A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Woitowicz, Karina Janz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: dos Santos, Volney Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexão: comunicação e cultura
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7719
Resumo: Qual o papel da publicidade na configuração do espaço doméstico? Como as representações de mulheres em produtos de consumo canalizam os valores sociais hegemônicos? E como os discursos da publicidade ocupam as revistas femininas e instituem papeis sociais e estereótipos de gênero? Estas são algumas das questões que motivam o presente estudo, que se propõe a analisar as representações do trabalho doméstico em peças publicitárias publicadas em diversas revistas femininas brasileiras, nos anos 1950 e 60. Com base em um recorte de vinte peças publicitárias veiculadas em revistas femininas, são observadas as relações entre texto e imagem e as estratégias de produção de sentido utilizadas por marcas de eletrodomésticos e produtos de limpeza para representar um padrão feminino associado à realização na esfera doméstica. A partir do percurso descrito, a pesquisa busca compreender as representações sociais construídas pela publicidade, como um espaço privilegiado para a reprodução de estereótipos em torno da imagem das mulheres.
id UCS-5_80ecf6d4976952ef2f2577ad00898c0c
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/7719
network_acronym_str UCS-5
network_name_str Conexão: comunicação e cultura
repository_id_str
spelling A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o larComunicaçãorepresentações femininas; publicidade; gênero; trabalho doméstico; processos midiáticosQual o papel da publicidade na configuração do espaço doméstico? Como as representações de mulheres em produtos de consumo canalizam os valores sociais hegemônicos? E como os discursos da publicidade ocupam as revistas femininas e instituem papeis sociais e estereótipos de gênero? Estas são algumas das questões que motivam o presente estudo, que se propõe a analisar as representações do trabalho doméstico em peças publicitárias publicadas em diversas revistas femininas brasileiras, nos anos 1950 e 60. Com base em um recorte de vinte peças publicitárias veiculadas em revistas femininas, são observadas as relações entre texto e imagem e as estratégias de produção de sentido utilizadas por marcas de eletrodomésticos e produtos de limpeza para representar um padrão feminino associado à realização na esfera doméstica. A partir do percurso descrito, a pesquisa busca compreender as representações sociais construídas pela publicidade, como um espaço privilegiado para a reprodução de estereótipos em torno da imagem das mulheres.Universidade de Caxias do Sul - UCSWoitowicz, Karina Janzdos Santos, Volney Campos2020-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7719Conexão - Comunicação e Cultura; v. 18, n. 35 (2019): Conexão2178-26871677-0943reponame:Conexão: comunicação e culturainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7719/4084http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2856http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2857http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2858http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2859http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2860http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2861http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2862http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2863http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2864Direitos autorais 2020 Conexão - Comunicação e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-01T01:40:59Zoai:vkali30.ucs.br:article/7719Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/indexPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/oairevistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com2178-26871677-0943opendoar:2020-03-01T01:40:59Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar
title A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar
spellingShingle A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar
Woitowicz, Karina Janz
Comunicação
representações femininas; publicidade; gênero; trabalho doméstico; processos midiáticos
title_short A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar
title_full A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar
title_fullStr A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar
title_full_unstemmed A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar
title_sort A configuração do trabalho doméstico em revistas femininas dos anos 1950 e 60: representações de gênero em peças publicitárias de produtos para o lar
author Woitowicz, Karina Janz
author_facet Woitowicz, Karina Janz
dos Santos, Volney Campos
author_role author
author2 dos Santos, Volney Campos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Woitowicz, Karina Janz
dos Santos, Volney Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
representações femininas; publicidade; gênero; trabalho doméstico; processos midiáticos
topic Comunicação
representações femininas; publicidade; gênero; trabalho doméstico; processos midiáticos
description Qual o papel da publicidade na configuração do espaço doméstico? Como as representações de mulheres em produtos de consumo canalizam os valores sociais hegemônicos? E como os discursos da publicidade ocupam as revistas femininas e instituem papeis sociais e estereótipos de gênero? Estas são algumas das questões que motivam o presente estudo, que se propõe a analisar as representações do trabalho doméstico em peças publicitárias publicadas em diversas revistas femininas brasileiras, nos anos 1950 e 60. Com base em um recorte de vinte peças publicitárias veiculadas em revistas femininas, são observadas as relações entre texto e imagem e as estratégias de produção de sentido utilizadas por marcas de eletrodomésticos e produtos de limpeza para representar um padrão feminino associado à realização na esfera doméstica. A partir do percurso descrito, a pesquisa busca compreender as representações sociais construídas pela publicidade, como um espaço privilegiado para a reprodução de estereótipos em torno da imagem das mulheres.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7719
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/7719/4084
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2856
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2857
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2858
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2859
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2860
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2861
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2862
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2863
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/downloadSuppFile/7719/2864
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Conexão - Comunicação e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Conexão - Comunicação e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Caxias do Sul - UCS
dc.source.none.fl_str_mv Conexão - Comunicação e Cultura; v. 18, n. 35 (2019): Conexão
2178-2687
1677-0943
reponame:Conexão: comunicação e cultura
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Conexão: comunicação e cultura
collection Conexão: comunicação e cultura
repository.name.fl_str_mv Conexão: comunicação e cultura - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ucs.br||conexaoucs@gmail.com|| brancasolio@gmail.com
_version_ 1750315248785555456