Multiplicidade Cognitiva Docente e a Formação do Turismólogo na Universidade Federal do Maranhão: Uma Reflexão dos Acadêmicos / Cognitive Multiplicity Professor and the Tourism Graduation at Federal University of Maranhão: A Reflection of the Academics
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7594 |
Resumo: | RESUMOObjetiva-se analisar as percepções dos discentes do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão, campus Dom Delgado, quanto à multidisciplinaridade do currículo e da formação continuada dos docentes para a formação acadêmica e mercadológica dos mesmos. A metodologia compõe-se por revisão crítica de literatura e coleta de dados em fontes primárias e secundárias. Ressalte-se a construção de uma análise de dados quanti-quali. Resulta num contexto analítico sobre multidisciplinaridade de áreas de conhecimento da formação docente como fundamentais para na possível inserção no mercado de trabalho dos discentes. Portanto, constata-se a influência dos saberes do corpo docente refletidos na transmissão de conhecimentos aliados a estrutura curricular da graduação para a formação profissional de seus discentes.PALAVRAS-CHAVESTurismo; Currículo; Multidisciplinaridade; Universidade Federal do Maranhão; Brasil. ABSTRACTThe objective of this study is to analyze the perception of Tourism students at Universidade Federal do Maranhão, Campus Dom Delgado, regarding the multidisciplinarity of the curriculum and the continuous training of teachers for their academic and marketing training. The methodology is composed by critical literature review and data collection in primary and secondary sources. It is important to construct a quanti-quali data analysis. It results in an analytical context about multidisciplinarity of areas of knowledge of teacher education as fundamental for the possible insertion in the labor market of students. Therefore, it is verified the influence of the faculty knowledge reflected in the transmission of knowledge allied to the curricular structure of the graduation for the professional formation of its students.KEYWORDSTourism; Curriculum; Multidisciplinarity; Universidade Federal do Maranhão; Brazil. AUTORIASaulo Ribeiro dos Santos – Doutor. Professor na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6334574563260950 E-mail: saulosantosma@uol.comb.brTamires de Souza Moura – Especialista, Especialização em Docência na Educação Superior pelo Centro de Avaliação, Planejamento Educação do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9518630237732626 E-mail: tammylanus@ymail.comMaria da Graça Reis Cardoso – Mestra. Professora na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0779083753736009 E-mail: gracabanto@bol.com.brÂngela Roberta Lucas Leite – Mestra. Professora na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7849261536254798 E-mail: angelarobertalucas@gmail.com REFERÊNCIASAnsarah, M. G. R. (2004). Turismo: como aprender, como ensinar. São Paulo: Senac.Aranha, K. C., & Rocha, F. D. C. (2014). Reflexões acerca do ensino no Curso Superior de Turismo: realidade, desafios e tendências. Revista Iberoamericana de Turismo, 4(2), 67-76. LinkBarretto, M., Tamanini, E., & Silva, M. I. P. da. (2004). Discutindo o ensino universitário de turismo. Campinas, SP: Papirus.Barros, M. O., & Silva, S. C. (2008). O desenvolvimento do turismo: uma visão sistêmica. Anais... 4º Congresso Brasileiro de Sistemas, Franca: Uni-Facef. LinkBorges, D. M., Moreira, G. L., & Perinotto, A. R. C. (2014). O programa de monitoria no processo de ensino/aprendizagem da língua espanhola para alunos de turismo. Revista Línguas & Letras, 15(31), 1-22. LinkBrinckmann, W. E., & Wildgen, J. S. (2003). Desafíos para los estudiosos del turismo: la construcción de la ‘sociedad inclusiva’ y del turismo accesible. Cuadernos de Turismo, 11(1), 41-58. LinkBustelo, F. E., Fernandez, C. D., & Tomás, F. J. Q. (2010). Higher Education of tourism in Spain and its adaptation to the European higher education. Revista de Administração Pública, 44(5), 1191-1223. LinkCarelli, M. J. G., & Santos, A. (1998). Condições temporais e pessoais de estudo em universitários. Psicologia Escolar e Educacional, 2(3), 265-278. LinkCastillo Nechar, M. (2007). La investigación y epistemologia del turismo: aportes y retos. Revista Hospitalidade, 4(2), 79-95. LinkCastrogiovanni, A. C. (2013). Turismo, organização e reconstrução do espaço urbano contemporâneo. Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 5(3), 381-389. LinkCatramby, T. C. V., & Costa, S. R. R. (2004). Qualificação profissional em turismo como fator de competitividade do setor. Caderno Virtual de Turismo, 4(3), 26-34, 2004. LinkDencker, A. F. M. (1998). Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura.Fávero, I. M. R. (2006). A necessária multidisciplinaridade no planejamento público do turismo. Turismo - Visão e Ação, 8(1), 141-152. LinkFonseca, M. C. L. (2005). O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Ufrj/Minc-Iphan.Freire, P. (2011). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.Gaeta, C., & Masetto, M. T. (2013). Como podemos fazer a diferença. In: Gaeta, C., & Masetto, M. T. (orgs.). O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: Senac São Paulo.Goulart, D., Balderramas, H. de A., Domingues Heubel, M. T. C., & Xavier, P. R. (2003). Profissional empreendedor: um pré-requisito para o mercado turístico. Turismo - Visão e Ação, 5(3), 271-286. LinkIngram, P., & Baun, J. (1998). Survival-enhancing learning in the Manhattan hotel industry, 1898-1980. Management Science, 44(7), 996-1016. LinkMiranda, A. L., & Zouain, D. M. (2008). A aproximação entre o estudo do turismo e a ciência da administração a luz do modelo Tedqual: caso São Luís. Turismo - Visão e Ação, 10(1), 113-132. LinkNicolau, T. (2015). Construção do conhecimento do turismo: competências necessárias para o exercício da profissão do Turismólogo. Dissertação, Mestrado Profissional em Turismo, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.Onzi, L., & Botomé, S. P. (2005). Características do ensino superior de graduação em Turismo: a organização do conhecimento como critério de planejamento da formação profissional. Turismo em Análise, 16(2), 133-156. LinkPaiva, R. A. (2015). Eventos e megaeventos: ócio e negócio no turismo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 9(3), p. 479-499. LinkPanosso Netto, A., & Castillo Nechar, M. (2016). Em direção a uma perspectiva crítica em turismo. In: Panosso Netto, A., & Castillo Nechar, M. (orgs). Turismo: perspectiva crítica textos reunidos. Assis: Triunfal Gráfica e Editora.Pelegrini, S. C. A., & Funari, P. P. (2008). Sobre a cultura e o patrimônio. In: Pelegrini, S. C. A., & Funari, P. P. (Orgs). O que é patrimônio cultural imaterial. São Paulo: Brasiliense.Pequeno, E. A. (2012). Ensino superior em turismo: uma análise da relação dos cursos acadêmicos de turismo da cidade do Natal-RN e o mercado de trabalho na percepção dos egressos dos anos de 2009 e 2010. Dissertação, Mestrado Acadêmico em Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.Raub, S.; Von Wittich, D. (2004). Implementing knowledge management: three strategies for effective CKOs. European Management Journal, 22(6), 714-724. LinkRodrigues, A. A B. (1996). Turismo e geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. São Paulo: Hucitec.Rodrigues, J. (2003). A situação do Ensino Superior em Turismo no Brasil. In: Bahl, M. (org). Mercado turístico: áreas de atuação. São Paulo: Roca.Rodríguez Moreno, D. C. (2018). Tecnologías de información y comunicación para el turismo inclusivo. Revista Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión, 26(1), 125-146. LinkSantana Turégano, M. Á. (2007). Turismo, economía y planificación urbana: una relación compleja. PASOS - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 5(1), 53-67. LinkSantos, S. R. dos, & Santos, M. F. R. dos. (2009). Metodologia da pesquisa em educação. São Luís: Eduema.Shigunov Neto, A., & Maciel, L. S. B. (2002). Currículo e formação profissional nos cursos de turismo. Campinas: Papirus.Silva, T. T. (2013). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica. Spinelli, S. M. (2002). A importância da formação profissional em turismo. ln: Shlgunov Neto, A., & Maciel, L. S. B. (Orgs.). Currículo e formação profissional nos cursos de turismo. Campinas: Papirus.Sveiby, K. E. (1998). A nova riqueza das organizações. Rio de Janeiro: Campus.Trigo, L. G. (2000). Educação, linguagem e imaginação no turismo. In: Trigo, L. G. (org.). Turismo: teoria e prática. São Paulo: Atlas. Universidade Federal de Maranhão – UFMA (2014). Resolução nº 1.175. São Luís. LinkUniversidade Federal de Maranhão - UFMA (2008). Projeto Pedagógico do Curso de Turismo. Curso de Turismo.Veal, A. J. (2011). Introdução à pesquisa: o quê, por que e quem?. In: Guerra, G., & Aldrigui, M. (org.). Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph. Processo EditorialRecebido: 29 JUL 19; Aceito: 21 JUN 20. |
