‘Coisas-A-Saber’ no Turismo: Reflexões sobre o Conceito de Segmentação / ‘Things-to-know’ in Tourism: Reflections on the Concept of Segmentation
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/9276 |
Resumo: | RESUMOContribuir com a produção acadêmica em Turismo é ir além de sistematizá-la ou buscar validar, a partir de uma formulação teórica, ocorrências observadas empiricamente. O processo de produção do conhecimento deve também problematizar aquilo que já está posto como saber estabilizado, propondo outras interpretações possíveis. Com base nesse entendimento propõe-se como objetivo, neste artigo de teor ensaístico, uma revisão crítica sobre as bases teóricas que fundamentam a noção de segmentação no quadro conceitual do Turismo. Metodologicamente, tal reflexão é feita a partir do referencial teórico da análise do discurso pecheutiana. Considerando os achados resultantes da articulação entre revisão bibliográfica sobre a segmentação e os conceitos discursivos de coisas-a-saber, forma-sujeito e pré-construído, formularam-se três pontos-chave para a problemática em questão, quais sejam, a forma-sujeito do discurso acerca da segmentação, a questão conceitual de entendimento do produto e a lógica disjuntiva da segmentação turística. Tais pontos-chave permitem assinalar a lógica disjuntiva que permeia o processo de construção de segmentos como uma prática prioritariamente administrativa/gerencial, que remete a uma acepção mercadológica do Turismo, ainda sem uma sustentação conceitual que a fundamente.PALAVRAS-CHAVETurismo; Análise do Discurso; Produção Científica; Segmentação. ABSTRACTTo contribute to academic production in Tourism, it is necessary to go beyond theoretical systematizations or validations based on empirical observations. The knowledge production process must also problematize what is already established as stabilized knowledge, proposing other possible interpretations. Based on this understanding, the objective of this essay is to provide a critical review of the theoretical bases that support the notion of segmentation in the conceptual framework of tourism. Methodologically, such reflection is made from the theoretical framework of the analysis of the Pecheutian discourse. Considering the findings resulting from the articulation between bibliographic review on segmentation and the discursive concepts of things-to-know, subject-form, and pre-built, three key points were formulated for the issue in question, namely, the form-subject of discourse about segmentation, the conceptual question of understanding the product and the disjunctive logic of tourist segmentation. These key points make it possible to point out the disjunctive logic that permeates the process of building segments as a primarily administrative/managerial practice, which refers to a marketing meaning of Tourism, even without conceptual support that underlies it.KEYWORDSTourism; Discourse Analysis; Scientific Production; Segmentation.AUTORIAMateus Vitor Tadioto – Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5846-3946 E-mail: mateus.tadioto@gmail.comLuciene Jung de Campos – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7427-742X E-mail: ljungdecampos@gmail.com REFERÊNCIASAcerenza, M. A. (1987). Administración del Turismo: planificación y dirección. México: Trillas. Ansarah, M. G. dos R. & Panosso Neto, A. (2010). A segmentação dos mercados como objeto de estudo do Turismo. Anais... VII Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 7. São Paulo-SP. LinkBarretto, M. (1995). Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo. Campinas, SP: Papirus. Barretto, M. & Rejowski, M. (2009). Considerações epistemológicas sobre segmentação: das tipologias turísticas à segmentação de mercado. In. A. Panosso Netto; M. G. Ansarah & A. M. Canton, (Ed.). Segmentação do Mercado Turístico: estudos, produtos e perspectivas (pp. 3-18). Barueri, SP: Manole.Brasil. Ministério do Turismo (2010). Segmentação do Turismo e o Mercado. Brasília: Ministério do Turismo. LinkCastillo Nechar, M. & Panosso Netto, A. (2016). Implicaciones epistemológicas em la construcción del turismo. In. M. Castillo Nechar & A. Panosso Netto, Epistemología del Turismo: estudios críticos (pp. 15-40). México: Trillas.Cobra, M. (2001). Marketing de Turismo. São Paulo: Cobra.Coriolano, L. N. M. T. (2005). Epistemologia da análise do discurso no turismo. Caderno Virtual de Turismo, 5(2), 50-56. LinkDa Silva Añaña, E, Dos Anjos, F. A., & de Lima Pereira, M. (2017). Segmentación post-hoc del mercado turístico en los destinos del litoral brasileño: análisis según los valores personales de los turistas. Estudios y Perspectivas en Turismo, 26(3), 