O Turismo como impulsionador do Artesanato Angolano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/369 |
Resumo: | O turismo e o artesanato formam uma simbiose de reconhecida relevância e de inspiração para este estudo, que tem como objetivo demonstrar a influência do turismo no desenvolvimento do artesanato em Angola. O turismo tem um impacto importante na indústria do artesanato, já que os turistas são o principal target desta indústria, aquando da procura por lembranças que reflitam a história e a cultura local. As peças artesanais, sejam elas de decoração ou adornos, são os souvenirs mais comprados pelos visitantes. Para melhor explicar este fenómeno, foi utilizada a metodologia qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida em Angola, no município de Talatona e de Belas, mais precisamente, no centro de artes Morro dos Veados e na Escola Superior de Arte da Universidade de Luanda e na Escola de Hotelaria e Turismo da Universidade Agostinho Neto. Foram entrevistados cinco indivíduos ligados à área do artesanato e turismo. Após análise do conteúdo, foi possível avançar com algumas conclusões. O turismo é considerado muito importante para o desenvolvimento do Centro de artesanato que, por seu turno, tem um papel de atrativo turístico e disseminador da cultura e das tradições. O turismo pode ainda contribuir significativamente para o artesanato, e servir como fonte de disseminação da história e da cultura dos povos. O artesanato, por sua vez, traduz a identidade cultural regional de cada espaço multicultural que diversifica o país - cada província é única. Existe, portanto, um manancial de oportunidades ao nível do turismo que urge serem exploradas de forma a poderem contribuir para o desenvolvimento do artesanato. |
id |
RCAP_d8f345daba454c20017c732b8bbec546 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dosalgarves:article/369 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Turismo como impulsionador do Artesanato Angolanoartesanato; turismo; atratividade turística; potencial turísticoO turismo e o artesanato formam uma simbiose de reconhecida relevância e de inspiração para este estudo, que tem como objetivo demonstrar a influência do turismo no desenvolvimento do artesanato em Angola. O turismo tem um impacto importante na indústria do artesanato, já que os turistas são o principal target desta indústria, aquando da procura por lembranças que reflitam a história e a cultura local. As peças artesanais, sejam elas de decoração ou adornos, são os souvenirs mais comprados pelos visitantes. Para melhor explicar este fenómeno, foi utilizada a metodologia qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida em Angola, no município de Talatona e de Belas, mais precisamente, no centro de artes Morro dos Veados e na Escola Superior de Arte da Universidade de Luanda e na Escola de Hotelaria e Turismo da Universidade Agostinho Neto. Foram entrevistados cinco indivíduos ligados à área do artesanato e turismo. Após análise do conteúdo, foi possível avançar com algumas conclusões. O turismo é considerado muito importante para o desenvolvimento do Centro de artesanato que, por seu turno, tem um papel de atrativo turístico e disseminador da cultura e das tradições. O turismo pode ainda contribuir significativamente para o artesanato, e servir como fonte de disseminação da história e da cultura dos povos. O artesanato, por sua vez, traduz a identidade cultural regional de cada espaço multicultural que diversifica o país - cada província é única. Existe, portanto, um manancial de oportunidades ao nível do turismo que urge serem exploradas de forma a poderem contribuir para o desenvolvimento do artesanato.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2023-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/369Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 43 (2023): SPECIAL ISSUE Tourism & Arts; 50-65Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 43 (2023): SPECIAL ISSUE Tourism & Arts; 50-652182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/369https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/369/392https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/downloadSuppFile/369/25https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/downloadSuppFile/369/26Copyright (c) 2023 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeandro, Gracieth Mateus; Escola de Hotelaria e Turismo, Universidade Agostinho NetoRolo, Ana; CICE - Instituto Politécnico de SetúbalMungovo, Lucinda Chocolate; Escola de Hotelaria e Turismo, Universidade Agostinho NetoFerraz, Esperança Luieca; Faculdades de Artes, Universidade de Luanda2024-02-10T07:49:57Zoai:ojs.dosalgarves:article/369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:08.220970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Turismo como impulsionador do Artesanato Angolano |
