A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive Differential
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3579 |
Resumo: | Este estudo de caso tem por objetivo investigar a oferta turística municipal de Bonito, Mato Grosso do Sul, identificando o potencial do turismo criativo como diferencial competitivo, a partir da experiência vivenciada por um grupo de turistas, em 2014 e 2015. Foi utilizado o método exploratório descritivo e a observação participante, numa pesquisa qualitativa, e estudo de caso. Bonito é destino turístico brasileiro com merecido destaque, em especial, no segmento de turismo de natureza. Porém, para manter um destino competitivo e em desenvolvimento, são necessárias novas e diversificadas propostas de atividades turísticas, entre elas a associação ao turismo criativo como um diferencial. PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Turismo Criativo. Competitividade. Bonito, MS, BrasilThis study case aims to investigate the municipal tourism offer in Bonito identifying the potencial of the creative tourism as a competitive advantage from the experience lived by a group of tourists in August 2014. The method was the exploratory descriptive and participant observation in qualitative research and study case. Bonito is the Brazilian tourism destination with highlighting especially in nature tourism segment. However, to maintain a competitive destination under development requires new and diversified proposals for tourist activities among them was evaluated the possibilities of creative tourism offering as a Bonito differential. KEYWORDS: Tourism. Creative Tourism. Competitiveness. Bonito, MS, Brazil Camila Fagundes - Mestranda, Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. Currículo http://lattes.cnpq.br/3692997949794700. E-mail: camilafagundes@feevale.brMary Sandra Guerra Ashton – Doutora. Professora e pesquisadora do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil Currículo lattes.cnpq.br/7976259576722028 E-mail:. marysga@feevale.br |
id |
UCS-6_51668c86653e6e2ad8129a4180abc1ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/3579 |
network_acronym_str |
UCS-6 |
network_name_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive DifferentialCiências Sociais Aplicadas; Turismo;Turismo Criativo; Turismo de Natureza; Competitividade; Desenvolvimento; Bonito/MS.Este estudo de caso tem por objetivo investigar a oferta turística municipal de Bonito, Mato Grosso do Sul, identificando o potencial do turismo criativo como diferencial competitivo, a partir da experiência vivenciada por um grupo de turistas, em 2014 e 2015. Foi utilizado o método exploratório descritivo e a observação participante, numa pesquisa qualitativa, e estudo de caso. Bonito é destino turístico brasileiro com merecido destaque, em especial, no segmento de turismo de natureza. Porém, para manter um destino competitivo e em desenvolvimento, são necessárias novas e diversificadas propostas de atividades turísticas, entre elas a associação ao turismo criativo como um diferencial. PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Turismo Criativo. Competitividade. Bonito, MS, BrasilThis study case aims to investigate the municipal tourism offer in Bonito identifying the potencial of the creative tourism as a competitive advantage from the experience lived by a group of tourists in August 2014. The method was the exploratory descriptive and participant observation in qualitative research and study case. Bonito is the Brazilian tourism destination with highlighting especially in nature tourism segment. However, to maintain a competitive destination under development requires new and diversified proposals for tourist activities among them was evaluated the possibilities of creative tourism offering as a Bonito differential. KEYWORDS: Tourism. Creative Tourism. Competitiveness. Bonito, MS, Brazil Camila Fagundes - Mestranda, Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. Currículo http://lattes.cnpq.br/3692997949794700. E-mail: camilafagundes@feevale.brMary Sandra Guerra Ashton – Doutora. Professora e pesquisadora do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil Currículo lattes.cnpq.br/7976259576722028 E-mail:. marysga@feevale.brROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeUniversidade FeevaleCAPPESCNPqFagundes, CamilaGuerra Ashton, Mary Sandra2016-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3579ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 8, n. 1 (2016): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3579/pdf_567http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/3579/1079info:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-03T17:28:30Zoai:vkali30.ucs.br:article/3579Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2016-08-03T17:28:30Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive Differential |
title |
A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive Differential |
spellingShingle |
A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive Differential Fagundes, Camila Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Turismo Criativo; Turismo de Natureza; Competitividade; Desenvolvimento; Bonito/MS. |
title_short |
A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive Differential |
title_full |
A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive Differential |
title_fullStr |
A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive Differential |
title_full_unstemmed |
A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive Differential |
title_sort |
A Oferta Turística em Bonito, Mato Grosso do Sul, Brasil: O Potencial Criativo como Diferencial Competitivo / The Tourist Offer in Bonito, Mato Grosso do Sul, Brazil: The Creative Potential as Competitive Differential |
author |
Fagundes, Camila |
author_facet |
Fagundes, Camila Guerra Ashton, Mary Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Guerra Ashton, Mary Sandra |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale CAPPES CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fagundes, Camila Guerra Ashton, Mary Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Turismo Criativo; Turismo de Natureza; Competitividade; Desenvolvimento; Bonito/MS. |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Turismo Criativo; Turismo de Natureza; Competitividade; Desenvolvimento; Bonito/MS. |
description |
Este estudo de caso tem por objetivo investigar a oferta turística municipal de Bonito, Mato Grosso do Sul, identificando o potencial do turismo criativo como diferencial competitivo, a partir da experiência vivenciada por um grupo de turistas, em 2014 e 2015. Foi utilizado o método exploratório descritivo e a observação participante, numa pesquisa qualitativa, e estudo de caso. Bonito é destino turístico brasileiro com merecido destaque, em especial, no segmento de turismo de natureza. Porém, para manter um destino competitivo e em desenvolvimento, são necessárias novas e diversificadas propostas de atividades turísticas, entre elas a associação ao turismo criativo como um diferencial. PALAVRAS-CHAVE: Turismo. Turismo Criativo. Competitividade. Bonito, MS, BrasilThis study case aims to investigate the municipal tourism offer in Bonito identifying the potencial of the creative tourism as a competitive advantage from the experience lived by a group of tourists in August 2014. The method was the exploratory descriptive and participant observation in qualitative research and study case. Bonito is the Brazilian tourism destination with highlighting especially in nature tourism segment. However, to maintain a competitive destination under development requires new and diversified proposals for tourist activities among them was evaluated the possibilities of creative tourism offering as a Bonito differential. KEYWORDS: Tourism. Creative Tourism. Competitiveness. Bonito, MS, Brazil Camila Fagundes - Mestranda, Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. Currículo http://lattes.cnpq.br/3692997949794700. E-mail: camilafagundes@feevale.brMary Sandra Guerra Ashton – Doutora. Professora e pesquisadora do Mestrado em Indústrias Criativas da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil Currículo lattes.cnpq.br/7976259576722028 E-mail:. marysga@feevale.br |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3579 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3579/pdf_567 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/3579/1079 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
publisher.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 8, n. 1 (2016): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade 2178-9061 reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
collection |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
susanagastal@gmail.com |
_version_ |
1799315528403124224 |