662-677. LinkFratucci, A. C. (2014) Turismo e território: relações e complexidades. Caderno Virtual de Turismo, 14(1), 87-96. LinkGastal, S. (2004). Da prática à teoria: pensando o turismo. In: S. Gastal, & M. Moesch (Org.). Um outro Turismo é Possível (pp. 131-137). São Paulo: Contexto.Helsloot, N.; Hak, T. (2000) La contribution de Michel Pêcheux à l'analyse de discours. Langage et Société, 1(91), 5-33.Herbert, T. (2011). Reflexões sobre a situação teórica das ciências sociais e, especialmente, da psicologia social. In. E. P. Orlandi, Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados por Eni Puccinelli Orlandi (pp. 21-53). Campinas, SP.: Pontes.Ignarra, L. R. (2003). Fundamentos do Turismo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.Kotler, P. & Armstrong, G. (2015). Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Education Brasil.Krippendorf, J. (1989). Sociologia do Turismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.Lage, B. H. G. (1992). Segmentação do mercado turístico. Turismo em Análise, 3(2), 61-74. LinkLohmann, G. & Panosso Netto, A. (2012). Teoria do Turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph.Lopes, S. D. F.; Maia, S. C. F. & Boubeta, A. R. (2010). Segmentação de mercado com base nas preferências dos turistas: uma aproximação multivariada. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 4(2), 49-63. LinkMelo, E. S. O. de. (2009). Aprofundando o olhar do turista: considerações acerca de suas determinantes sociais. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 3(2), 71-94. LinkMoesch, M. M. (2002). A Produção do Saber Turístico. São Paulo: Contexto.Moreira, M., & Campos, L. (2018). Motivação de viagem: uma problematização a partir dos pressupostos teóricos da análise do discurso pecheutiana. Turismo em Análise, 29(1), 128-143. LinkMurphy, P., Pritchard, M. P., & Smith, B. (2000). The destination product and its impact on traveler perceptions. Tourism Management, 21(1), 43 - 52. LinkOrlandi, E. P. (2001) Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. São Paulo: Pontes.Orlandi, E. P. (2010). Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes.Panosso Neto, A. & Ansarah, M. G. dos R. (2009). Segmentação em Turismo: panorama atual. In. A. Panosso Netto; M G. Ansarah, & A. M. Canton, (Ed.). Segmentação do Mercado Turístico: estudos, produtos e perspectivas (pp. 19-44). Barueri, SP: Manole.Pêcheux, M. (2015). O Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes.Pêcheux, M. (2014a). Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: Unicamp.Pêcheux, M. (2014b). Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: F. Gadet, & T. Hak (Org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux (pp. 59-158). Campinas, SP.: Unicamp.Pêcheux, M. (2001) Especificidade de uma disciplina de interpretação (a Análise do Discurso na França). In. E. P. Orlandi, Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados por Eni Puccinelli Orlandi (pp. 227-230). Campinas, SP: Pontes.Plog, S.C. (1991). Leisure travel: making it a growth market… again! New York: Wiley.Silva, J. C. da. & Araújo, A. D. de. (2017). A metodologia de pesquisa em Análise do Discurso. Grau Zero - Revista de Crítica Cultural, 5(1), 17-31. LinkTrigo, L. G. G. Ascensão do prazer na sociedade atual: Turismo GLS. In. A. Panosso Netto; M G. Ansarah, & A. M. Canton, (Ed.). Segmentação do Mercado Turístico: estudos, produtos e perspectivas (pp. 141-164). Barueri, SP: Manole.Vaz, G. N. (1999). Marketing Turístico: receptivo e emissivo. São Paulo: Pioneira. |
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‘Coisas-A-Saber’ no Turismo: Reflexões sobre o Conceito de Segmentação / ‘Things-to-know’ in Tourism: Reflections on the Concept of SegmentationTurismoTurismo; Tourism; Análise do Discurso; Discourse Analysis; Produção Científica; Scientific Production; Segmentação; Segmentation.RESUMOContribuir com a produção acadêmica em Turismo é ir além de sistematizá-la ou buscar validar, a partir de uma formulação teórica, ocorrências observadas empiricamente. O processo de produção do conhecimento deve também problematizar aquilo que já está posto como saber estabilizado, propondo outras interpretações possíveis. Com base nesse entendimento propõe-se como objetivo, neste artigo de teor ensaístico, uma revisão crítica sobre as bases teóricas que fundamentam a noção de segmentação no quadro conceitual do Turismo. Metodologicamente, tal reflexão é feita a partir do referencial teórico da análise do discurso pecheutiana. Considerando os achados resultantes da articulação entre revisão bibliográfica sobre a segmentação e os conceitos discursivos de coisas-a-saber, forma-sujeito e pré-construído, formularam-se três