title |
O Turismo como impulsionador do Artesanato Angolano |
spellingShingle |
O Turismo como impulsionador do Artesanato Angolano Leandro, Gracieth Mateus; Escola de Hotelaria e Turismo, Universidade Agostinho Neto artesanato; turismo; atratividade turística; potencial turístico |
title_short |
O Turismo como impulsionador do Artesanato Angolano |
title_full |
O Turismo como impulsionador do Artesanato Angolano |
title_fullStr |
O Turismo como impulsionador do Artesanato Angolano |
title_full_unstemmed |
O Turismo como impulsionador do Artesanato Angolano |
title_sort |
O Turismo como impulsionador do Artesanato Angolano |
author |
Leandro, Gracieth Mateus; Escola de Hotelaria e Turismo, Universidade Agostinho Neto |
author_facet |
Leandro, Gracieth Mateus; Escola de Hotelaria e Turismo, Universidade Agostinho Neto Rolo, Ana; CICE - Instituto Politécnico de Setúbal Mungovo, Lucinda Chocolate; Escola de Hotelaria e Turismo, Universidade Agostinho Neto Ferraz, Esperança Luieca; Faculdades de Artes, Universidade de Luanda |
author_role |
author |
author2 |
Rolo, Ana; CICE - Instituto Politécnico de Setúbal Mungovo, Lucinda Chocolate; Escola de Hotelaria e Turismo, Universidade Agostinho Neto Ferraz, Esperança Luieca; Faculdades de Artes, Universidade de Luanda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro, Gracieth Mateus; Escola de Hotelaria e Turismo, Universidade Agostinho Neto Rolo, Ana; CICE - Instituto Politécnico de Setúbal Mungovo, Lucinda Chocolate; Escola de Hotelaria e Turismo, Universidade Agostinho Neto Ferraz, Esperança Luieca; Faculdades de Artes, Universidade de Luanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
artesanato; turismo; atratividade turística; potencial turístico |
topic |
artesanato; turismo; atratividade turística; potencial turístico |
description |
O turismo e o artesanato formam uma simbiose de reconhecida relevância e de inspiração para este estudo, que tem como objetivo demonstrar a influência do turismo no desenvolvimento do artesanato em Angola. O turismo tem um impacto importante na indústria do artesanato, já que os turistas são o principal target desta indústria, aquando da procura por lembranças que reflitam a história e a cultura local. As peças artesanais, sejam elas de decoração ou adornos, são os souvenirs mais comprados pelos visitantes. Para melhor explicar este fenómeno, foi utilizada a metodologia qualitativa. A pesquisa foi desenvolvida em Angola, no município de Talatona e de Belas, mais precisamente, no centro de artes Morro dos Veados e na Escola Superior de Arte da Universidade de Luanda e na Escola de Hotelaria e Turismo da Universidade Agostinho Neto. Foram entrevistados cinco indivíduos ligados à área do artesanato e turismo. Após análise do conteúdo, foi possível avançar com algumas conclusões. O turismo é considerado muito importante para o desenvolvimento do Centro de artesanato que, por seu turno, tem um papel de atrativo turístico e disseminador da cultura e das tradições. O turismo pode ainda contribuir significativamente para o artesanato, e servir como fonte de disseminação da história e da cultura dos povos. O artesanato, por sua vez, traduz a identidade cultural regional de cada espaço multicultural que diversifica o país - cada província é única. Existe, portanto, um manancial de oportunidades ao nível do turismo que urge serem exploradas de forma a poderem contribuir para o desenvolvimento do artesanato. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/369 |
url |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/369 https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/369/392 https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/downloadSuppFile/369/25 https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/downloadSuppFile/369/26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 43 (2023): SPECIAL ISSUE Tourism & Arts; 50-65 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 43 (2023): SPECIAL ISSUE Tourism & Arts; 50-65 2182-5580 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137066326425600 |