Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Vanilson Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Baptista, Maria Luiza Cardinale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8035
Resumo: RESUMOO objetivo do artigo é discutir a relação entre cinema e turismo, tendo como lócus de análise o município de Garibaldi, localizado na Serra Gaúcha no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em termos teóricos, envolve uma abordagem transdisciplinar, com estudos em Turismo e Comunicação. A metodologia é constituída de uma revisão bibliográfica para abordagem conceitual da temática e identificação das locações contidas nas obras audiovisuais. Em termos de resultados, torna-se possível apontar o cinema como um significativo recurso capaz de promover e divulgar as destinações turísticas. No caso de Garibaldi, as produções cinematográficas, tem representado um diferencial estratégico em seu posicionamento, contribuindo para reafirmar a vocação turística e cinematográfica da região. A criação da Garibaldi Film Commission e da rota cinematografia ‘Garibaldi uma Cidade de Cinema’, estão entre as ações adotadas no intuito de captar produções e diversificar o setor turístico. Ademais, os lugares utilizados como cenários, permitem apontar para a promoção dos atrativos históricos e culturais da região.PALAVRAS-CHAVETurismo; Cinema; Atratividade Turística; Garibaldi-RS, Brasil. ABSTRACTThis paper aims to discuss the relationship between cinema and tourism, taking as its analysis the municipality of Garibaldi, located in Serra Gaúcha [Rio Grande do Sul, Brazil]. Theoretically, it’s a transdisciplinary approach Tourism – Communication with a literature review to approach the theme and to identify locations contained in audiovisual works. It’s possible to point movies as a resource to promote and disseminate tourist destinations. The cinematographic productions that take place in Garibaldi represent a differential strategy to reaffirm the region's vocation to tourism and cinematography. The Garibaldi Film Commission and the cinematography route ‘Garibaldi a cinematography city’ are strategic to capture productions and to diversify the local tourism. In addition, the places used as sceneries can be directed to promote historical and cultural attractions in the region.KEYWORDS Tourism; Cinema; Audiovisual; Communication; Garibaldi-RS, Brazil. AUTORIAVanilson Pereira Silveira – Mestre. Professor na Fundação Universidade Rio Grande, Santa Vitória do Palmar-RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2136-9184. E-mail: vanilson.silveira@gmail.comMaria Luiza Cardinale Baptista – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7096-1160 E-mail: mlcbaptista@ucs.br REFERÊNCIASAlbernaz, P. da C. (2009). Curta Brasília: A imagem da cidade no olhar do cinema e sua relação com o turismo. Dissertação, Mestrado em Turismo, Universidade de Brasília, Brasília.Beeton, S. (2005). Film induced tourism. Clevedon: Channel View Publications.Brusadin, L., & Rocha G. (2015). Convergências culturais na pós-modernidade. Novas Edições Acadêmicas.Bernardet, J. C. (2001). O que é cinema. São Paulo: Brasiliense.Dias, F. (2010). A promoção de destinos turísticos através do cinema: a via mais eficaz. 1ª Conferência internacional sobre Cinema e Turismo.Fois-Braga, H. (2009). Turismo (d)e Teledramaturgia na narração dos espaços urbanos: a representação da cidade de Tiradentes na minissérie Hilda Furacão da Rede Globo.  Dissertação, Mestrado em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. LinkGastal, S., & Castrogiovanni, A. C. (2003). Turismo na Pós-Modernidade: (des)Inquietações. Porto Alegre: EdiPucrs.Gastal, S. (2005). Turismo, Imagens e Imaginários. São Paulo: Aleph.Molina, S. (2003). O Pós-Turismo. São Paulo: Aleph.Macionis, N. (2004).  