Um Olhar para a Hospitalidade: Percepção de Gestores da Oferta Hoteleira em Portugal / A Look at Hospitality in Portugal: The Hotel Managers’ Perception
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5918 |
Resumo: | RESUMOA pesquisa realizada objetivou, de forma geral, analisar como empresas da oferta turística percebem a hospitalidade e, de forma específica, identificar as principais categorias empregadas na percepção de hospitalidade e se os gestores da oferta se sensibilizam para a hospitalidade. Optou-se por avaliar a visão de gestores de empresas de meio de hospedagem. O estudo caracteriza-se como exploratório e qualitativo e tem Portugal como território de investigação. O procedimento metodológico de recolha de dados foi a entrevista estruturada, aplicada a seis gestores de hotéis das cidades de Coimbra, Mirandela, Monsanto, Porto e Vila Nova de Gaia. Os dados foram analisados com o uso do software WebQDA. Como resultado principal, foi possível verificar que a percepção dos entrevistados sobre a hospitalidade não difere da encontrada na literatura utilizada como referência e confirma a sensibilização por parte dos diretores dos hotéis para a hospitalidade.PALAVRAS-CHAVETurismo. Hospitalidade. Meios de Hospedagem. Portugal. ABSTRACTThis study assesses how touristic offer perceive the hospitality. It aims to identify the main categories used in the perception of hospitality and if the offer managers are sensitized about this concept. It was decided to evaluate the perception of companies’ managers of means of lodging. The study is characterized as exploratory and qualitative and has Portugal as a research territory. The methodological procedure for data collection was the structured interview, applied to six hotel managers in the cities of Coimbra, Mirandela, Monsanto, Porto and Vila Nova de Gaia. Data were analyzed using the WebQDA software. As a main result, it was possible to verify that the interviewees' perception about hospitality does not differ from that found in the literature used as reference for the present study and confirms the sensitization on the part of the managers of the hotels for the hospitality.KEYWORDSTourism. Hospitality Meanings. Hospitality Industry. Portugal. AUTORIAManoela Carrillo Valduga – Mestra; doutoranda em Turismo na Universidade de Aveiro, Portugal. Professora na Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1175724748253107. E-mail: manoelavalduga@id.uff.br REFERÊNCIASBaker, G. (2009). Cosmopolitanism as Hospitality: revisiting identity and difference. cosmopolitanism. Alternatives, 34(2), 107-128. LinkBardin, L. (2007). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.Botterill, D. (2004). Método científico-social do conhecimento da hospitalidade. 251-258. In: Lashley, C. & Morrison, A. (Eds.). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri, SP: Manole.Brotherton, B. (2017). Hospitality - a synthetic approach. 82-98. In: Lashley, C. (Ed.) The Routledge handbook of hospitality studies. London: Routledge.Bulley, B. D. & Lisle, D. (2012). Welcoming the world: governing hospitality. London’s 2012 Olympic. International Political Sociology, 6(2), 186-204. LinkCinotti, Y. (2011). Hospitalité touristique: conceptualisation et études de l’hospitalité des destinations et des maisons d’hôtes. Thèse pour le doctorat en Sciences du Tourisme. Université de Perpignan.Derrida, J. (2003). Da Hospitalidade. Coimbra, Portugal: Palimage.Dikeç, M.; Clark, N. & Barnett, C. (2009). Extending hospitality: giving space, taking time. Paragraph Special Issues, 32(1), 1-14. LinkSkandrani, H. & Kamoun, M. (2014). Hospitality meanings and consequences among hotels employees and guests. 147-156. In: Woodside, A. G. & Kozak, M. (Eds.) (2014). Tourists’ perceptions and assessments. West Yorkshire: Emerald.Lashley, C. (2000). In search of Hospitality: Towards a theoretical framework. International Journal of Hospitality Management, 19(1), 3-15. LinkLashley, C. (Ed.) (2017).The Routledge handbook of hospitality studies. London: Routledge.Lashley, C. (2017). Religious perspectives on hospitality. 