A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintão, Bruna Pimentel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/24416
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
id UNB-2_a001364d688332bfecafac00e1f3326a
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/24416
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Quintão, Bruna PimentelCastro, Vera Marisa Pugliese deQUINTÃO, Bruna Pimentel. A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas. 2018. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.https://bdm.unb.br/handle/10483/24416Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.Partindo da teoria do teórico e historiador da arte francês Hubert Damisch (1928- 2017) acerca da abstração como um conceito ampliado e de um viés espiritualista da constituição da forma, esta pesquisa busca investigar tanto obras do período do Blaue Reiter do artista russo Wassily Kandinsky (1866-1944) quanto grafismos indígenas amazônicos como sendo formas abstratas. A aproximação entre a abstração nas formas do artista e nos grafismos de manifestações indígenas ocorrerá por meio da noção de que a abstração se daria pela materialização da essência através da forma, por uma ascensão da alma para uma dimensão transcendental extra-fenomênica, mediante o mais profundo contato do artista com o seu interior. As formas possuidoras do que chamaremos nesta pesquisa de grande força abstrata seriam seres espirituais autônomos em intrínseco contato com seu élan vital e, dessa maneira, seres capazes de causar vibrações psíquicas fortes na alma do fruidor. Estas formas não só habitariam em seu próprio universo formal total e concreto como também funcionariam como espécies de portais que comunicariam a alma do fruidor para mundos e dimensões que estão além do âmbito fenomênico.Submitted by Débora Macêdo Carneiro (deboracarneiro@bce.unb.br) on 2020-04-28T22:23:34Z No. of bitstreams: 1 2018_BrunaPimentelQuintao_tcc.pdf: 2535479 bytes, checksum: 1ea1c748571ceab97e39d054eb463f64 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-07-21T13:37:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_BrunaPimentelQuintao_tcc.pdf: 2535479 bytes, checksum: 1ea1c748571ceab97e39d054eb463f64 (MD5)Made available in DSpace on 2020-07-21T13:37:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_BrunaPimentelQuintao_tcc.pdf: 2535479 bytes, checksum: 1ea1c748571ceab97e39d054eb463f64 (MD5)Through the theory of the French theorist and art historian Hubert Damisch (1928- 2017) of abstraction as an enlarged concept and a spiritual bias of the constitution of the form, this research intends to investigate works from the Blaue Reiter’s period of Russian artist Wassily Kandinsky (1866-1944) together with Amazonian indigenous graphisms as abstract forms. The approach between abstraction in the artist’s form and in indigenous manifestation’s graphisms will take place on the basis that abstraction would occur with the materialization of essence through form, with the rising of the soul to a transcendental extra-phenomenal dimension, through a deeper contact of the artist with his inner self. The forms that have what we will call in this research great abstract force would be taken as autonomous spiritual beings in intrinsic contact with their élan vital, and therefore capable of causing strong psychic vibrations in the receptor’s soul. These forms would not only live in their own concrete and total universe, but also work as kinds of portals that would communicate the receptor’s soul to worlds and dimensions that are beyond the phenomenal experience.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar meu trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessArte indígenaArte abstrataKandinsky, Wassily, 1866-1944IndígenasEspiritualidadeA abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-07-21T13:37:16Z2020-07-21T13:37:16Z2018-07-09porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24416/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2018_BrunaPimentelQuintao_tcc.pdf2018_BrunaPimentelQuintao_tcc.pdfapplication/pdf2535479http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24416/1/2018_BrunaPimentelQuintao_tcc.pdf1ea1c748571ceab97e39d054eb463f64MD5110483/244162020-07-21 10:37:16.946oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-07-21T13:37:16Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas
title A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas
spellingShingle A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas
Quintão, Bruna Pimentel
Arte indígena
Arte abstrata
Kandinsky, Wassily, 1866-1944
Indígenas
Espiritualidade
title_short A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas
title_full A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas
title_fullStr A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas
title_full_unstemmed A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas
title_sort A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas
author Quintão, Bruna Pimentel
author_facet Quintão, Bruna Pimentel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintão, Bruna Pimentel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Vera Marisa Pugliese de
contributor_str_mv Castro, Vera Marisa Pugliese de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Arte indígena
Arte abstrata
Kandinsky, Wassily, 1866-1944
Indígenas
Espiritualidade
topic Arte indígena
Arte abstrata
Kandinsky, Wassily, 1866-1944
Indígenas
Espiritualidade
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2018.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-07-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-21T13:37:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-21T13:37:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUINTÃO, Bruna Pimentel. A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas. 2018. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/24416
identifier_str_mv QUINTÃO, Bruna Pimentel. A abstração entre Wassily Kandinsky e grafismos indígenas. 2018. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/24416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24416/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/24416/1/2018_BrunaPimentelQuintao_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
1ea1c748571ceab97e39d054eb463f64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1798495785320448000