Understanding the film induced tourists. Procedings… International Tourism and Media Conference. Melbourne, Australia, Tourism Research Unit, Monash University, p. 86-97.Ministério do Turismo do Brasil. (2007). Estudo de Sinergia e Desenvolvimento entre as Indústrias do Turismo & Audiovisual Brasileiras. Brasília: Ministério do Turismo. LinkMendes, A. C., & Camargo, I. A. (2006). Cidade Maravilhosa: olhares cinematográficos contemporâneos. Discursos Fotográficos, 2(2), 44-67. LinkNascimento, F. M. (2009). Cineturismo. São Paulo: Aleph.Perlin, A. K. (2010). Turismo cinematográfico: potencialidades das produções cinematográficas como fator de atração turística. Trabalho de Conclusão de Curso, Bacharelado em Turismo,  Centro Universitário La Salle, Canoas, RS. LinkPrefeitura Municipal de Garibaldi. (2015). Comercial de Natal da Coca-Cola, gravado em Garibaldi, já está no ar. LinkReijnders, S. (2011). Stalking the count: Dracula, fandom and Tourism. Annals of Tourism Research, 38(1), 231-248. LinkRoesch, S. (2009). The Experiences of Film Location Tourists. Briston: Channel View Publications. PROCESSO EDITORIAL Recebido: 26 ABR 19; Aceito: 15 SET 20  
id UCS-6_a15c687c82940610badc89bb672216f8
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/8035
network_acronym_str UCS-6
network_name_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, BrazilTurismo/ComunicaçãoTurismo; Tourism; Cinema; Atratividade Turística; Tourist Attractiveness; Garibaldi-RS, Brasil; Brazil.RESUMOO objetivo do artigo é discutir a relação entre cinema e turismo, tendo como lócus de análise o município de Garibaldi, localizado na Serra Gaúcha no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em termos teóricos, envolve uma abordagem transdisciplinar, com estudos em Turismo e Comunicação. A metodologia é constituída de uma revisão bibliográfica para abordagem conceitual da temática e identificação das locações contidas nas obras audiovisuais. Em termos de resultados, torna-se possível apontar o cinema como um significativo recurso capaz de promover e divulgar as destinações turísticas. No caso de Garibaldi, as produções cinematográficas, tem representado um diferencial estratégico em seu posicionamento, contribuindo para reafirmar a vocação turística e cinematográfica da região. A criação da Garibaldi Film Commission e da rota cinematografia ‘Garibaldi uma Cidade de Cinema’, estão entre as ações adotadas no intuito de captar produções e diversificar o setor turístico. Ademais, os lugares utilizados como cenários, permitem apontar para a promoção dos atrativos históricos e culturais da região.PALAVRAS-CHAVETurismo; Cinema; Atratividade Turística; Garibaldi-RS, Brasil. ABSTRACTThis paper aims to discuss the relationship between cinema and tourism, taking as its analysis the municipality of Garibaldi, located in Serra Gaúcha [Rio Grande do Sul, Brazil]. Theoretically, it’s a transdisciplinary approach Tourism – Communication with a literature review to approach the theme and to identify locations contained in audiovisual works. It’s possible to point movies as a resource to promote and disseminate tourist destinations. The cinematographic productions that take place in Garibaldi represent a differential strategy to reaffirm the region's vocation to tourism and cinematography. The Garibaldi Film Commission and the cinematography route ‘Garibaldi a cinematography city’ are strategic to capture productions and to diversify the local tourism. In addition, the places used as sceneries can be directed to promote historical and cultural attractions in the region.KEYWORDS Tourism; Cinema; Audiovisual; Communication; Garibaldi-RS, Brazil. AUTORIAVanilson Pereira Silveira – Mestre. Professor na Fundação Universidade Rio Grande, Santa Vitória do Palmar-RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2136-9184. E-mail: vanilson.silveira@gmail.comMaria Luiza Cardinale Baptista – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7096-1160 E-mail: mlcbaptista@ucs.br REFERÊNCIASAlbernaz, P. da C. (2009). Curta Brasília: A imagem da cidade no olhar do cinema e sua relação com o turismo. Dissertação, Mestrado em Turismo, Universidade de Brasília, Brasília.Beeton, S. (2005). Film induced tourism. Clevedon: Channel View Publications.Brusadin, L., & Rocha G. (2015). Convergências culturais na pós-modernidade. Novas Edições Acadêmicas.Bernardet, J. C. (2001). O que é cinema. São Paulo: Brasiliense.Dias, F. (2010). A promoção de destinos turísticos através do cinema: a via mais eficaz. 