Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ivânia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9722
Resumo: Compreender enlaces entre comunicação, cultura e democracia a partir do grafismo indígena é a viagem pretendida neste artigo, tendo como porto a Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), em Manaus (AM) e como lugar de observação a pintura de rostos de indígenas. O rosto é superfície e mapa de culturas, identidades, pertencimento, comunicacional e, nessa abordagem, da resiliência indígena, dos conflitos de aceitação e de negação, da violência simbólica, da reafirmação e da rejeição. O ato de pintar-se, ser pintada, apresentar-se e representar promove instigações sobre outros exercícios comunicacionais amazônicos para além do modelo hegemônico da comunicação. São manejadas como remos nos afluentes amazônicos as noções de rostidade (DELEUZE, GUATTARI, 1996) e ecossistemas comunicacionais na interface com o diálogo possível (MEDINA, 2003, 2011) na prospecção da participação de outros sujeitos. A AMARN é laboratório e as mensagens pintadas nas e das mulheres o arcabouço subjetivado das narrativas.
id UCS-5_2fee21209633cb9284b1d3f15b3a9995
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/9722
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenascomunicação. jornalismo. culturaMulher indígena. Amazônia. Comunicação. Linguagens corporais. Identidades e resiliência.Compreender enlaces entre comunicação, cultura e democracia a partir do grafismo indígena é a viagem pretendida neste artigo, tendo como porto a Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), em Manaus (AM) e como lugar de observação a pintura de rostos de indígenas. O rosto é superfície e mapa de culturas, identidades, pertencimento, comunicacional e, nessa abordagem, da resiliência indígena, dos conflitos de aceitação e de negação, da violência simbólica, da reafirmação e da rejeição. O ato de pintar-se, ser pintada, apresentar-se e representar promove instigações sobre outros exercícios comunicacionais amazônicos para além do modelo hegemônico da comunicação. São manejadas como remos nos afluentes amazônicos as noções de rostidade (DELEUZE, GUATTARI, 1996) e ecossistemas comunicacionais na interface com o diálogo possível (MEDINA, 2003, 2011) na prospecção da participação de outros sujeitos. A AMARN é laboratório e as mensagens pintadas nas e das mulheres o arcabouço subjetivado das narrativas.Universidade de Caxias do Sul - UCSVieira, Ivânia2022-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9722Conexão - Comunicação e Cultura; v. 19, n. 38 (2020): Revista Conexão - Comunicação e Cultura2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9722/5161Direitos autorais 2022 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T12:47:09Zoai:vkali30.ucs.br:article/9722Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2022-05-19T12:47:09Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas
title Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas
spellingShingle Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas
Vieira, Ivânia
comunicação. jornalismo. cultura
Mulher indígena. Amazônia. Comunicação. Linguagens corporais. Identidades e resiliência.
title_short Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas
title_full Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas
title_fullStr Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas
title_full_unstemmed Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas
title_sort Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas
author Vieira, Ivânia
author_facet Vieira, Ivânia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Ivânia
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação. jornalismo. cultura
Mulher indígena. Amazônia. Comunicação. Linguagens corporais. Identidades e resiliência.
topic comunicação. jornalismo. cultura
Mulher indígena. Amazônia. Comunicação. Linguagens corporais. Identidades e resiliência.
description Compreender enlaces entre comunicação, cultura e democracia a partir do grafismo indígena é a viagem pretendida neste artigo, tendo como porto a Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), em Manaus (AM) e como lugar de observação a pintura de rostos de indígenas. O rosto é superfície e mapa de culturas, identidades, pertencimento, comunicacional e, nessa abordagem, da resiliência indígena, dos conflitos de aceitação e de negação, da violência simbólica, da reafirmação e da rejeição. O ato de pintar-se, ser pintada, apresentar-se e representar promove instigações sobre outros exercícios comunicacionais amazônicos para além do modelo hegemônico da comunicação. São manejadas como remos nos afluentes amazônicos as noções de rostidade (DELEUZE, GUATTARI, 1996) e ecossistemas comunicacionais na interface com o diálogo possível (MEDINA, 2003, 2011) na prospecção da participação de outros sujeitos. A AMARN é laboratório e as mensagens pintadas nas e das mulheres o arcabouço subjetivado das narrativas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9722
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9722/5161
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Conexão - Comunicação e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Conexão - Comunicação e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 19, n. 38 (2020): Revista Conexão - Comunicação e Cultura
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248331522049