A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexão: comunicação e cultura |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7719 |
Resumo: | Qual o papel da publicidade na configuração do espaço doméstico? Como as representações de mulheres em produtos de consumo canalizam os valores sociais hegemônicos? E como os discursos da publicidade ocupam as revistas femininas e instituem papeis sociais e estereótipos de gênero? Estas são algumas das questões que motivam o presente estudo, que se propõe a analisar as representações do trabalho doméstico em peças publicitárias publicadas em diversas revistas femininas brasileiras, nos anos 1950 e 60. Com base em um recorte de vinte peças publicitárias veiculadas em revistas femininas, são observadas as relações entre texto e imagem e as estratégias de produção de sentido utilizadas por marcas de eletrodomésticos e produtos de limpeza para representar um padrão feminino associado à realização na esfera doméstica. A partir do percurso descrito, a pesquisa busca compreender as representações sociais construídas pela publicidade, como um espaço privilegiado para a reprodução de estereótipos em torno da imagem das mulheres. |
id |
UCS-5_80ecf6d4976952ef2f2577ad00898c0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/7719 |
network_acronym_str |
UCS-5 |
network_name_str |
Conexão: comunicação e cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o larComunicaçãorepresentações femininas; publicidade; gênero; trabalho doméstico; processos midiáticosQual o papel da publicidade na configuração do espaço doméstico? Como as representações de mulheres em produtos de consumo canalizam os valores sociais hegemônicos? E como os discursos da publicidade ocupam as revistas femininas e instituem papeis sociais e estereótipos de gênero? Estas são algumas das questões que motivam o presente estudo, que se propõe a analisar as representações do trabalho doméstico em peças publicitárias publicadas em diversas revistas femininas brasileiras, nos anos 1950 e 60. Com base em um recorte de vinte peças publicitárias veiculadas em revistas femininas, são observadas as relações entre texto e imagem e as estratégias de produção de sentido utilizadas por marcas de eletrodomésticos e produtos de limpeza para representar um padrão feminino associado à realização na esfera doméstica. A partir do percurso descrito, a pesquisa busca compreender as representações sociais construídas pela publicidade, como um espaço privilegiado para a reprodução de estereótipos em torno da imagem das mulheres.Universidade de Caxias do Sul - UCSWoitowicz, Karina Janzdos Santos, Volney Campos2020-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7719Conexão - Comunicação e Cultura; v. 18, n. 35 (2019): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7719/4084http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2856http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2857http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2858http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2859http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2860http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2861http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2862http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2863http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2864Direitos autorais 2020 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-01T01:40:59Zoai:vkali30.ucs.br:article/7719Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2020-03-01T01:40:59Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar |
title |
A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar |
spellingShingle |
A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar Woitowicz, Karina Janz Comunicação representações femininas; publicidade; gênero; trabalho doméstico; processos midiáticos |
title_short |
A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar |
title_full |
A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar |
title_fullStr |
A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar |
title_full_unstemmed |
A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar |
title_sort |
A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar |
author |
Woitowicz, Karina Janz |
author_facet |
Woitowicz, Karina Janz dos Santos, Volney Campos |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Volney Campos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Woitowicz, Karina Janz dos Santos, Volney Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação representações femininas; publicidade; gênero; trabalho doméstico; processos midiáticos |
topic |
Comunicação representações femininas; publicidade; gênero; trabalho doméstico; processos midiáticos |
description |
Qual o papel da publicidade na configuração do espaço doméstico? Como as representações de mulheres em produtos de consumo canalizam os valores sociais hegemônicos? E como os discursos da publicidade ocupam as revistas femininas e instituem papeis sociais e estereótipos de gênero? Estas são algumas das questões que motivam o presente estudo, que se propõe a analisar as representações do trabalho doméstico em peças publicitárias publicadas em diversas revistas femininas brasileiras, nos anos 1950 e 60. Com base em um recorte de vinte peças publicitárias veiculadas em revistas femininas, são observadas as relações entre texto e imagem e as estratégias de produção de sentido utilizadas por marcas de eletrodomésticos e produtos de limpeza para representar um padrão feminino associado à realização na esfera doméstica. A partir do percurso descrito, a pesquisa busca compreender as representações sociais construídas pela publicidade, como um espaço privilegiado para a reprodução de estereótipos em torno da imagem das mulheres. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7719 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7719/4084 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2856 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2857 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2858 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2859 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2860 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2861 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2862 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2863 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2864 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Conexão - Comunicação e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Conexão - Comunicação e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Caxias do Sul - UCS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão - Comunicação e Cultura; v. 18, n. 35 (2019): Conexão 2178-2687 1677-0943 reponame:Conexão: comunicação e cultura instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Conexão: comunicação e cultura |
collection |
Conexão: comunicação e cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com |
_version_ |
1750315248785555456 |