pontos-chave para a problemática em questão, quais sejam, a forma-sujeito do discurso acerca da segmentação, a questão conceitual de entendimento do produto e a lógica disjuntiva da segmentação turística. Tais pontos-chave permitem assinalar a lógica disjuntiva que permeia o processo de construção de segmentos como uma prática prioritariamente administrativa/gerencial, que remete a uma acepção mercadológica do Turismo, ainda sem uma sustentação conceitual que a fundamente.PALAVRAS-CHAVETurismo; Análise do Discurso; Produção Científica; Segmentação. ABSTRACTTo contribute to academic production in Tourism, it is necessary to go beyond theoretical systematizations or validations based on empirical observations. The knowledge production process must also problematize what is already established as stabilized knowledge, proposing other possible interpretations. Based on this understanding, the objective of this essay is to provide a critical review of the theoretical bases that support the notion of segmentation in the conceptual framework of tourism. Methodologically, such reflection is made from the theoretical framework of the analysis of the Pecheutian discourse. Considering the findings resulting from the articulation between bibliographic review on segmentation and the discursive concepts of things-to-know, subject-form, and pre-built, three key points were formulated for the issue in question, namely, the form-subject of discourse about segmentation, the conceptual question of understanding the product and the disjunctive logic of tourist segmentation. These key points make it possible to point out the disjunctive logic that permeates the process of building segments as a primarily administrative/managerial practice, which refers to a marketing meaning of Tourism, even without conceptual support that underlies it.KEYWORDSTourism; Discourse Analysis; Scientific Production; Segmentation.AUTORIAMateus Vitor Tadioto – Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5846-3946 E-mail: mateus.tadioto@gmail.comLuciene Jung de Campos – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7427-742X E-mail: ljungdecampos@gmail.com REFERÊNCIASAcerenza, M. A. (1987). Administración del Turismo: planificación y dirección. México: Trillas. Ansarah, M. G. dos R. & Panosso Neto, A. (2010). A segmentação dos mercados como objeto de estudo do Turismo. Anais... VII Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 7. São Paulo-SP. LinkBarretto, M. (1995). Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo. Campinas, SP: Papirus. Barretto, M. & Rejowski, M. (2009). Considerações epistemológicas sobre segmentação: das tipologias turísticas à segmentação de mercado. In. A. Panosso Netto; M. G. Ansarah & A. M. Canton, (Ed.). Segmentação do Mercado Turístico: estudos, produtos e perspectivas (pp. 3-18). Barueri, SP: Manole.Brasil. Ministério do Turismo (2010). Segmentação do Turismo e o Mercado. Brasília: Ministério do Turismo. LinkCastillo Nechar, M. & Panosso Netto, A. (2016). Implicaciones epistemológicas em la construcción del turismo. In. M. Castillo Nechar & A. Panosso Netto, Epistemología del Turismo: estudios críticos (pp. 15-40). México: Trillas.Cobra, M. (2001). Marketing de Turismo. São Paulo: Cobra.Coriolano, L. N. M. T. (2005). Epistemologia da análise do discurso no turismo. Caderno Virtual de Turismo, 5(2), 50-56. LinkDa Silva Añaña, E, Dos Anjos, F. A., & de Lima Pereira, M. (2017). Segmentación post-hoc del mercado turístico en los destinos del litoral brasileño: análisis según los valores personales de los turistas. Estudios y Perspectivas en Turismo, 26(3), 662-677. LinkFratucci, A. C. (2014) Turismo e território: relações e complexidades. Caderno Virtual de Turismo, 14(1), 87-96. LinkGastal, S. (2004). Da prática à teoria: pensando o turismo. In: S. Gastal, & M. Moesch (Org.). Um outro Turismo é Possível (pp. 131-137). São Paulo: Contexto.Helsloot, N.; Hak, T. (2000) La contribution de Michel Pêcheux à l'analyse de discours. Langage et Société, 1(91), 5-33.Herbert, T. (2011). Reflexões sobre a situação teórica das ciências sociais e, especialmente, da psicologia social. In. E. P. Orlandi, Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados por Eni Puccinelli Orlandi (pp. 21-53). Campinas, SP.: Pontes.Ignarra, L. R. (2003). Fundamentos do Turismo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.Kotler, P. & Armstrong, G. (2015). Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Education Brasil.Krippendorf, J. (1989). Sociologia do Turismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.Lage, B. H. G. (1992). Segmentação do mercado turístico. Turismo em Análise, 3(2), 61-74. LinkLohmann, G. & Panosso Netto, A. (2012). Teoria do Turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph.Lopes, S. D. F.; Maia, S. C. F. & Boubeta, A. R. (2010). Segmentação de mercado com base nas preferências dos turistas: uma aproximação multivariada. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 4(2), 49-63. LinkMelo, E. S. O. de. (2009). Aprofundando o olhar do turista: considerações acerca de suas determinantes sociais. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 3(2), 71-94. LinkMoesch, M. M. (2002). A Produção do Saber Turístico. São Paulo: Contexto.Moreira, M., & Campos, L. (2018). Motivação de viagem: uma problematização a partir dos pressupostos teóricos da análise do discurso pecheutiana. Turismo em Análise, 29(1), 128-143. LinkMurphy, P., Pritchard, M. P., & Smith, B. (2000). The destination product and its impact on traveler perceptions. Tourism Management, 21(1), 43 - 52. LinkOrlandi, E. P. (2001) Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. São Paulo: Pontes.Orlandi, E. P. (2010). Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes.Panosso Neto, A. & Ansarah, M. G. dos R. (2009). Segmentação em Turismo: panorama atual. In. A. Panosso Netto; M G. Ansarah, & A. M. Canton, (Ed.). Segmentação do Mercado Turístico: estudos, produtos e perspectivas (pp. 19-44). Barueri, SP: Manole.Pêcheux, M. (2015). O Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes.Pêcheux, M. (2014a). Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: Unicamp.Pêcheux, M. (2014b). Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: F. Gadet, & T. Hak (Org.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux (pp. 59-158). Campinas, SP.: Unicamp.Pêcheux, M. (2001) Especificidade de uma disciplina de interpretação (a Análise do Discurso na França). In. E. P. Orlandi, Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados por Eni Puccinelli Orlandi (pp. 227-230). Campinas, SP: Pontes.Plog, S.C. (1991). Leisure travel: making it a growth market… again! New York: Wiley.Silva, J. C. da. & Araújo, A. D. de. (2017). A metodologia de pesquisa em Análise do Discurso. Grau Zero - Revista de Crítica Cultural, 5(1), 17-31. LinkTrigo, L. G. G. Ascensão do prazer na sociedade atual: Turismo GLS. In. A. Panosso Netto; M G. Ansarah, & A. M. Canton, (Ed.). Segmentação do Mercado Turístico: estudos, produtos e perspectivas (pp. 141-164). Barueri, SP: Manole.Vaz, G. N. (1999). Marketing Turístico: receptivo e emissivo. São Paulo: Pioneira. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeCAPESTadioto, Mateus Vitorde Campos, Luciene Jung2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/9276ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 13, n. 4 (2021): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/9276/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/downloadSuppFile/9276/3363Direitos autorais 2021 Mateus Vitor Tadioto, Luciene Jung de Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-24T23:48:20Zoai:vkali30.ucs.br:article/9276Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2022-02-24T23:48:20Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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RESUMOContribuir com a produção acadêmica em Turismo é ir além de sistematizá-la ou buscar validar, a partir de uma formulação teórica, ocorrências observadas empiricamente. O processo de produção do conhecimento deve também problematizar aquilo que já está posto como saber estabilizado, propondo outras interpretações possíveis. Com base nesse entendimento propõe-se como objetivo, neste artigo de teor ensaístico, uma revisão crítica sobre as bases teóricas que fundamentam a noção de segmentação no quadro conceitual do Turismo. Metodologicamente, tal reflexão é feita a partir do referencial teórico da análise do discurso pecheutiana. Considerando os achados resultantes da articulação entre revisão bibliográfica sobre a segmentação e os conceitos discursivos de coisas-a-saber, forma-sujeito e pré-construído, formularam-se três pontos-chave para a problemática em questão, quais sejam, a forma-sujeito do discurso acerca da segmentação, a questão conceitual de entendimento do produto e a lógica disjuntiva da segmentação turística. Tais pontos-chave permitem assinalar a lógica disjuntiva que permeia o processo de construção de segmentos como uma prática prioritariamente administrativa/gerencial, que remete a uma acepção mercadológica do Turismo, ainda sem uma sustentação conceitual que a fundamente.PALAVRAS-CHAVETurismo; Análise do Discurso; Produção Científica; Segmentação. ABSTRACTTo contribute to academic production in Tourism, it is necessary to go beyond theoretical systematizations or validations