão e Valores da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e recentes noticiários sobre as fraudes nas regulagens dos motores a combustão. A questão central de investigação desta pesquisa indagou sobre as contribuições do desenvolvimento do conceito de AST com vistas a promover melhoria em um curso profissionalizante de nível médio no IFSP, tendo por base o ensino da Física sob o enfoque CTS a partir de uma abordagem temática. A partir dos conceitos espontâneos sobre Tecnologia que os alunos trazem ao ingressar na escola, planejamos um processo de escolarização promovendo a ampliação da conscientização que a Tecnologia não é neutra, necessita ser condicionada por valores sociais e contar com mais participação pública acerca de seu direcionamento.
id UCS-4_f205708423a06af298474c6ddb5cd7a0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2076
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da visão de adequação sociotécnica na Educação Profissional por meio do enfoque CTSTecnologiaASTCidadaniaCTSCurso TécnicoConsiderando que a visão sobre Tecnologia pode ser dividida em Instrumentalista; Determinista; Substantivista e Adequação Sociotécnica (AST), objetivamos o desenvolvimento desta última, pois abrange preocupações alinhadas ao movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) como cidadania, preservação ambiental e saúde. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa baseada na análise do pronunciamento escrito de alunos de um curso técnico em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus Guarulhos, a partir de reflexões sobre a temática “Automóveis e os motores a combustão”. A metodologia de ensino contou com intervenções didático-pedagógicas envolvendo aulas expositivas dialogadas sobre os impactos da Ciência e Tecnologia (C&T), pesquisas e seminários sobre Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NR), entre elas a NR9 que trata do Programa e Prevenção de Riscos Ambientais; Lei Federal Nº 9.795 que dispõe sobre a Educação Ambiental; Missão, Visão e Valores da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e recentes noticiários sobre as fraudes nas regulagens dos motores a combustão. A questão central de investigação desta pesquisa indagou sobre as contribuições do desenvolvimento do conceito de AST com vistas a promover melhoria em um curso profissionalizante de nível médio no IFSP, tendo por base o ensino da Física sob o enfoque CTS a partir de uma abordagem temática. A partir dos conceitos espontâneos sobre Tecnologia que os alunos trazem ao ingressar na escola, planejamos um processo de escolarização promovendo a ampliação da conscientização que a Tecnologia não é neutra, necessita ser condicionada por valores sociais e contar com mais participação pública acerca de seu direcionamento.Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/207610.26843/rencima.v9i6.2076Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 442179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2076/1066https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessFormenton, RicardoAraújo, Mauro Sergio Teixeira de2023-04-21T00:56:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2076Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:56:08Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da visão de adequação sociotécnica na Educação Profissional por meio do enfoque CTS
title Desenvolvimento da visão de adequação sociotécnica na Educação Profissional por meio do enfoque CTS
spellingShingle Desenvolvimento da visão de adequação sociotécnica na Educação Profissional por meio do enfoque CTS
Formenton, Ricardo
Tecnologia
AST
Cidadania
CTS
Curso Técnico
title_short Desenvolvimento da visão de adequação sociotécnica na Educação Profissional por meio do enfoque CTS
title_full Desenvolvimento da visão de adequação sociotécnica na Educação Profissional por meio do enfoque CTS
title_fullStr Desenvolvimento da visão de adequação sociotécnica na Educação Profissional por meio do enfoque CTS
title_full_unstemmed Desenvolvimento da visão de adequação sociotécnica na Educação Profissional por meio do enfoque CTS
title_sort Desenvolvimento da visão de adequação sociotécnica na Educação Profissional por meio do enfoque CTS
author Formenton, Ricardo
author_facet Formenton, Ricardo
Araújo, Mauro Sergio Teixeira de
author_role author
author2 Araújo, Mauro Sergio Teixeira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Formenton, Ricardo
Araújo, Mauro Sergio Teixeira de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
AST
Cidadania
CTS
Curso Técnico
topic Tecnologia
AST
Cidadania
CTS
Curso Técnico
description Considerando que a visão sobre Tecnologia pode ser dividida em Instrumentalista; Determinista; Substantivista e Adequação Sociotécnica (AST), objetivamos o desenvolvimento desta última, pois abrange preocupações alinhadas ao movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) como cidadania, preservação ambiental e saúde. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa baseada na análise do pronunciamento escrito de alunos de um curso técnico em Automação Industrial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus Guarulhos, a partir de reflexões sobre a temática “Automóveis e os motores a combustão”. A metodologia de ensino contou com intervenções didático-pedagógicas envolvendo aulas expositivas dialogadas sobre os impactos da Ciência e Tecnologia (C&T), pesquisas e seminários sobre Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NR), entre elas a NR9 que trata do Programa e Prevenção de Riscos Ambientais; Lei Federal Nº 9.795 que dispõe sobre a Educação Ambiental; Missão, Visão e Valores da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e recentes noticiários sobre as fraudes nas regulagens dos motores a combustão. A questão central de investigação desta pesquisa indagou sobre as contribuições do desenvolvimento do conceito de AST com vistas a promover melhoria em um curso profissionalizante de nível médio no IFSP, tendo por base o ensino da Física sob o enfoque CTS a partir de uma abordagem temática. A partir dos conceitos espontâneos sobre Tecnologia que os alunos trazem ao ingressar na escola, planejamos um processo de escolarização promovendo a ampliação da conscientização que a Tecnologia não é neutra, necessita ser condicionada por valores sociais e contar com mais participação pública acerca de seu direcionamento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2076
10.26843/rencima.v9i6.2076
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2076
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2076/1066
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 44
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130792382464