Sociologia da Educação em Turismo: Uma Análise da Oferta Educacional de Pós-Graduação em Turismo na Argentina, Brasil e México a Partir da Sociologia do Conhecimento / Sociology of Education in Tourism: An Analysis of the Educational Offer Programs in Tourism in Argentina, Brazil and Mexico by the Lens of the Knowledge Sociology
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7991 |
Resumo: | RESUMOEste artigo analisa os programas de pós-graduação em Turismo [mestrado e doutorado] na Argentina, Brasil e México. A pesquisa fundamenta-se, teoricamente, na sociologia do conhecimento, área que se debruça sobre as condições materiais de produção do conhecimento científico (Merton, 1974). Em particular, o objetivo foi o de analisar a distribuição da oferta educacional em Turismo, em nível de pós-graduação, a partir de suas estruturas coletivas [universidade, burocracia, grupos de pesquisa], suas características e suas funções, com vistas a identificar que condições estas estruturas fornecem ao processo de produção do conhecimento científico, fundamentado pela análise dos subsistemas de educação superior em Turismo em cada país. Metodologicamente, a pesquisa seguiu o método misto, sendo quanti-qualitativa, realizada por meio de um censo da oferta educacional em Turismo em nível de pós-graduação em cada locus de estudo, de onde derivou-se uma análise quantitativa sobre a estrutura e configuração [áreas temáticas, objetivos, planos de estudos, corpo docente, perfil de egressos, e grupos/projetos de pesquisa] destes sistemas, seguida de uma análise qualitativa sobre os conteúdos dos cursos [planos de estudos], em si. Os resultados mostram a recenticidade da criação de tal oferta - a grande maioria dos programas apresenta menos de 10 anos de existência. Também há uma desproporcionalidade significativa, em todos os países, da mesma em relação à oferta da graduação; além de ser heterogênea e sua produção de conhecimento incipiente. Portanto, há diferenças significativas nos sistemas educativos, nas orientações políticas e nos objetivos de as instituições educativas definir diferentemente as ofertas de ensino de pós-graduação em Turismo nesses países.PALAVRAS-CHAVETurismo; Pesquisa em Turismo; Pós-graduação em Turismo; América Latina. ABSTRACTThis article analyses postgraduate Tourism programs [masters and doctorate] in Argentina, Brazil and Mexico. The research is theoretically based on the sociology of knowledge, area that deals with the material conditions of production of scientific knowledge (Merton, 1974). In particular, the objective was to analyse the distribution of the educational offer in Tourism, at the postgraduate level, from its collective structures [university, bureaucracy, research groups], its characteristics and its functions, in order to identify which conditions these structures provide the scientific knowledge production process, based on the analysis of the subsystems of higher education in Tourism in each country. Methodologically, the research followed the mixed method, being quantitative and qualitative, conducted through a census of educational offer in tourism at postgraduate level in locus, from which derived a quantitative analysis on the structure and configuration [thematic areas, objectives, study plans, faculty, alumni profile, and research groups/projects] of these systems, followed by a qualitative analysis of course content [syllabus] itself. The results show to be recent creation of such an offer - the majority of programs have less than 10 years of existence. There is also a significant disproportionation in all countries in relation to the offer of graduation; besides being heterogeneous and its incipient knowledge production. Therefore, there are significant differences in education systems, policy orientations, and the objectives of educational institutions to define postgraduate Tourism education offerings differently in these countries.KEYWORDSTourism; Research in Tourism; Postgraduate in Tourism; Latin America AUTORIAThiago Duarte Pimentel – Doutor. Professor na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1889-069X E-mail: thiago.pimentel@ich.ufjf.brMariana Pereira Chaves Pimentel – Doutora. Professora na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0624-6127 E-mail: marianachaves82@yahoo.com.brFabíola Cristina Costa de Carvalho – Doutora. Pesquisadora independente. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5719-9020 E-mail: fabiolacarvalho.tur@hotmail.com REFERENCIASAdorno, T. & Horkheimer, M. (1986). Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar.Balbachevsky, E. (2005). A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro.Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: 70.Berger, P. & Luckmann, T. (1966). The social construction of reality. New York: Anchor.Bhaskar, R. (1998[1979]). The possibility of naturalism. London: Routledge.Bourdieu, P. (1998). Escritos de educação. Petrópolis-RJ: Vozes.Campos, C. J. G. (2004). Método de análise de conteúdo: ferramenta para análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 57(5), 611-614. LinkDurkheim, É. (2002). A evolução pedagógica na França. Porto Alegre: Artes Médicas.Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.Gohn, M. G. (2012). Sociologia da Educação: campo de conhecimento e novas temáticas. Educação & Linguagem, 15(26), 95-117. LinkGurvitch (1974). Sociologia do Conhecimento. In: R. Antonio Bertelli et al (org.), Sociologia do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar.Habermans, J. (1983). Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Brasiliense.Husserl, E. (2008). A ideia de fenomenologia. Lisboa: 70.Latour, B. & Woolgar, J. (1979). Laboratory Life: the social construction of scientific facts. Beverly Hills: Sage.Mannheim, K. & Stewart, W. A. C. (1972). Introdução à Sociologia da Educação. São Paulo: Cultrix.Mannheim, Karl (1974). O problema de uma sociologia do conhecimento. In: R. Antonio Bertelli et al. (org.), Sociologia do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar.Marquis, C. (1998). Acreditación y desarrollo de los posgrados en la Argentina. In: C. Marquis; F. Spagnolo; G. Nigrini (Org.). Desarrollo y acreditación de los posgrados en Argentina, Brasil y México. Textos para una mirada comparativa. pp. 1-25. Buenos Aires: Ministerio de Cultura y Educación-SPU.Martínez R, F. (1998). La planeación y la evaluación de la educación. In: P. S. Latapí (coord.). Un siglo de educación en México. Pp. 285-318. FCE, I.Marx, K (1988 [1867]). O Capital, V. 1, tomo I. São Paulo: Nova Cultural.Merton, R. (1974). Sociologia do Conhecimento. In: R. Antonio Bertelli et al (org.), Sociologia do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar.Nagel, E. (1961). The structure of science: problems in the logic of scientific explanation. New York: Harcourt, Brace & World.Nigrini, G. (2003). La evaluación y el cambio en el sistema de educación superior: balance de una década. Las Ciencias Sociales, Universidad y Sociedad: tema para una agenda de posgrado. Universidad Nacional Autónoma, Ciudad de México. LinkPimentel, M.P.C. (2018). Políticas Públicas de Educação em Turismo na América Latina: um estudo comparado de Argentina, Brasil e México. Tese. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Juiz de Fora. LinkPimentel, T. D. (2012). Espaço, Identidade e Poder: esboço de uma teoria morfogenética e morfostática para a sociologia das organizações. Tese. Programa de Pós-Graduação em Ciencias Sociais. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. LInkPimentel, T. D. (2016). Mapeamento dos Centros de Pesquisa e da Oferta Educacional de Cursos de Turismo no Brasil e no Exterior: notas preliminares para delimitação do campo turístico mundial. Relatório de Pesquisa. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq e Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora/PROPESQ-UFJF, Minas Gerais (MG), Brasil.Pimentel, T. D.; Pimentel, M. P. C.; Brito, M. J. de & Pereira, J. R. (2014). Gestão Social: perspectivas, princípios e delimitações. In: Marco Aurélio Marques Ferreira, Magnus Luiz Emmendoerfer e Rodrigo Gava. (Org). Administração pública, gestão social e economia solidária: avanços e desafios. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa.Pimentel, T. D.; Carvalho, F. C. C. de. & Pimentel, M. P. C. (2019). O processo de institucionalização das estruturas formais de investigação em Turismo (EFIT) no Brasil. RBTur, 13(3), 16-35. LInkPimentel, T. D.; Pimentel, M. P. C. & Carvalho, F. C. C. de. (2020). Sociologia da Educação em Turismo: um estudo latino-americano a partir de Argentina, Brasil e México. E-book (no prelo). Juiz de Fora: Editora Universidade Federal de Juiz de Fora.Popper, K. (2005 [1935]). The logic of scientific discovery. London & New York: Routledge.Ribeiro, D. (2001). O processo civilizatório. Etapas da evolução sociocultural. São Paulo: Companhia das Letras.Sandler, C; Spagnolo, F. & Nigrini, G. (1998). Desarrollo y acreditacion de los posgrados en Argentina, Brasil y Mexico: textos para una mirada comparativa. Ministerio de Cultura y Educación; Secretaría de Políticas Universitarias. Buenos Aires, Argentina.Weber, M. (1982). Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar.Young, M. (2000). O currículo do futuro: da ‘nova Sociologia da Educação’ a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas-SP: Papirus. PROCESSO EDITORIALRecebido: 20 NOV 19. Aceito: 26 OUT 20 |
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Sociologia da Educação em Turismo: Uma Análise da Oferta Educacional de Pós-Graduação em Turismo na Argentina, Brasil e México a Partir da Sociologia do Conhecimento / Sociology of Education in Tourism: An Analysis of the Educational Offer Programs in Tourism in Argentina, Brazil and Mexico by the Lens of the Knowledge SociologyCiências Sociais/TurismoTurismo; Tourism; Pesquisa em Turismo; Research in Tourism; Pós-graduação em Turismo; Postgraduate in Tourism; América Latina; Latin America.RESUMOEste artigo analisa os programas de pós-graduação em Turismo [mestrado e doutorado] na Argentina, Brasil e México. A pesquisa fundamenta-se, teoricamente, na sociologia do conhecimento, área que se debruça sobre as condições materiais de produção do conhecimento científico (Merton, 1974). Em particular, o objetivo foi o de analisar a distribuição da oferta educacional em Turismo, em nível de pós-graduação, a partir de suas estruturas coletivas [universidade, burocracia, grupos de pesquisa], suas características e suas funções, com vistas a identificar que condições estas estruturas fornecem ao processo de produção do conhecimento científico, fundamentado pela análise dos subsistemas de educação superior em Turismo em cada país. Metodologicamente, a pesquisa seguiu o método misto, sendo quanti-qualitativa, realizada por meio de um censo da oferta educacional em Turismo em nível de pós-graduação em cada locus de estudo, de onde derivou-se uma análise quantitativa sobre a estrutura e configuração [áreas temáticas, objetivos, planos de estudos, corpo docente, perfil de egressos, e grupos/projetos de pesquisa] destes sistemas, seguida de uma análise qualitativa sobre os conteúdos dos cursos [planos de estudos], em si. Os resultados mostram a recenticidade da criação de tal oferta - a grande maioria dos programas apresenta menos de 10 anos de existência. Também há uma desproporcionalidade significativa, em todos os países, da mesma em relação à oferta da graduação; além de ser heterogênea e sua produção de conhecimento incipiente. Portanto, há diferenças significativas nos sistemas educativos, nas orientações políticas e nos objetivos de as instituições educativas definir diferentemente as ofertas de ensino de pós-graduação em Turismo nesses países.PALAVRAS-CHAVETurismo; Pesquisa em Turismo; Pós-graduação em Turismo; América Latina. ABSTRACTThis article analyses postgraduate Tourism programs [masters and doctorate] in Argentina, Brazil and Mexico. The research is theoretically based on the sociology of knowledge, area that deals with the material conditions of production of scientific knowledge (Merton, 1974). In particular, the objective was to analyse the distribution of the educational offer in Tourism, at the postgraduate level, from its collective structures [university, bureaucracy, research groups], its characteristics and its functions, in order to identify which conditions these structures provide the scientific knowledge production process, based on the analysis of the subsystems of higher education in Tourism in each country. Methodologically, the research followed the mixed method, being quantitative and qualitative, conducted through a census of educational offer in tourism at postgraduate level in locus, from