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Multiplicidade Cognitiva Docente e a Formação do Turismólogo na Universidade Federal do Maranhão: Uma Reflexão dos Acadêmicos / Cognitive Multiplicity Professor and the Tourism Graduation at Federal University of Maranhão: A Reflection of the AcademicsCiências Sociais. Turismo.Turismo; Tourism; Currículo; Curriculum; Multidisciplinaridade; Multidisciplinarity; Universidade Federal do Maranhão; Brasil. Universidade Federal do Maranhão; Brazil.RESUMOObjetiva-se analisar as percepções dos discentes do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão, campus Dom Delgado, quanto à multidisciplinaridade do currículo e da formação continuada dos docentes para a formação acadêmica e mercadológica dos mesmos. A metodologia compõe-se por revisão crítica de literatura e coleta de dados em fontes primárias e secundárias. Ressalte-se a construção de uma análise de dados quanti-quali. Resulta num contexto analítico sobre multidisciplinaridade de áreas de conhecimento da formação docente como fundamentais para na possível inserção no mercado de trabalho dos discentes. Portanto, constata-se a influência dos saberes do corpo docente refletidos na transmissão de conhecimentos aliados a estrutura curricular da graduação para a formação profissional de seus discentes.PALAVRAS-CHAVESTurismo; Currículo; Multidisciplinaridade; Universidade Federal do Maranhão; Brasil. ABSTRACTThe objective of this study is to analyze the perception of Tourism students at Universidade Federal do Maranhão, Campus Dom Delgado, regarding the multidisciplinarity of the curriculum and the continuous training of teachers for their academic and marketing training. The methodology is composed by critical literature review and data collection in primary and secondary sources. It is important to construct a quanti-quali data analysis. It results in an analytical context about multidisciplinarity of areas of knowledge of teacher education as fundamental for the possible insertion in the labor market of students. Therefore, it is verified the influence of the faculty knowledge reflected in the transmission of knowledge allied to the curricular structure of the graduation for the professional formation of its students.KEYWORDSTourism; Curriculum; Multidisciplinarity; Universidade Federal do Maranhão; Brazil. AUTORIASaulo Ribeiro dos Santos – Doutor. Professor na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6334574563260950 E-mail: saulosantosma@uol.comb.brTamires de Souza Moura – Especialista, Especialização em Docência na Educação Superior pelo Centro de Avaliação, Planejamento Educação do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9518630237732626 E-mail: tammylanus@ymail.comMaria da Graça Reis Cardoso – Mestra. Professora na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0779083753736009 E-mail: gracabanto@bol.com.brÂngela Roberta Lucas Leite – Mestra. Professora na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7849261536254798 E-mail: angelarobertalucas@gmail.com REFERÊNCIASAnsarah, M. G. R. (2004). Turismo: como aprender, como ensinar. São Paulo: Senac.Aranha, K. C., & Rocha, F. D. C. (2014). Reflexões acerca do ensino no Curso Superior de Turismo: realidade, desafios e tendências. Revista Iberoamericana de Turismo, 4(2), 67-76. LinkBarretto, M., Tamanini, E., & Silva, M. I. P. da. (2004). Discutindo o ensino universitário de turismo. Campinas, SP: Papirus.Barros, M. O., & Silva, S. C. (2008). O desenvolvimento do turismo: uma visão sistêmica. Anais... 4º Congresso Brasileiro de Sistemas, Franca: Uni-Facef. LinkBorges, D. M., Moreira, G. L., & Perinotto, A. R. C. (2014). O programa de monitoria no processo de ensino/aprendizagem da língua espanhola para alunos de turismo. Revista Línguas & Letras, 15(31), 1-22. LinkBrinckmann, W. E., & Wildgen, J. S. (2003). Desafíos para los estudiosos del turismo: la construcción de la ‘sociedad inclusiva’ y del turismo accesible. Cuadernos de Turismo, 11(1), 41-58. LinkBustelo, F. E., Fernandez, C. D., & Tomás, F. J. Q. (2010). Higher Education of tourism in Spain and its adaptation to the European higher education. Revista de Administração Pública, 44(5), 1191-1223. LinkCarelli, M. J. G., & Santos, A. (1998). Condições temporais e pessoais de estudo em universitários. Psicologia Escolar e Educacional, 2(3), 265-278. LinkCastillo Nechar, M. (2007). La investigación y epistemologia del turismo: aportes y retos. Revista Hospitalidade, 4(2), 79-95. LinkCastrogiovanni, A. C. (2013). Turismo, organização e reconstrução do espaço urbano contemporâneo. Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade, 5(3), 381-389. LinkCatramby, T. C. V., & Costa, S. R. R. (2004). Qualificação profissional em turismo como fator de competitividade do setor. Caderno Virtual de Turismo, 4(3), 26-34, 2004. LinkDencker, A. F. M. (1998). Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura.Fávero, I. M. R. (2006). A necessária multidisciplinaridade no planejamento público do turismo. Turismo - Visão e Ação, 8(1), 141-152. LinkFonseca, M. C. L. (2005). O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: Ufrj/Minc-Iphan.Freire, P. (2011). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.Gaeta, C., & Masetto, M. T. (2013). Como podemos fazer a diferença. In: Gaeta, C., & Masetto, M. T. (orgs.). O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: Senac São Paulo.Goulart, D., Balderramas, H. de A., Domingues Heubel, M. T. C., & Xavier, P. R. (2003). Profissional empreendedor: um pré-requisito para o mercado turístico. Turismo - Visão e Ação, 5(3), 271-286. LinkIngram, P., & Baun, J. (1998). Survival-enhancing learning in the Manhattan hotel industry, 1898-1980. Management Science, 44(7), 996-1016. LinkMiranda, A. L., & Zouain, D. M. (2008). A aproximação entre o estudo do turismo e a ciência da administração a luz do modelo Tedqual: caso São Luís. Turismo - Visão e Ação, 10(1), 113-132. LinkNicolau, T. (2015). Construção do conhecimento do turismo: competências necessárias para o exercício da profissão do Turismólogo. Dissertação, Mestrado Profissional em Turismo, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.Onzi, L., & Botomé, S. P. (2005). Características do ensino superior de graduação em Turismo: a organização do conhecimento como critério de planejamento da formação profissional. Turismo em Análise, 16(2), 133-156. LinkPaiva, R. A. (2015). Eventos e megaeventos: ócio e negócio no turismo. 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Turismo e geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. São Paulo: Hucitec.Rodrigues, J. (2003). A situação do Ensino Superior em Turismo no Brasil. In: Bahl, M. (org). Mercado turístico: áreas de atuação. São Paulo: Roca.Rodríguez Moreno, D. C. (2018). Tecnologías de información y comunicación para el turismo inclusivo. Revista Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión, 26(1), 125-146. LinkSantana Turégano, M. Á. (2007). Turismo, economía y planificación urbana: una relación compleja. PASOS - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 5(1), 53-67. LinkSantos, S. R. dos, & Santos, M. F. R. dos. (2009). Metodologia da pesquisa em educação. São Luís: Eduema.Shigunov Neto, A., & Maciel, L. S. B. (2002). Currículo e formação profissional nos cursos de turismo. Campinas: Papirus.Silva, T. T. (2013). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica. Spinelli, S. M. (2002). A importância da formação profissional em turismo. ln: Shlgunov Neto, A., & Maciel, L. S. B. (Orgs.). Currículo e formação profissional nos cursos de turismo. Campinas: Papirus.Sveiby, K. E. (1998). A nova riqueza das organizações. Rio de Janeiro: Campus.Trigo, L. G. (2000). Educação, linguagem e imaginação no turismo. In: Trigo, L. G. (org.). Turismo: teoria e prática. São Paulo: Atlas. Universidade Federal de Maranhão – UFMA (2014). Resolução nº 1.175. São Luís. LinkUniversidade Federal de Maranhão - UFMA (2008). Projeto Pedagógico do Curso de Turismo. Curso de Turismo.Veal, A. J. (2011). Introdução à pesquisa: o quê, por que e quem?. In: Guerra, G., & Aldrigui, M. (org.). Metodologia de pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph. Processo EditorialRecebido: 29 JUL 19; Aceito: 21 JUN 20. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeSantos, Saulo Ribeiro dosMoura, Tamires de SouzaCardoso, Maria da Graça ReisLeite, Angela Roberta Lucas2020-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7594ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 3 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/7594/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/7594/2766Direitos autorais 2020 Saulo Ribeiro dos Santos, Tamires de Souza Moura, Maria da Graça Reis Cardoso, Angela Roberta Lucas Leiteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T23:20:51Zoai:vkali30.ucs.br:article/7594Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2020-09-15T23:20:51Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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RESUMOObjetiva-se analisar as percepções dos discentes do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão, campus Dom Delgado, quanto à multidisciplinaridade do currículo e da formação continuada dos docentes para a formação acadêmica e mercadológica dos mesmos. A metodologia compõe-se por revisão crítica de literatura e coleta de dados em fontes primárias e secundárias. Ressalte-se a construção de uma análise de dados quanti-quali. Resulta num contexto analítico sobre multidisciplinaridade de áreas de conhecimento da formação docente como fundamentais para na possível inserção no mercado de trabalho dos discentes. Portanto, constata-se a influência dos saberes do corpo docente refletidos na transmissão de conhecimentos aliados a estrutura curricular da graduação para a formação profissional de seus discentes.PALAVRAS-CHAVESTurismo; Currículo; Multidisciplinaridade; Universidade Federal do Maranhão; Brasil. ABSTRACTThe objective of this study is to analyze the perception of Tourism students at Universidade Federal do Maranhão, Campus Dom Delgado, regarding the multidisciplinarity of the curriculum and the continuous training of teachers for their academic and marketing training. The methodology is composed by critical literature review and data collection in primary and secondary sources. It is important to construct a quanti-quali data analysis. It results in an analytical context about multidisciplinarity of areas of knowledge of teacher education as fundamental for the possible insertion in the labor market of students. Therefore, it is verified the influence of the faculty knowledge reflected in the transmission of knowledge allied to the curricular structure of the graduation for the professional formation of its students.KEYWORDSTourism; Curriculum; Multidisciplinarity; Universidade Federal do Maranhão; Brazil. AUTORIASaulo Ribeiro dos Santos – Doutor. Professor na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/6334574563260950 E-mail: saulosantosma@uol.comb.brTamires de Souza Moura – Especialista, Especialização em Docência na Educação Superior pelo Centro de Avaliação, Planejamento Educação do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/9518630237732626 E-mail: tammylanus@ymail.comMaria da Graça Reis Cardoso – Mestra. Professora na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0779083753736009 E-mail: gracabanto@bol.com.brÂngela Roberta Lucas Leite – Mestra. Professora na Universidade Federal do Maranhão, São Luís, MA, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7849261536254798 E-mail: angelarobertalucas@gmail.com REFERÊNCIASAnsarah, M. G. R. (2004). Turismo: como aprender, como ensinar. São Paulo: Senac.Aranha, K. C., & Rocha, F. D. C. (2014). Reflexões acerca do ensino no Curso Superior de Turismo: realidade, desafios e tendências. Revista Iberoamericana de Turismo, 4(2), 67-76. LinkBarretto, M., Tamanini, E., & Silva, M. I. P. da. (2004). Discutindo o ensino universitário de turismo. Campinas, SP: Papirus.Barros, M. O., & Silva, S. C. (2008). O desenvolvimento do turismo: uma visão sistêmica. Anais... 4º Congresso Brasileiro de Sistemas, Franca: Uni-Facef. LinkBorges, D. M., Moreira, G. L., & Perinotto, A. R. C. (2014). O programa de monitoria no processo de ensino/aprendizagem da língua espanhola para alunos de turismo. Revista Línguas & Letras, 15(31), 1-22. LinkBrinckmann, W. E., & Wildgen, J. S. (2003). Desafíos para los estudiosos del turismo: la construcción de la ‘sociedad inclusiva’ y del turismo accesible. Cuadernos de Turismo, 11(1), 41-58. LinkBustelo, F. E., Fernandez, C. D., & Tomás, F. J. Q. (2010). Higher Education of tourism in Spain and its adaptation to the European higher education. 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