111-120. In: Lashley, C. (Ed.) The Routledge handbook of hospitality studies. London: Routledge.Mauss, M. Ensaio sobre a dádiva. In: Mauss, M. (2003). Sociologia e Antropologia. São Paulo, Brasil: Cosac Naif.Morrison, A. (2012). Marketing de Hospitalidade e Turismo. Brasil: Cengage Learning.Musa, G. & Thirumoorthi, T. (2011). Red Palm: Exploring service quality and servicescape of the best backpacker hostel in Asia. Current Issues in Tourism, 14(2), 103-120. LinkOmerzel, D. G. (2011). The local business sector's perception of the competitiveness of Slovenia as a tourist destination Tourism. Original Scientific Paper, 59(1), 25-46. LinkRitchie, J. R. B. & Crouch, G.I (2003). The competitive destination, a sustainable perspective. Wallingford, UK: Cabi.Santos, M. M. C.; Perazzolo, O. A.; Pereira, S. & Baptista, I. (2017). Hospitality and social ties: an interdisciplinary reflexive journey for a psychology of hospitality. 121- 132. In: Lashley, C. (Ed.) (2017). The Routledge handbook of hospitality studies. London: Routledge.Tasci, A. D. A. & Semrad, K. J. (2016). Developing a scale of hospitableness: A tale of two worlds. International Journal of Hospitality Management, 53(1), 30-41. LinkWada, E. K.; Cavenaghi, A. J. & Salles, M. R. R. (2015). O marco comparativo e teórico dos estudos de hospitalidade no Brasil. Revista Hospitalidade, 12 (n. especial), 93-111. Link PROCESSO EDITORIAL: Recebido: 2 JAN 2018; Avaliado: 1º rodada JAN-OUT 2018; 2º rodada: JAN-MAR 2019; Aceito: 16 ABR 2019. |
id |
UCS-6_2cb888a0016e298d068fa31817f5400b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/5918 |
network_acronym_str |
UCS-6 |
network_name_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Olhar para a Hospitalidade: Percepção de Gestores da Oferta Hoteleira em Portugal / A Look at Hospitality in Portugal: The Hotel Managers’ PerceptionTurismoTurismo. Tourism. Hospitalidade. Hospitality Meanings. Meios de Hospedagem. Hospitality Industry. Portugal.RESUMOA pesquisa realizada objetivou, de forma geral, analisar como empresas da oferta turística percebem a hospitalidade e, de forma específica, identificar as principais categorias empregadas na percepção de hospitalidade e se os gestores da oferta se sensibilizam para a hospitalidade. Optou-se por avaliar a visão de gestores de empresas de meio de hospedagem. O estudo caracteriza-se como exploratório e qualitativo e tem Portugal como território de investigação. O procedimento metodológico de recolha de dados foi a entrevista estruturada, aplicada a seis gestores de hotéis das cidades de Coimbra, Mirandela, Monsanto, Porto e Vila Nova de Gaia. Os dados foram analisados com o uso do software WebQDA. Como resultado principal, foi possível verificar que a percepção dos entrevistados sobre a hospitalidade não difere da encontrada na literatura utilizada como referência e confirma a sensibilização por parte dos diretores dos hotéis para a hospitalidade.PALAVRAS-CHAVETurismo. Hospitalidade. Meios de Hospedagem. Portugal. ABSTRACTThis study assesses how touristic offer perceive the hospitality. It aims to identify the main categories used in the perception of hospitality and if the offer managers are sensitized about this concept. It was decided to evaluate the perception of companies’ managers of means of lodging. The study is characterized as exploratory and qualitative and has Portugal as a research territory. The methodological procedure for data collection was the structured interview, applied to six hotel managers in the cities of Coimbra, Mirandela, Monsanto, Porto and Vila Nova de Gaia. Data were analyzed using the WebQDA software. As a main result, it was possible to verify that the interviewees' perception about hospitality does not differ from that found in the literature used as reference for the present study and confirms the sensitization on the part of the managers of the hotels for the hospitality.KEYWORDSTourism. Hospitality Meanings. Hospitality Industry. Portugal. AUTORIAManoela Carrillo Valduga – Mestra; doutoranda em Turismo na Universidade de Aveiro, Portugal. Professora na Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1175724748253107. E-mail: manoelavalduga@id.uff.br REFERÊNCIASBaker, G. (2009). Cosmopolitanism as Hospitality: revisiting identity and difference. cosmopolitanism. Alternatives, 34(2), 107-128. LinkBardin, L. (2007). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.Botterill, D. (2004). Método científico-social do conhecimento da hospitalidade. 251-258. In: Lashley, C. & Morrison, A. (Eds.). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri, SP: Manole.Brotherton, B. (2017). Hospitality - a synthetic approach. 82-98. In: Lashley, C. (Ed.) The Routledge handbook of hospitality studies. London: Routledge.Bulley, B. D. & Lisle, D. (2012). Welcoming the world: governing hospitality. London’s 2012 Olympic. International Political Sociology, 6(2), 186-204. LinkCinotti, Y. (2011). Hospitalité touristique: conceptualisation et études de l’hospitalité des destinations et des maisons d’hôtes. Thèse pour le doctorat en Sciences du Tourisme. Université de Perpignan.Derrida, J. (2003). Da Hospitalidade. Coimbra, Portugal: Palimage.Dikeç, M.; Clark, N. & Barnett, C. (2009). Extending hospitality: giving space, taking time. Paragraph Special Issues, 32(1), 1-14. LinkSkandrani, H. & Kamoun, M. (2014). Hospitality meanings and consequences among hotels employees and guests. 147-156. In: Woodside, A. G. & Kozak, M. (Eds.) (2014). Tourists’ perceptions and assessments. West Yorkshire: Emerald.Lashley, C. (2000). In search of Hospitality: Towards a theoretical framework. International Journal of Hospitality Management, 19(1), 3-15. LinkLashley, C. (Ed.) (2017).The Routledge handbook of hospitality studies. London: Routledge.Lashley, C. (2017). Religious perspectives on hospitality. 111-120. In: Lashley, C. (Ed.) The Routledge handbook of hospitality studies. London: Routledge.Mauss, M. Ensaio sobre a dádiva. In: Mauss, M. (2003). Sociologia e Antropologia. São Paulo, Brasil: Cosac Naif.Morrison, A. (2012). Marketing de Hospitalidade e Turismo. Brasil: Cengage Learning.Musa, G. & Thirumoorthi, T. (2011). Red Palm: Exploring service quality and servicescape of the best backpacker hostel in Asia. Current Issues in Tourism, 14(2), 103-120. LinkOmerzel, D. G. (2011). The local business sector's perception of the competitiveness of Slovenia as a tourist destination Tourism. Original Scientific Paper, 59(1), 25-46. LinkRitchie, J. R. B. & Crouch, G.I (2003). The competitive destination, a sustainable perspective. Wallingford, UK: Cabi.Santos, M. M. C.; Perazzolo, O. A.; Pereira, S. & Baptista, I. (2017). Hospitality and social ties: an interdisciplinary reflexive journey for a psychology of hospitality. 121- 132. In: Lashley, C. (Ed.) (2017). The Routledge handbook of hospitality studies. London: Routledge.Tasci, A. D. A. & Semrad, K. J. (2016). Developing a scale of hospitableness: A tale of two worlds. International Journal of Hospitality Management, 53(1), 30-41. LinkWada, E. K.; Cavenaghi, A. J. & Salles, M. R. R. (2015). O marco comparativo e teórico dos estudos de hospitalidade no Brasil. Revista Hospitalidade, 12 (n. especial), 93-111. Link PROCESSO EDITORIAL: Recebido: 2 JAN 2018; Avaliado: 1º rodada JAN-OUT 2018; 2º rodada: JAN-MAR 2019; Aceito: 16 ABR 2019. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeCAPESValduga, Manoela Carrillo2019-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5918ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 11, n. 3 (2019): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5918/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/5918/1994Direitos autorais 2019 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T23:38:01Zoai:vkali30.ucs.br:article/5918Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2019-07-17T23:38:01Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Olhar para a Hospitalidade: Percepção de Gestores da Oferta Hoteleira em Portugal / A Look at Hospitality in Portugal: The Hotel Managers’ Perception |