which derived a quantitative analysis on the structure and configuration [thematic areas, objectives, study plans, faculty, alumni profile, and research groups/projects] of these systems, followed by a qualitative analysis of course content [syllabus] itself. The results show to be recent creation of such an offer - the majority of programs have less than 10 years of existence. There is also a significant disproportionation in all countries in relation to the offer of graduation; besides being heterogeneous and its incipient knowledge production. Therefore, there are significant differences in education systems, policy orientations, and the objectives of educational institutions to define postgraduate Tourism education offerings differently in these countries.KEYWORDSTourism; Research in Tourism; Postgraduate in Tourism; Latin America AUTORIAThiago Duarte Pimentel – Doutor. Professor na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1889-069X E-mail: thiago.pimentel@ich.ufjf.brMariana Pereira Chaves Pimentel – Doutora. Professora na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0624-6127 E-mail: marianachaves82@yahoo.com.brFabíola Cristina Costa de Carvalho – Doutora. Pesquisadora independente. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5719-9020 E-mail: fabiolacarvalho.tur@hotmail.com REFERENCIASAdorno, T. & Horkheimer, M. (1986). Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar.Balbachevsky, E. (2005). A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro.Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: 70.Berger, P. & Luckmann, T. (1966). The social construction of reality. New York: Anchor.Bhaskar, R. (1998[1979]). The possibility of naturalism. London: Routledge.Bourdieu, P. (1998). Escritos de educação. Petrópolis-RJ: Vozes.Campos, C. J. G. (2004). Método de análise de conteúdo: ferramenta para análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 57(5), 611-614. LinkDurkheim, É. (2002). A evolução pedagógica na França. Porto Alegre: Artes Médicas.Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.Gohn, M. G. (2012). Sociologia da Educação: campo de conhecimento e novas temáticas. Educação & Linguagem, 15(26), 95-117. LinkGurvitch (1974). Sociologia do Conhecimento. In: R. Antonio Bertelli et al (org.), Sociologia do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar.Habermans, J. (1983). Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Brasiliense.Husserl, E. (2008). A ideia de fenomenologia. Lisboa: 70.Latour, B. & Woolgar, J. (1979). Laboratory Life: the social construction of scientific facts. Beverly Hills: Sage.Mannheim, K. & Stewart, W. A. C. (1972). Introdução à Sociologia da Educação. São Paulo: Cultrix.Mannheim, Karl (1974). O problema de uma sociologia do conhecimento. In: R. Antonio Bertelli et al. (org.), Sociologia do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar.Marquis, C. (1998). Acreditación y desarrollo de los posgrados en la Argentina. In: C. Marquis; F. Spagnolo; G. Nigrini (Org.). Desarrollo y acreditación de los posgrados en Argentina, Brasil y México. Textos para una mirada comparativa. pp. 1-25. Buenos Aires: Ministerio de Cultura y Educación-SPU.Martínez R, F. (1998). La planeación y la evaluación de la educación. In: P. S. Latapí (coord.). Un siglo de educación en México. Pp. 285-318. FCE, I.Marx, K (1988 [1867]). O Capital, V. 1, tomo I. São Paulo: Nova Cultural.Merton, R. (1974). Sociologia do Conhecimento. In: R. Antonio Bertelli et al (org.), Sociologia do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar.Nagel, E. (1961). The structure of science: problems in the logic of scientific explanation. New York: Harcourt, Brace & World.Nigrini, G. (2003). La evaluación y el cambio en el sistema de educación superior: balance de una década. Las Ciencias Sociales, Universidad y Sociedad: tema para una agenda de posgrado. Universidad Nacional Autónoma, Ciudad de México. LinkPimentel, M.P.C. (2018). Políticas Públicas de Educação em Turismo na América Latina: um estudo comparado de Argentina, Brasil e México. Tese. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Juiz de Fora. LinkPimentel, T. D. (2012). Espaço, Identidade e Poder: esboço de uma teoria morfogenética e morfostática para a sociologia das organizações. Tese. Programa de Pós-Graduação em Ciencias Sociais. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. LInkPimentel, T. D. (2016). Mapeamento dos Centros de Pesquisa e da Oferta Educacional de Cursos de Turismo no Brasil e no Exterior: notas preliminares para delimitação do campo turístico mundial. Relatório de Pesquisa. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq e Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora/PROPESQ-UFJF, Minas Gerais (MG), Brasil.Pimentel, T. D.; Pimentel, M. P. C.; Brito, M. J. de & Pereira, J. R. (2014). Gestão Social: perspectivas, princípios e delimitações. In: Marco Aurélio Marques Ferreira, Magnus Luiz Emmendoerfer e Rodrigo Gava. (Org). Administração pública, gestão social e economia solidária: avanços e desafios. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa.Pimentel, T. D.; Carvalho, F. C. C. de. & Pimentel, M. P. C. (2019). O processo de institucionalização das estruturas formais de investigação em Turismo (EFIT) no Brasil. RBTur, 13(3), 16-35. LInkPimentel, T. D.; Pimentel, M. P. C. & Carvalho, F. C. C. de. (2020). Sociologia da Educação em Turismo: um estudo latino-americano a partir de Argentina, Brasil e México. E-book (no prelo). Juiz de Fora: Editora Universidade Federal de Juiz de Fora.Popper, K. (2005 [1935]). The logic of scientific discovery. London & New York: Routledge.Ribeiro, D. (2001). O processo civilizatório. Etapas da evolução sociocultural. São Paulo: Companhia das Letras.Sandler, C; Spagnolo, F. & Nigrini, G. (1998). Desarrollo y acreditacion de los posgrados en Argentina, Brasil y Mexico: textos para una mirada comparativa. Ministerio de Cultura y Educación; Secretaría de Políticas Universitarias. Buenos Aires, Argentina.Weber, M. (1982). Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar.Young, M. (2000). O currículo do futuro: da ‘nova Sociologia da Educação’ a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas-SP: Papirus. PROCESSO EDITORIALRecebido: 20 NOV 19. Aceito: 26 OUT 20ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeCNPQPimentel, Thiago DuartePimentel, Mariana Pereira ChavesCosta de Carvalho, Fabíola Cristina2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7991ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 4 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7991/pdfDireitos autorais 2020 Fabíola Cristina Costa de Carvalho, Mariana Pereira Chaves Pimentel, Thiago Duarte Pimentelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-09T21:11:21Zoai:vkali30.ucs.br:article/7991Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2020-11-09T21:11:21Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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RESUMOEste artigo analisa os programas de pós-graduação em Turismo [mestrado e doutorado] na Argentina, Brasil e México. A pesquisa fundamenta-se, teoricamente, na sociologia do conhecimento, área que se debruça sobre as condições materiais de produção do conhecimento científico (Merton, 1974). Em particular, o objetivo foi o de analisar a distribuição da oferta educacional em Turismo, em nível de pós-graduação, a partir de suas estruturas coletivas [universidade, burocracia, grupos de pesquisa], suas características e suas funções, com vistas a identificar que condições estas estruturas fornecem ao processo de produção do conhecimento científico, fundamentado pela análise dos subsistemas de educação superior em Turismo em cada país. Metodologicamente, a pesquisa seguiu o método misto, sendo quanti-qualitativa, realizada por meio de um censo da oferta educacional em Turismo em nível de pós-graduação em cada locus de estudo, de onde derivou-se uma análise quantitativa sobre a estrutura e configuração [áreas temáticas, objetivos, planos de estudos, corpo docente, perfil de egressos, e grupos/projetos de pesquisa] destes sistemas, seguida de uma análise qualitativa sobre os conteúdos dos cursos [planos de estudos], em si. Os resultados mostram a recenticidade da criação de tal oferta - a grande maioria dos programas apresenta menos de 10 anos de existência. Também há uma desproporcionalidade significativa, em todos os países, da mesma em relação à oferta da graduação; além de ser heterogênea e sua