Memória, Identidade e Patrimônio: Uma Análise dos Comentários Postados no Site Tripadvisor sobre a Casa Da Tapioca [Rio Grande do Norte, Brasil] / Memory, Identity and Heritage: An Analysis of the Comments Posted on Tripadvisor Website about Casa da Tapioca [Rio Grande do Norte, Brazil]
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8169 |
Resumo: | RESUMOO objetivo do estudo é o de detectar experiências relacionadas com memória, identidade e patrimônio, em depoimentos postados no site TripAdvisor sobre a Casa da Tapioca. Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa, utilizando-se comentários de 2013 a 2019, com análise de dados realizada através do software Iramuteq e da técnica de análise de conteúdo. Dos 117 comentários obtidos, 51% foram potiguares. Na nuvem de palavras e análise de similitude destaca-se <tapioca>, indicando permear o imaginário das pessoas e evocar o que há de mais enraizado na culinária local. As memórias afloraram nas categorias: antigo, tradicional e interiorano; identidade em: rústico, simplicidade, indígena, original/artesanal, brasileiro e nordestino; patrimônio em: proteção e manutenção. Conclui-se que os componentes de ordem cultural presentes na Casa da Tapioca produzem uma atmosfera percebida por residentes e turistas. Ocorre uma verdadeira valorização da cultura, ao passo que agrega importância para o desenvolvimento de um turismo com identidade gastronômica forte.PALAVRAS-CHAVETurismo; Gastronomia; Patrimônio Cultural; Casa da Tapioca; Rio Grande do Norte, Brasil. ABSTRACTThe aim of the study is to detect experiences related to memory, identity and heritage in comments posted on the TripAdvisor website about Casa da Tapioca. It is a predominantly qualitative research, using the comments from 2013 to 2019, with data analysis performed using the Iramuteq software and the content analysis technique. Of the 117 comments obtained, 51% were potiguares. In the word cloud and similarity analysis, <tapioca> stands out, indicating that it permeates people's imagination and evokes what is most rooted in local cuisine. Memories surfaced in the categories: old, traditional and country; identity in: rustic, simplicity, indigenous, original/handmade, Brazilian and Northeastern; heritage in: protection and maintenance. It is concluded that the cultural components present in Casa da Tapioca produce an atmosphere perceived by residents and tourists. There is a real appreciation of culture, while adding importance to the development of tourism with a strong gastronomic identity.KEYWORDSTourism; Gastronomy; Cultural Heritage; Casa da Tapioca; Rio Grande do Norte, Brazil. AUTORIARomário Oliveira de Sant'ana – Doutor. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6507020624709547. E-mail: romario_os@hotmail.comAlmir Félix Batista de Oliveira - Doutor. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6348825553522569. E-mail: almirfbo@yahoo.com.brLissa Valéria Fernandes Ferreira - Doutora. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8015374156967844. E-mail: lissaferreira.iadb@yahoo.es REFERÊNCIASBahls, A., Krause, R. W. & Añaña, E. S. (2019). Comprensión de los conceptos de culinaria y gastronomia: una revisión y propuesta conceptual. Estudios y Perspectivas en Turismo, 28, 312-330. LinkBahls, A., Krause, R. W. & Farias, F. S. (2015). Planejamento gastronômico em destinos turísticos: uma comparação entre o panorama nacional e o estrangeiro. Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 7(2), 223-241. LinkBardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: 70.Beni, M. C. (2008). Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac.Brasil - Constituição da República Federativa do Brasil. (1988). Brasília. LinkBrito, L. M. (2019). Elementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Gerais. Tese, Doutorado em Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP, Brasil. LinkConnerton, P. (1999). Como as sociedades recordam. Oeiras: Celta.Coriolano, L. N. (2006). Espaço, poder e exclusão: contexto econômico-social do patrimônio cultural do lugar turistificado. In J. C. O. Martins (Org.). Patrimônio Cultural: da memória ao sentido do lugar, pp. 31-37. São Paulo: Roca.Fagliari, G. S. (2005). Turismo e alimentação: análises introdutórias. São Paulo: Roca.Gândara, J. M. G., Gimenes, M. H. S. G & Mascarenhas, R. G. (2009). Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos. In: A. Panosso Neto & M. G. R. Ansarah. Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. Barueri, S.P: Manole.Gerhardt, T. E. & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS.Guimarães, H. (2018). Tradição familiar há 70 anos, tapioca feita no forno à lenha atrai turistas no litoral do RN. Natal: Portal G1-RN. LinkHalbwachs, M. (1990). A memória coletiva. São Paulo: Vértice.Hartog, F. (2006). Tempo e patrimônio. Varia Historia, 22(36), 261-273. LinkJafari, J. (2005). El turismo como disciplina científica. Política y Sociedad, 42(1), 39-56. LinkKrause, R. W. & Bahls, A. D. S. (2016). Serviços clássicos na restauração comercial: proposta de padronização e esclarecimentos para futuras pesquisas. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 10(3), 550-573. LinkLe Goff, J. (2013). História e memória. Campinas, SP: Unicamp.Martins, J. C. O. (2006). Patrimônio cultural e identidade: significado e sentido do lugar turístico. In J. C. O. Martins (Org.). Patrimônio Cultural: da memória ao sentido do lugar. pp. 39-50. São Paulo: Roca.Moesch, M. M. (2002). A produção do saber turístico. São Paulo: Contexto.Nora, P. (1993). Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, 10, 7-28. LinkOrganização Mundial de Turismo - OMT (2012). Global report on food tourism, 4. Madrid: Cedro. LinkOliveira, A. F. B. (2016). O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil 2000-2015). Tese, Doutorado em História Social, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, SP, Brasil. LinkPeccini, R. (2013). A gastronomia e o turismo. Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 5(2), 206-217. LinkPollak, M. (1992). Memória e identidade social. Estudos Históricos, 5(10), 200-212. LinkSonaglio, K. E. (2017). Las reacciones adversas a los alimentos en el contexto del turismo gastronómico. In J. A. Norrild (Org.). Gastronomía y turismo: destinos con sal y pimienta. Buenos Aires: CIET. LinkUnited Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2003). Convenção para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Paris: Unesco. Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 20 FEV 20 Aceito: 25 SET 20 |
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Memória, Identidade e Patrimônio: Uma Análise dos Comentários Postados no Site Tripadvisor sobre a Casa Da Tapioca [Rio Grande do Norte, Brasil] / Memory, Identity and Heritage: An Analysis of the Comments Posted on Tripadvisor Website about Casa da Tapioca [Rio Grande do Norte, Brazil]Ciências Sociais Aplicadas/TurismoTurismo; Tourism; Gastronomia; Gastronomy; Patrimônio Cultural; Cultural Heritage; Casa da Tapioca; Rio Grande do Norte, Brasil, BrazilRESUMOO objetivo do estudo é o de detectar experiências relacionadas com memória, identidade e patrimônio, em depoimentos postados no site TripAdvisor sobre a Casa da Tapioca. Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa, utilizando-se comentários de 2013 a 2019, com análise de dados realizada através do software Iramuteq e da técnica de análise de conteúdo. Dos 117 comentários obtidos, 51% foram potiguares. Na nuvem de palavras e análise de similitude destaca-se <tapioca>, indicando permear o imaginário das pessoas e evocar o que há de mais enraizado na culinária local. As memórias afloraram nas categorias: antigo, tradicional e interiorano; identidade em: rústico, simplicidade, indígena, original/artesanal, brasileiro e nordestino; patrimônio em: proteção e manutenção. Conclui-se que os componentes de ordem cultural presentes na Casa da Tapioca produzem uma atmosfera percebida por residentes e turistas. Ocorre uma verdadeira valorização da cultura, ao passo que agrega importância para o desenvolvimento de um turismo com identidade gastronômica forte.PALAVRAS-CHAVETurismo; Gastronomia; Patrimônio Cultural; Casa da Tapioca; Rio Grande do Norte, Brasil. ABSTRACTThe aim of the study is to detect experiences related to memory, identity and heritage in comments posted on the TripAdvisor website about Casa da Tapioca. It is a predominantly qualitative research, using the comments from 2013 to 2019, with data analysis performed using the Iramuteq software and the content analysis technique. Of the 117 comments obtained, 51% were potiguares. In the word cloud and similarity analysis, <tapioca> stands out, indicating that it permeates people's imagination and evokes what is most rooted in local cuisine. Memories surfaced in the categories: old, traditional and country; identity in: rustic, simplicity, indigenous, original/handmade, Brazilian and Northeastern; heritage in: protection and maintenance. It is concluded that the cultural components present in Casa da Tapioca produce an atmosphere perceived by residents and tourists. There is a real appreciation of culture, while adding importance to the development of tourism with a strong gastronomic identity.KEYWORDSTourism; Gastronomy; Cultural Heritage; Casa da Tapioca; Rio Grande do Norte, Brazil. AUTORIARomário Oliveira de Sant'ana – Doutor. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6507020624709547. E-mail: romario_os@hotmail.comAlmir Félix Batista de Oliveira - Doutor. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6348825553522569. E-mail: almirfbo@yahoo.com.brLissa Valéria Fernandes Ferreira - Doutora. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8015374156967844. E-mail: lissaferreira.iadb@yahoo.es REFERÊNCIASBahls, A., Krause, R. W. & Añaña, E. S. (2019). Comprensión de los conceptos de culinaria y gastronomia: una revisión y propuesta conceptual. Estudios y Perspectivas en Turismo, 28, 312-330. LinkBahls, A., Krause, R. W. & Farias, F. S. (2015). Planejamento gastronômico em destinos turísticos: uma comparação entre o panorama nacional e o estrangeiro. Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 7(2), 223-241. LinkBardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: 70.Beni, M. C. (2008). Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac.Brasil - Constituição da República Federativa do Brasil. (1988). Brasília. LinkBrito, L. M. (2019). Elementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Gerais. Tese, Doutorado em Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP, Brasil. LinkConnerton, P. (1999). Como as sociedades recordam. Oeiras: Celta.Coriolano, L. N. (2006). Espaço, poder e exclusão: contexto econômico-social do patrimônio cultural do lugar turistificado. In J. C. O. Martins (Org.). Patrimônio Cultural: da memória ao sentido do lugar, pp. 31-37. São Paulo: Roca.Fagliari, G. S. (2005). Turismo e alimentação: análises introdutórias. São Paulo: Roca.Gândara, J. M. G., Gimenes, M. H. S. G & Mascarenhas, R. G. (2009). Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos. In: A. Panosso Neto & M. G. R. Ansarah. Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. Barueri, S.P: Manole.Gerhardt, T. E. & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS.Guimarães, H. (2018). Tradição familiar há 70 anos, tapioca feita no forno à lenha atrai turistas no litoral do RN. Natal: Portal G1-RN. LinkHalbwachs, M. (1990). A memória coletiva. São Paulo: Vértice.Hartog, F. (2006). Tempo e patrimônio. Varia Historia, 22(36), 261-273. LinkJafari, J. (2005). El turismo como disciplina científica. Política y Sociedad, 42(1), 39-56. LinkKrause, R. W. & Bahls, A. D. S. (2016). Serviços clássicos na restauração comercial: proposta de padronização e esclarecimentos para futuras pesquisas. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 10(3), 550-573. LinkLe Goff, J. (2013). História e memória. Campinas, SP: Unicamp.Martins, J. C. O. (2006). Patrimônio cultural e identidade: significado e sentido do lugar turístico. In J. C. O. Martins (Org.). Patrimônio Cultural: da memória ao sentido do lugar. pp. 39-50. São Paulo: Roca.Moesch, M. M. (2002). A produção do saber turístico. São Paulo: Contexto.Nora, P. (1993). Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, 10, 7-28. LinkOrganização Mundial de Turismo - OMT (2012). Global report on food tourism, 4. Madrid: Cedro. LinkOliveira, A. F. B. (2016). O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil 2000-2015). Tese, Doutorado em História Social, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, SP, Brasil. LinkPeccini, R. (2013). A gastronomia e o turismo. Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 5(2), 206-217. LinkPollak, M. (1992). Memória e identidade social. Estudos Históricos, 5(10), 200-212. LinkSonaglio, K. E. (2017). Las reacciones adversas a los alimentos en el contexto del turismo gastronómico. In J. A. Norrild (Org.). Gastronomía y turismo: destinos con sal y pimienta. Buenos Aires: CIET. LinkUnited Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. (2003). Convenção para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Paris: Unesco. Link PROCESSO EDITORIALRecebido: 20 FEV 20 Aceito: 25 SET 20 ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeCAPESSant'ana, Romário Oliveira deOliveira, Almir Félix Batista deFerreira, Lissa Valéria Fernandes2020-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8169ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 12, n. 4 (2020): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/8169/pdfDireitos autorais 2020 Romário Oliveira de Sant'ana, Almir Félix Batista de Oliveira, Lissa Valéria Fernandes Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-09T21:11:51Zoai:vkali30.ucs.br:article/8169Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2020-11-09T21:11:51Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
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Ocorre uma verdadeira valorização da cultura, ao passo que agrega importância para o desenvolvimento de um turismo com identidade gastronômica forte.PALAVRAS-CHAVETurismo; Gastronomia; Patrimônio Cultural; Casa da Tapioca; Rio Grande do Norte, Brasil. ABSTRACTThe aim of the study is to detect experiences related to memory, identity and heritage in comments posted on the TripAdvisor website about Casa da Tapioca. It is a predominantly qualitative research, using the comments from 2013 to 2019, with data analysis performed using the Iramuteq software and the content analysis technique. Of the 117 comments obtained, 51% were potiguares. In the word cloud and similarity analysis, <tapioca> stands out, indicating that it permeates people's imagination and evokes what is most rooted in local cuisine. Memories surfaced in the categories: old, traditional and country; identity in: rustic, simplicity, indigenous, original/handmade, Brazilian and Northeastern; heritage in: protection and maintenance. It is concluded that the cultural components present in Casa da Tapioca produce an atmosphere perceived by residents and tourists. There is a real appreciation of culture, while adding importance to the development of tourism with a strong gastronomic identity.KEYWORDSTourism; Gastronomy; Cultural Heritage; Casa da Tapioca; Rio Grande do Norte, Brazil. AUTORIARomário Oliveira de Sant'ana – Doutor. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6507020624709547. E-mail: romario_os@hotmail.comAlmir Félix Batista de Oliveira - Doutor. Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6348825553522569. E-mail: almirfbo@yahoo.com.brLissa Valéria Fernandes Ferreira - Doutora. Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8015374156967844. E-mail: lissaferreira.iadb@yahoo.es REFERÊNCIASBahls, A., Krause, R. W. & Añaña, E. S. (2019). Comprensión de los conceptos de culinaria y gastronomia: una revisión y propuesta conceptual. Estudios y Perspectivas en Turismo, 28, 312-330. LinkBahls, A., Krause, R. W. & Farias, F. S. (2015). Planejamento gastronômico em destinos turísticos: uma comparação entre o panorama nacional e o estrangeiro. Revista Rosa dos Ventos – Turismo e Hospitalidade, 7(2), 223-241. LinkBardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: 70.Beni, M. C. (2008). Análise estrutural do turismo. São Paulo: Senac.Brasil - Constituição da República Federativa do Brasil. (1988). Brasília. LinkBrito, L. M. (2019). Elementos de influência no apego ao lugar de destino pelos turistas em Minas Gerais. Tese, Doutorado em Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP, Brasil. LinkConnerton, P. (1999). Como as sociedades recordam. Oeiras: Celta.Coriolano, L. N. (2006). Espaço, poder e exclusão: contexto econômico-social do patrimônio cultural do lugar turistificado. In J. C. O. Martins (Org.). Patrimônio Cultural: da memória ao sentido do lugar, pp. 31-37. São Paulo: Roca.Fagliari, G. S. (2005). Turismo e alimentação: análises introdutórias. São Paulo: Roca.Gândara, J. M. G., Gimenes, M. H. S. G & Mascarenhas, R. G. (2009). Reflexões sobre o turismo gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos. In: A. Panosso Neto & M. G. R. Ansarah. Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. Barueri, S.P: Manole.Gerhardt, T. E. & Silveira, D. T. (2009). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS.Guimarães, H. (2018). Tradição familiar há 70 anos, tapioca feita no forno à lenha atrai turistas no litoral do RN. Natal: Portal G1-RN. LinkHalbwachs, M. (1990). A memória coletiva. São Paulo: Vértice.Hartog, F. (2006). Tempo e patrimônio. 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