Políticas e Processos Produtivos do Artesanato Brasileiro como atrativo de um Turismo Cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1741 |
Resumo: | Este artigo faz uma análise das transformações no processo produtivo do artesanato tradicional e de sua inserção na categoria de produção associada ao turismo cultural como patrimônio cultural imaterial, tendo sua imagem relacionada ao consumo consciente e a responsabilidade social. O artesanato passa por intervenções que visam à adequação aos parâmetros globais de qualidade e competitividade dos produtos construídos a partir da obtenção de certificados de origem e selos de qualidade. O artesão, por sua vez, perde cada vez mais a autonomia, característica central em sua produção e elemento essencial para que a tradição se perpetue ou seja reinventada e é reduzido a um detentor de técnicas que precisam se adequar a um modelo mercadológico específico. O artesanato é cada vez mais dependente dos processos de criação da imagem, pois, como todos os produtos da sociedade pós-industrial, passa a ser consumido como experiência e não, propriamente, como produto. O artesão precisa sobreviver e, muitas vezes, tendo sua produção como principal fonte de renda, submete-se as exigências do mercado, sem perceber que nas entrelinhas do discurso de melhoria de suas condições de vida e da própria autoestima encontra-se a alienação e a conseqüente expropriação de um saber |
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Políticas e Processos Produtivos do Artesanato Brasileiro como atrativo de um Turismo CulturalCiências Sociais Aplicadas/TurismoEste artigo faz uma análise das transformações no processo produtivo do artesanato tradicional e de sua inserção na categoria de produção associada ao turismo cultural como patrimônio cultural imaterial, tendo sua imagem relacionada ao consumo consciente e a responsabilidade social. O artesanato passa por intervenções que visam à adequação aos parâmetros globais de qualidade e competitividade dos produtos construídos a partir da obtenção de certificados de origem e selos de qualidade. O artesão, por sua vez, perde cada vez mais a autonomia, característica central em sua produção e elemento essencial para que a tradição se perpetue ou seja reinventada e é reduzido a um detentor de técnicas que precisam se adequar a um modelo mercadológico específico. O artesanato é cada vez mais dependente dos processos de criação da imagem, pois, como todos os produtos da sociedade pós-industrial, passa a ser consumido como experiência e não, propriamente, como produto. O artesão precisa sobreviver e, muitas vezes, tendo sua produção como principal fonte de renda, submete-se as exigências do mercado, sem perceber que nas entrelinhas do discurso de melhoria de suas condições de vida e da própria autoestima encontra-se a alienação e a conseqüente expropriação de um saberROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeRamos, Silvana Pirillo2013-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1741ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 5, n. 1 (2013): Revista Rosa dos Ventos2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/1741/pdf_101info:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-17T20:28:55Zoai:vkali30.ucs.br:article/1741Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2013-04-17T20:28:55Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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