based on empirical observations. The knowledge production process must also problematize what is already established as stabilized knowledge, proposing other possible interpretations. Based on this understanding, the objective of this essay is to provide a critical review of the theoretical bases that support the notion of segmentation in the conceptual framework of tourism. Methodologically, such reflection is made from the theoretical framework of the analysis of the Pecheutian discourse. Considering the findings resulting from the articulation between bibliographic review on segmentation and the discursive concepts of things-to-know, subject-form, and pre-built, three key points were formulated for the issue in question, namely, the form-subject of discourse about segmentation, the conceptual question of understanding the product and the disjunctive logic of tourist segmentation. These key points make it possible to point out the disjunctive logic that permeates the process of building segments as a primarily administrative/managerial practice, which refers to a marketing meaning of Tourism, even without conceptual support that underlies it.KEYWORDSTourism; Discourse Analysis; Scientific Production; Segmentation.AUTORIAMateus Vitor Tadioto – Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5846-3946 E-mail: mateus.tadioto@gmail.comLuciene Jung de Campos – Doutora. Professora no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7427-742X E-mail: ljungdecampos@gmail.com REFERÊNCIASAcerenza, M. A. (1987). Administración del Turismo: planificación y dirección. México: Trillas. Ansarah, M. G. dos R. & Panosso Neto, A. (2010). A segmentação dos mercados como objeto de estudo do Turismo. Anais... VII Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 7. São Paulo-SP. LinkBarretto, M. (1995). Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo. Campinas, SP: Papirus. Barretto, M. & Rejowski, M. (2009). Considerações epistemológicas sobre segmentação: das tipologias turísticas à segmentação de mercado. In. A. Panosso Netto; M. G. Ansarah & A. M. Canton, (Ed.). Segmentação do Mercado Turístico: estudos, produtos e perspectivas (pp. 3-18). Barueri, SP: Manole.Brasil. Ministério do Turismo (2010). Segmentação do Turismo e o Mercado. Brasília: Ministério do Turismo. LinkCastillo Nechar, M. & Panosso Netto, A. (2016). Implicaciones epistemológicas em la construcción del turismo. In. M. Castillo Nechar & A. Panosso Netto, Epistemología del Turismo: estudios críticos (pp. 15-40). México: Trillas.Cobra, M. (2001). Marketing de Turismo. São Paulo: Cobra.Coriolano, L. N. M. T. (2005). Epistemologia da análise do discurso no turismo. Caderno Virtual de Turismo, 5(2), 50-56. LinkDa Silva Añaña, E, Dos Anjos, F. A., & de Lima Pereira, M. (2017). Segmentación post-hoc del mercado turístico en los destinos del litoral brasileño: análisis según los valores personales de los turistas. Estudios y Perspectivas en Turismo, 26(3), 662-677. LinkFratucci, A. C. (2014) Turismo e território: relações e complexidades. Caderno Virtual de Turismo, 14(1), 87-96. LinkGastal, S. (2004). Da prática à teoria: pensando o turismo. In: S. Gastal, & M. Moesch (Org.). Um outro Turismo é Possível (pp. 131-137). São Paulo: Contexto.Helsloot, N.; Hak, T. (2000) La contribution de Michel Pêcheux à l'analyse de discours. Langage et Société, 1(91), 5-33.Herbert, T. (2011). Reflexões sobre a situação teórica das ciências sociais e, especialmente, da psicologia social. In. E. P. Orlandi, Análise de Discurso: Michel Pêcheux. Textos selecionados por Eni Puccinelli Orlandi (pp. 21-53). Campinas, SP.: Pontes.Ignarra, L. R. (2003). Fundamentos do Turismo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.Kotler, P. & Armstrong, G. (2015). Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Education Brasil.Krippendorf, J. (1989). Sociologia do Turismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.Lage, B. H. G. (1992). Segmentação do mercado turístico. Turismo em Análise, 3(2), 61-74. LinkLohmann, G. & Panosso Netto, A. (2012). Teoria do Turismo: conceitos, modelos e sistemas. São Paulo: Aleph.Lopes, S. D. F.; Maia, S. C. F. & Boubeta, A. R. (2010). Segmentação de mercado com base nas preferências dos turistas: uma aproximação multivariada. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 4(2), 49-63. LinkMelo, E. S. O. de. (2009). Aprofundando o olhar do turista: considerações acerca de suas determinantes sociais. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 3(2), 71-94. LinkMoesch, M. M. (2002). A Produção do Saber Turístico. São Paulo: Contexto.Moreira, M., & Campos, L. (2018). 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