title |
Um Olhar para a Hospitalidade: Percepção de Gestores da Oferta Hoteleira em Portugal / A Look at Hospitality in Portugal: The Hotel Managers’ Perception |
spellingShingle |
Um Olhar para a Hospitalidade: Percepção de Gestores da Oferta Hoteleira em Portugal / A Look at Hospitality in Portugal: The Hotel Managers’ Perception Valduga, Manoela Carrillo Turismo Turismo. Tourism. Hospitalidade. Hospitality Meanings. Meios de Hospedagem. Hospitality Industry. Portugal. |
title_short |
Um Olhar para a Hospitalidade: Percepção de Gestores da Oferta Hoteleira em Portugal / A Look at Hospitality in Portugal: The Hotel Managers’ Perception |
title_full |
Um Olhar para a Hospitalidade: Percepção de Gestores da Oferta Hoteleira em Portugal / A Look at Hospitality in Portugal: The Hotel Managers’ Perception |
title_fullStr |
Um Olhar para a Hospitalidade: Percepção de Gestores da Oferta Hoteleira em Portugal / A Look at Hospitality in Portugal: The Hotel Managers’ Perception |
title_full_unstemmed |
Um Olhar para a Hospitalidade: Percepção de Gestores da Oferta Hoteleira em Portugal / A Look at Hospitality in Portugal: The Hotel Managers’ Perception |
title_sort |
Um Olhar para a Hospitalidade: Percepção de Gestores da Oferta Hoteleira em Portugal / A Look at Hospitality in Portugal: The Hotel Managers’ Perception |
author |
Valduga, Manoela Carrillo |
author_facet |
Valduga, Manoela Carrillo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valduga, Manoela Carrillo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Turismo. Tourism. Hospitalidade. Hospitality Meanings. Meios de Hospedagem. Hospitality Industry. Portugal. |
topic |
Turismo Turismo. Tourism. Hospitalidade. Hospitality Meanings. Meios de Hospedagem. Hospitality Industry. Portugal. |
description |
RESUMOA pesquisa realizada objetivou, de forma geral, analisar como empresas da oferta turística percebem a hospitalidade e, de forma específica, identificar as principais categorias empregadas na percepção de hospitalidade e se os gestores da oferta se sensibilizam para a hospitalidade. Optou-se por avaliar a visão de gestores de empresas de meio de hospedagem. O estudo caracteriza-se como exploratório e qualitativo e tem Portugal como território de investigação. O procedimento metodológico de recolha de dados foi a entrevista estruturada, aplicada a seis gestores de hotéis das cidades de Coimbra, Mirandela, Monsanto, Porto e Vila Nova de Gaia. Os dados foram analisados com o uso do software WebQDA. Como resultado principal, foi possível verificar que a percepção dos entrevistados sobre a hospitalidade não difere da encontrada na literatura utilizada como referência e confirma a sensibilização por parte dos diretores dos hotéis para a hospitalidade.PALAVRAS-CHAVETurismo. Hospitalidade. Meios de Hospedagem. Portugal. ABSTRACTThis study assesses how touristic offer perceive the hospitality. It aims to identify the main categories used in the perception of hospitality and if the offer managers are sensitized about this concept. It was decided to evaluate the perception of companies’ managers of means of lodging. The study is characterized as exploratory and qualitative and has Portugal as a research territory. The methodological procedure for data collection was the structured interview, applied to six hotel managers in the cities of Coimbra, Mirandela, Monsanto, Porto and Vila Nova de Gaia. Data were analyzed using the WebQDA software. As a main result, it was possible to verify that the interviewees' perception about hospitality does not differ from that found in the literature used as reference for the present study and confirms the sensitization on the part of the managers of the hotels for the hospitality.KEYWORDSTourism. Hospitality Meanings. Hospitality Industry. Portugal. AUTORIAManoela Carrillo Valduga – Mestra; doutoranda em Turismo na Universidade de Aveiro, Portugal. Professora na Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/1175724748253107. E-mail: manoelavalduga@id.uff.br REFERÊNCIASBaker, G. (2009). Cosmopolitanism as Hospitality: revisiting identity and difference. cosmopolitanism. Alternatives, 34(2), 107-128. LinkBardin, L. (2007). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.Botterill, D. (2004). Método científico-social do conhecimento da hospitalidade. 251-258. In: Lashley, C. & Morrison, A. (Eds.). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri, SP: Manole.Brotherton, B. (2017). Hospitality - a synthetic approach. 82-98. In: Lashley, C. (Ed.) The Routledge handbook of hospitality studies. London: Routledge.Bulley, B. D. & Lisle, D. (2012). Welcoming the world: governing hospitality. London’s 2012 Olympic. International Political Sociology, 6(2), 186-204. LinkCinotti, Y. (2011). Hospitalité touristique: conceptualisation et études de l’hospitalité des destinations et des maisons d’hôtes. Thèse pour le doctorat en Sciences du Tourisme. Université de Perpignan.Derrida, J. (2003). Da Hospitalidade. Coimbra, Portugal: Palimage.Dikeç, M.; Clark, N. & Barnett, C. (2009). Extending hospitality: giving space, taking time. Paragraph Special Issues, 32(1), 1-14. LinkSkandrani, H. & Kamoun, M. (2014). Hospitality meanings and consequences among hotels employees and guests. 147-156. In: Woodside, A. G. & Kozak, M. (Eds.) (2014). Tourists’ perceptions and assessments. West Yorkshire: Emerald.Lashley, C. (2000). In search of Hospitality: Towards a theoretical framework. International Journal of Hospitality Management, 19(1), 3-15. LinkLashley, C. (Ed.) (2017).The Routledge handbook of hospitality studies. London: Routledge.Lashley, C. (2017). Religious perspectives on hospitality. 111-120. In: Lashley, C. (Ed.) The Routledge handbook of hospitality studies. London: Routledge.Mauss, M. Ensaio sobre a dádiva. In: Mauss, M. (2003). Sociologia e Antropologia. São Paulo, Brasil: Cosac Naif.Morrison, A. (2012). Marketing de Hospitalidade e Turismo. Brasil: Cengage Learning.Musa, G. & Thirumoorthi, T. (2011). Red Palm: Exploring service quality and servicescape of the best backpacker hostel in Asia. Current Issues in Tourism, 14(2), 103-120. LinkOmerzel, D. G. (2011). The local business sector's perception of the competitiveness of Slovenia as a tourist destination Tourism. Original Scientific Paper, 59(1), 25-46. LinkRitchie, J. R. B. & Crouch, G.I (2003). The competitive destination, a sustainable perspective. Wallingford, UK: Cabi.Santos, M. M. C.; Perazzolo, O. A.; Pereira, S. & Baptista, I. (2017). Hospitality and social ties: an interdisciplinary reflexive journey for a psychology of hospitality. 121- 132. In: Lashley, C. (Ed.) (2017). The Routledge handbook of hospitality studies. London: Routledge.Tasci, A. D. A. & Semrad, K. J. (2016). Developing a scale of hospitableness: A tale of two worlds. International Journal of Hospitality Management, 53(1), 30-41. LinkWada, E. K.; Cavenaghi, A. J. & Salles, M. R. R. (2015). O marco comparativo e teórico dos estudos de hospitalidade no Brasil. Revista Hospitalidade, 12 (n. especial), 93-111. Link PROCESSO EDITORIAL: Recebido: 2 JAN 2018; Avaliado: 1º rodada JAN-OUT 2018; 2º rodada: JAN-MAR 2019; Aceito: 16 ABR 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5918 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5918 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/5918/pdf http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/5918/1994 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 11, n. 3 (2019): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 2178-9061 reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
collection |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
susanagastal@gmail.com |
_version_ |
1799315525799510016 |