Possibilities for overcoming challenges in science education: the case of the National and Municipal Education Plans

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Paulo Sérgio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sá, Ivo Ribeiro de, Lima, Maria Isabel Bezerra de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2644
Resumo: Em 2014 foi publicado o Plano Nacional de Educação, dando origem aos planos municipais. Seu objetivo é trazer melhorias para a educação brasileira. Este estudo identifica e analisa as possibilidades de melhorias para o Ensino de Ciências (EC), no Ensino Fundamental, anos finais, inseridas no Plano Nacional de Educação e nos Municipais de Educação da região do grande ABC. A pesquisa documental foi utilizada para apreciar os documentos: nacional e os municipais. Os resultados foram agrupados em dois grandes grupos. No primeiro, estão aqueles que apresentam consonância com as melhorias do EC, como a melhoria da infraestrutura com a implantação de laboratórios de ciências e a compra de equipamentos para as escolas. No segundo, todavia, estão aqueles alinhados com as políticas neoliberais, como o fomento para a oferta de vagas para a formação docente, promovido pela iniciativa privada, e a obrigatoriedade de se assumir o Ideb como indicador para melhorar a qualidade, estratégias que legitimam o processo de mercantilização da educação. Os avanços para o EC nos planos se traduzem em melhorias cambiantes que combinam elementos que se coadunam com a melhoria e outros que agregam aspectos ideologizados e marcados pelas políticas neoliberais. Esses dados poderão mobilizar discussões sobre políticas públicas de melhorias no Ensino de Ciências.
id UCS-4_f41622af2a43523570135ecba5b05072
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2644
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Possibilities for overcoming challenges in science education: the case of the National and Municipal Education PlansPossibilidades de superação de desafios no ensino de Ciências: o caso dos Planos Nacional e Municipais de EducaçãoEnsino de CiênciasDesafiosPlanos de EducaçãoEnsino FundamentalScience EducationChallengesPlans of EducationElementary EducationEm 2014 foi publicado o Plano Nacional de Educação, dando origem aos planos municipais. Seu objetivo é trazer melhorias para a educação brasileira. Este estudo identifica e analisa as possibilidades de melhorias para o Ensino de Ciências (EC), no Ensino Fundamental, anos finais, inseridas no Plano Nacional de Educação e nos Municipais de Educação da região do grande ABC. A pesquisa documental foi utilizada para apreciar os documentos: nacional e os municipais. Os resultados foram agrupados em dois grandes grupos. No primeiro, estão aqueles que apresentam consonância com as melhorias do EC, como a melhoria da infraestrutura com a implantação de laboratórios de ciências e a compra de equipamentos para as escolas. No segundo, todavia, estão aqueles alinhados com as políticas neoliberais, como o fomento para a oferta de vagas para a formação docente, promovido pela iniciativa privada, e a obrigatoriedade de se assumir o Ideb como indicador para melhorar a qualidade, estratégias que legitimam o processo de mercantilização da educação. Os avanços para o EC nos planos se traduzem em melhorias cambiantes que combinam elementos que se coadunam com a melhoria e outros que agregam aspectos ideologizados e marcados pelas políticas neoliberais. Esses dados poderão mobilizar discussões sobre políticas públicas de melhorias no Ensino de Ciências.Editora Cruzeiro do Sul2020-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/264410.26843/rencima.v11i3.2644Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 388-4062179-426X10.26843/rencima.v11i3reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2644/1444https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Paulo SérgioSá, Ivo Ribeiro deLima, Maria Isabel Bezerra de2023-04-21T21:06:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2644Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T21:06:40Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Possibilities for overcoming challenges in science education: the case of the National and Municipal Education Plans
Possibilidades de superação de desafios no ensino de Ciências: o caso dos Planos Nacional e Municipais de Educação
title Possibilities for overcoming challenges in science education: the case of the National and Municipal Education Plans
spellingShingle Possibilities for overcoming challenges in science education: the case of the National and Municipal Education Plans
Garcia, Paulo Sérgio
Ensino de Ciências
Desafios
Planos de Educação
Ensino Fundamental
Science Education
Challenges
Plans of Education
Elementary Education
title_short Possibilities for overcoming challenges in science education: the case of the National and Municipal Education Plans
title_full Possibilities for overcoming challenges in science education: the case of the National and Municipal Education Plans
title_fullStr Possibilities for overcoming challenges in science education: the case of the National and Municipal Education Plans
title_full_unstemmed Possibilities for overcoming challenges in science education: the case of the National and Municipal Education Plans
title_sort Possibilities for overcoming challenges in science education: the case of the National and Municipal Education Plans
author Garcia, Paulo Sérgio
author_facet Garcia, Paulo Sérgio
Sá, Ivo Ribeiro de
Lima, Maria Isabel Bezerra de
author_role author
author2 Sá, Ivo Ribeiro de
Lima, Maria Isabel Bezerra de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Paulo Sérgio
Sá, Ivo Ribeiro de
Lima, Maria Isabel Bezerra de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências
Desafios
Planos de Educação
Ensino Fundamental
Science Education
Challenges
Plans of Education
Elementary Education
topic Ensino de Ciências
Desafios
Planos de Educação
Ensino Fundamental
Science Education
Challenges
Plans of Education
Elementary Education
description Em 2014 foi publicado o Plano Nacional de Educação, dando origem aos planos municipais. Seu objetivo é trazer melhorias para a educação brasileira. Este estudo identifica e analisa as possibilidades de melhorias para o Ensino de Ciências (EC), no Ensino Fundamental, anos finais, inseridas no Plano Nacional de Educação e nos Municipais de Educação da região do grande ABC. A pesquisa documental foi utilizada para apreciar os documentos: nacional e os municipais. Os resultados foram agrupados em dois grandes grupos. No primeiro, estão aqueles que apresentam consonância com as melhorias do EC, como a melhoria da infraestrutura com a implantação de laboratórios de ciências e a compra de equipamentos para as escolas. No segundo, todavia, estão aqueles alinhados com as políticas neoliberais, como o fomento para a oferta de vagas para a formação docente, promovido pela iniciativa privada, e a obrigatoriedade de se assumir o Ideb como indicador para melhorar a qualidade, estratégias que legitimam o processo de mercantilização da educação. Os avanços para o EC nos planos se traduzem em melhorias cambiantes que combinam elementos que se coadunam com a melhoria e outros que agregam aspectos ideologizados e marcados pelas políticas neoliberais. Esses dados poderão mobilizar discussões sobre políticas públicas de melhorias no Ensino de Ciências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2644
10.26843/rencima.v11i3.2644
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2644
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v11i3.2644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2644/1444
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 11 n. 3 (2020): abr./jun.; 388-406
2179-426X
10.26843/rencima.v11i3
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306131700449280