Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9722 |
Resumo: | Compreender enlaces entre comunicação, cultura e democracia a partir do grafismo indígena é a viagem pretendida neste artigo, tendo como porto a Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), em Manaus (AM) e como lugar de observação a pintura de rostos de indígenas. O rosto é superfície e mapa de culturas, identidades, pertencimento, comunicacional e, nessa abordagem, da resiliência indígena, dos conflitos de aceitação e de negação, da violência simbólica, da reafirmação e da rejeição. O ato de pintar-se, ser pintada, apresentar-se e representar promove instigações sobre outros exercícios comunicacionais amazônicos para além do modelo hegemônico da comunicação. São manejadas como remos nos afluentes amazônicos as noções de rostidade (DELEUZE, GUATTARI, 1996) e ecossistemas comunicacionais na interface com o diálogo possível (MEDINA, 2003, 2011) na prospecção da participação de outros sujeitos. A AMARN é laboratório e as mensagens pintadas nas e das mulheres o arcabouço subjetivado das narrativas. |
id |
UCS-5_2fee21209633cb9284b1d3f15b3a9995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/9722 |
network_acronym_str |
UCS-5 |
network_name_str |
Conexão: comunicação e cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenascomunicação. jornalismo. culturaMulher indígena. Amazônia. Comunicação. Linguagens corporais. Identidades e resiliência.Compreender enlaces entre comunicação, cultura e democracia a partir do grafismo indígena é a viagem pretendida neste artigo, tendo como porto a Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), em Manaus (AM) e como lugar de observação a pintura de rostos de indígenas. O rosto é superfície e mapa de culturas, identidades, pertencimento, comunicacional e, nessa abordagem, da resiliência indígena, dos conflitos de aceitação e de negação, da violência simbólica, da reafirmação e da rejeição. O ato de pintar-se, ser pintada, apresentar-se e representar promove instigações sobre outros exercícios comunicacionais amazônicos para além do modelo hegemônico da comunicação. São manejadas como remos nos afluentes amazônicos as noções de rostidade (DELEUZE, GUATTARI, 1996) e ecossistemas comunicacionais na interface com o diálogo possível (MEDINA, 2003, 2011) na prospecção da participação de outros sujeitos. A AMARN é laboratório e as mensagens pintadas nas e das mulheres o arcabouço subjetivado das narrativas.Universidade de Caxias do Sul - UCSVieira, Ivânia2022-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9722Conexão - Comunicação e Cultura; v. 19, n. 38 (2020): Revista Conexão - Comunicação e Cultura2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9722/5161Direitos autorais 2022 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T12:47:09Zoai:vkali30.ucs.br:article/9722Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2022-05-19T12:47:09Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas |
title |
Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas |
spellingShingle |
Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas Vieira, Ivânia comunicação. jornalismo. cultura Mulher indígena. Amazônia. Comunicação. Linguagens corporais. Identidades e resiliência. |
title_short |
Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas |
title_full |
Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas |
title_fullStr |
Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas |
title_full_unstemmed |
Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas |
title_sort |
Mensagens Pintadas – Viagens comunicacionais no grafismo de mulheres indígenas |
author |
Vieira, Ivânia |
author_facet |
Vieira, Ivânia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Ivânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação. jornalismo. cultura Mulher indígena. Amazônia. Comunicação. Linguagens corporais. Identidades e resiliência. |
topic |
comunicação. jornalismo. cultura Mulher indígena. Amazônia. Comunicação. Linguagens corporais. Identidades e resiliência. |
description |
Compreender enlaces entre comunicação, cultura e democracia a partir do grafismo indígena é a viagem pretendida neste artigo, tendo como porto a Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), em Manaus (AM) e como lugar de observação a pintura de rostos de indígenas. O rosto é superfície e mapa de culturas, identidades, pertencimento, comunicacional e, nessa abordagem, da resiliência indígena, dos conflitos de aceitação e de negação, da violência simbólica, da reafirmação e da rejeição. O ato de pintar-se, ser pintada, apresentar-se e representar promove instigações sobre outros exercícios comunicacionais amazônicos para além do modelo hegemônico da comunicação. São manejadas como remos nos afluentes amazônicos as noções de rostidade (DELEUZE, GUATTARI, 1996) e ecossistemas comunicacionais na interface com o diálogo possível (MEDINA, 2003, 2011) na prospecção da participação de outros sujeitos. A AMARN é laboratório e as mensagens pintadas nas e das mulheres o arcabouço subjetivado das narrativas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9722 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/9722/5161 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexão - Comunicação e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Conexão - Comunicação e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 19, n. 38 (2020): Revista Conexão - Comunicação e Cultura 2178-2687 1677-0943 reponame:Conexão: comunicação e cultura instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conexão: comunicação e cultura |
collection |
Conexão: comunicação e cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com |
_version_ |
1750315248331522049 |