1ª Conferência internacional sobre Cinema e Turismo.Fois-Braga, H. (2009). Turismo (d)e Teledramaturgia na narração dos espaços urbanos: a representação da cidade de Tiradentes na minissérie Hilda Furacão da Rede Globo.  Dissertação, Mestrado em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. LinkGastal, S., & Castrogiovanni, A. C. (2003). Turismo na Pós-Modernidade: (des)Inquietações. Porto Alegre: EdiPucrs.Gastal, S. (2005). Turismo, Imagens e Imaginários. São Paulo: Aleph.Molina, S. (2003). O Pós-Turismo. São Paulo: Aleph.Macionis, N. (2004).  Understanding the film induced tourists. Procedings… International Tourism and Media Conference. Melbourne, Australia, Tourism Research Unit, Monash University, p. 86-97.Ministério do Turismo do Brasil. (2007). Estudo de Sinergia e Desenvolvimento entre as Indústrias do Turismo & Audiovisual Brasileiras. Brasília: Ministério do Turismo. LinkMendes, A. C., & Camargo, I. A. (2006). Cidade Maravilhosa: olhares cinematográficos contemporâneos. Discursos Fotográficos, 2(2), 44-67. LinkNascimento, F. M. (2009). Cineturismo. São Paulo: Aleph.Perlin, A. K. (2010). Turismo cinematográfico: potencialidades das produções cinematográficas como fator de atração turística. Trabalho de Conclusão de Curso, Bacharelado em Turismo,  Centro Universitário La Salle, Canoas, RS. LinkPrefeitura Municipal de Garibaldi. (2015). Comercial de Natal da Coca-Cola, gravado em Garibaldi, já está no ar. LinkReijnders, S. (2011). Stalking the count: Dracula, fandom and Tourism. Annals of Tourism Research, 38(1), 231-248. LinkRoesch, S. (2009). The Experiences of Film Location Tourists. Briston: Channel View Publications. PROCESSO EDITORIAL Recebido: 26 ABR 19; Aceito: 15 SET 20  ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeSilveira, Vanilson PereiraBaptista, Maria Luiza Cardinale2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8035ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 4 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8035/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/8035/2843Direitos autorais 2020 Vanilson Pereira Silveira, Maria Luiza Cardinale Baptistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-09T21:12:26Zoai:vkali30.ucs.br:article/8035Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2020-11-09T21:12:26Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil
title Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil
spellingShingle Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil
Silveira, Vanilson Pereira
Turismo/Comunicação
Turismo; Tourism; Cinema; Atratividade Turística; Tourist Attractiveness; Garibaldi-RS, Brasil; Brazil.
title_short Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil
title_full Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil
title_fullStr Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil
title_full_unstemmed Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil
title_sort Turismo e Cinema: Produção Cinematográfica e Atratividade Turística em Garibaldi-RS, Brasil / Tourism and Cinema: Cinematographic Production and Tourist Attractivity In Garibaldi-RS, Brazil
author Silveira, Vanilson Pereira
author_facet Silveira, Vanilson Pereira
Baptista, Maria Luiza Cardinale
author_role author
author2 Baptista, Maria Luiza Cardinale
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Vanilson Pereira
Baptista, Maria Luiza Cardinale
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo/Comunicação
Turismo; Tourism; Cinema; Atratividade Turística; Tourist Attractiveness; Garibaldi-RS, Brasil; Brazil.
topic Turismo/Comunicação
Turismo; Tourism; Cinema; Atratividade Turística; Tourist Attractiveness; Garibaldi-RS, Brasil; Brazil.