produção de conhecimento incipiente. Portanto, há diferenças significativas nos sistemas educativos, nas orientações políticas e nos objetivos de as instituições educativas definir diferentemente as ofertas de ensino de pós-graduação em Turismo nesses países.PALAVRAS-CHAVETurismo; Pesquisa em Turismo; Pós-graduação em Turismo; América Latina. ABSTRACTThis article analyses postgraduate Tourism programs [masters and doctorate] in Argentina, Brazil and Mexico. The research is theoretically based on the sociology of knowledge, area that deals with the material conditions of production of scientific knowledge (Merton, 1974). In particular, the objective was to analyse the distribution of the educational offer in Tourism, at the postgraduate level, from its collective structures [university, bureaucracy, research groups], its characteristics and its functions, in order to identify which conditions these structures provide the scientific knowledge production process, based on the analysis of the subsystems of higher education in Tourism in each country. Methodologically, the research followed the mixed method, being quantitative and qualitative, conducted through a census of educational offer in tourism at postgraduate level in locus, from which derived a quantitative analysis on the structure and configuration [thematic areas, objectives, study plans, faculty, alumni profile, and research groups/projects] of these systems, followed by a qualitative analysis of course content [syllabus] itself. The results show to be recent creation of such an offer - the majority of programs have less than 10 years of existence. There is also a significant disproportionation in all countries in relation to the offer of graduation; besides being heterogeneous and its incipient knowledge production. Therefore, there are significant differences in education systems, policy orientations, and the objectives of educational institutions to define postgraduate Tourism education offerings differently in these countries.KEYWORDSTourism; Research in Tourism; Postgraduate in Tourism; Latin America AUTORIAThiago Duarte Pimentel – Doutor. Professor na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1889-069X E-mail: thiago.pimentel@ich.ufjf.brMariana Pereira Chaves Pimentel – Doutora. Professora na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-0624-6127 E-mail: marianachaves82@yahoo.com.brFabíola Cristina Costa de Carvalho – Doutora. Pesquisadora independente. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5719-9020 E-mail: fabiolacarvalho.tur@hotmail.com REFERENCIASAdorno, T. & Horkheimer, M. (1986). Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar.Balbachevsky, E. (2005). A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro.Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: 70.Berger, P. & Luckmann, T. (1966). The social construction of reality. New York: Anchor.Bhaskar, R. (1998[1979]). The possibility of naturalism. London: Routledge.Bourdieu, P. (1998). Escritos de educação. Petrópolis-RJ: Vozes.Campos, C. J. G. (2004). Método de análise de conteúdo: ferramenta para análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, 57(5), 611-614. LinkDurkheim, É. (2002). A evolução pedagógica na França. Porto Alegre: Artes Médicas.Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.Gohn, M. G. (2012). Sociologia da Educação: campo de conhecimento e novas temáticas. Educação & Linguagem, 15(26), 95-117. LinkGurvitch (1974). Sociologia do Conhecimento. In: R. Antonio Bertelli et al (org.), Sociologia do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar.Habermans, J. (1983). Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Brasiliense.Husserl, E. (2008). A ideia de fenomenologia. Lisboa: 70.Latour, B. & Woolgar, J. (1979). Laboratory Life: the social construction of scientific facts. Beverly Hills: Sage.Mannheim, K. & Stewart, W. A. C. (1972). Introdução à Sociologia da Educação. São Paulo: Cultrix.Mannheim, Karl (1974). O problema de uma sociologia do conhecimento. In: R. Antonio Bertelli et al. (org.), Sociologia do Conhecimento. Rio de Janeiro: Zahar.Marquis, C. (1998). Acreditación y desarrollo de los posgrados en la Argentina. 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