description RESUMOO objetivo do artigo é discutir a relação entre cinema e turismo, tendo como lócus de análise o município de Garibaldi, localizado na Serra Gaúcha no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em termos teóricos, envolve uma abordagem transdisciplinar, com estudos em Turismo e Comunicação. A metodologia é constituída de uma revisão bibliográfica para abordagem conceitual da temática e identificação das locações contidas nas obras audiovisuais. Em termos de resultados, torna-se possível apontar o cinema como um significativo recurso capaz de promover e divulgar as destinações turísticas. No caso de Garibaldi, as produções cinematográficas, tem representado um diferencial estratégico em seu posicionamento, contribuindo para reafirmar a vocação turística e cinematográfica da região. A criação da Garibaldi Film Commission e da rota cinematografia ‘Garibaldi uma Cidade de Cinema’, estão entre as ações adotadas no intuito de captar produções e diversificar o setor turístico. Ademais, os lugares utilizados como cenários, permitem apontar para a promoção dos atrativos históricos e culturais da região.PALAVRAS-CHAVETurismo; Cinema; Atratividade Turística; Garibaldi-RS, Brasil. ABSTRACTThis paper aims to discuss the relationship between cinema and tourism, taking as its analysis the municipality of Garibaldi, located in Serra Gaúcha [Rio Grande do Sul, Brazil]. Theoretically, it’s a transdisciplinary approach Tourism – Communication with a literature review to approach the theme and to identify locations contained in audiovisual works. It’s possible to point movies as a resource to promote and disseminate tourist destinations. The cinematographic productions that take place in Garibaldi represent a differential strategy to reaffirm the region's vocation to tourism and cinematography. The Garibaldi Film Commission and the cinematography route ‘Garibaldi a cinematography city’ are strategic to capture productions and to diversify the local tourism. In addition, the places used as sceneries can be directed to promote historical and cultural attractions in the region.KEYWORDS Tourism; Cinema; Audiovisual; Communication; Garibaldi-RS, Brazil. AUTORIAVanilson Pereira Silveira – Mestre. Professor na Fundação Universidade Rio Grande, Santa Vitória do Palmar-RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2136-9184. E-mail: vanilson.silveira@gmail.comMaria Luiza Cardinale Baptista – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul-RS, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7096-1160 E-mail: mlcbaptista@ucs.br REFERÊNCIASAlbernaz, P. da C. (2009). Curta Brasília: A imagem da cidade no olhar do cinema e sua relação com o turismo. Dissertação, Mestrado em Turismo, Universidade de Brasília, Brasília.Beeton, S. (2005). Film induced tourism. Clevedon: Channel View Publications.Brusadin, L., & Rocha G. (2015). Convergências culturais na pós-modernidade. Novas Edições Acadêmicas.Bernardet, J. C. (2001). O que é cinema. São Paulo: Brasiliense.Dias, F. (2010). A promoção de destinos turísticos através do cinema: a via mais eficaz. 1ª Conferência internacional sobre Cinema e Turismo.Fois-Braga, H. (2009). Turismo (d)e Teledramaturgia na narração dos espaços urbanos: a representação da cidade de Tiradentes na minissérie Hilda Furacão da Rede Globo.  Dissertação, Mestrado em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. LinkGastal, S., & Castrogiovanni, A. C. (2003). Turismo na Pós-Modernidade: (des)Inquietações. Porto Alegre: EdiPucrs.Gastal, S. (2005). Turismo, Imagens e Imaginários. São Paulo: Aleph.Molina, S. (2003). O Pós-Turismo. São Paulo: Aleph.Macionis, N. (2004).  Understanding the film induced tourists. Procedings… International Tourism and Media Conference. Melbourne, Australia, Tourism Research Unit, Monash University, p. 86-97.Ministério do Turismo do Brasil. (2007). Estudo de Sinergia e Desenvolvimento entre as Indústrias do Turismo & Audiovisual Brasileiras. Brasília: Ministério do Turismo. LinkMendes, A. C., & Camargo, I. A. (2006). Cidade Maravilhosa: olhares cinematográficos contemporâneos. Discursos Fotográficos, 2(2), 44-67. LinkNascimento, F. M. (2009). Cineturismo. São Paulo: Aleph.Perlin, A. K. (2010). Turismo cinematográfico: potencialidades das produções cinematográficas como fator de atração turística. Trabalho de Conclusão de Curso, Bacharelado em Turismo,  Centro Universitário La Salle, Canoas, RS. LinkPrefeitura Municipal de Garibaldi. (2015). Comercial de Natal da Coca-Cola, gravado em Garibaldi, já está no ar. LinkReijnders, S. (2011). Stalking the count: Dracula, fandom and Tourism. Annals of Tourism Research, 38(1), 231-248. LinkRoesch, S. (2009). The Experiences of Film Location Tourists. Briston: Channel View Publications. PROCESSO EDITORIAL Recebido: 26 ABR 19; Aceito: 15 SET 20  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8035
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8035/pdf
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/8035/2843
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Vanilson Pereira Silveira, Maria Luiza Cardinale Baptista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Vanilson Pereira Silveira, Maria Luiza Cardinale Baptista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
dc.source.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 4 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade
2178-9061
reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
collection Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv susanagastal@gmail.com
_version_ 1799315526833405952